Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Tipo museu de arte contemporânea
Inauguração 1999 (25 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 3° 43' 21.421" S 38° 31' 14.711" O
Mapa
Localidade Ceará
Localização Fortaleza - Brasil

O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC Dragão do Mar) é um museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e está localizado no tradicional bairro Praia de Iracema, em Fortaleza.

Foi inaugurado em abril de 1999, juntamente com todo complexo cultural. Foi aberto ao público com a exposição Dragões e Leões.

A estrutura arquitetônica do MAC revela-se uma das mais adequadas dentre as instituições do país, atualmente conta com quatorze salas de exposição, área administrativa e a reserva técnica que possui um dos maiores espaço para conservação e restauro de obras do Brasil.

Ação educativa[editar | editar código-fonte]

Atividades diárias[editar | editar código-fonte]

Atendimento às escolas e demais grupos agendados

A Ação Educativa do MAC atualiza-se a cada troca de exposição, para oferecer aos grupos, monitorias dinâmicas e participativas que contribuam para uma maior compreensão das exposições.

Atendimentoao público espontâneo

Os educadores do MAC permanecem no espaço expositivo durante todo o período de funcionamento do museu, para acolher e informar os visitantes. Outras Atividades

Site do educativo

A equipe de educadores elabora o conteúdo da Página do Educativo na Revista MAC e cria personagens e histórias em quadrinhos que pretendem aproximar a arte contemporânea das crianças e adolescentes. www.dragaodomar.org.br/mac

Projetos

Setor educativo e compromentimento social

O Setor Educativo desenvolve atividades que extrapolam os limites físicos do museu e chegam às comunidades, visando à formação de público, e o maior estreitamento na relação museu-comunidade.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O Setor de Conservação e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desenvolve trabalhos diversificados no exercício de ações relacionadas à preservação e cuidados especiais com o acervo permanente (Pinacoteca do Estado do Ceará e Acervo MAC) e flutuante (exposições temporárias). Aqui são desenvolvidas as seguintes atividades: coordenação de montagem, desmontagem, embalagem e retorno das exposições, laudos técnicos de obras, vistoria técnica no equipamento museológico e nos trabalhos expostos nas galerias, pesquisa e curadoria, elaboração de projetos, organização e controle da Reserva Técnica, serviços de courrier, elaboração de textos, serviços de molduraria (abertura do passe-partout, foan), documentação relativa a obras doadas ao MAC (termos de doação e termos de cessão de imagem), elaboração de projetos.

As ações envolvendo o acervo são sempre acompanhadas por um dos funcionários e são devidamente documentadas.

Atualmente a coleção do MAC, conta com aproximadamente 619 obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Além do acervo do museu, o setor é responsável pelo acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará.

Sala experimental[editar | editar código-fonte]

A Sala Experimental é um espaço para experimentação, com obras que instigam o olhar curioso do público do MAC pelas possibilidades plásticas que dialogam com questões que permeiam o cotidiano.

Arte em crivo[editar | editar código-fonte]

O projeto do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura visa trazer ao público artistas, críticos e curadores de relevância para a arte local e brasileira para uma fala sobre seu trabalho e sua trajetória artística, sempre em consonância com a produção contemporânea. Em debate com o público, esperamos que os convidados contribuam com a formação crítica e profissional de artistas, pesquisadores e estudantes. Esperamos também que o projeto Arte em Crivo instigue o público do museu a conhecer e compreender melhor a reflexão que é feita na construção dos trabalhos de arte contemporânea.

Jornada de criação[editar | editar código-fonte]

É um projeto de formação destinado a artistas, estudantes de arte e pesquisadores. São realizadas oficinas e cursos com duração média de cinco dias e com abordagens nos diversos âmbitos e manifestações da arte. Tanto as práticas que envolvem a expressão artística: a fotografia, o desenho , a escultura; como também a crítica, a filosofia da arte, a arte-educação, museologia, dentre outros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]