Palácio do Conde de Podentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.

O Palácio do Conde de Podentes é um edifício barroco, edificado durante o século XVIII, século proeminente pera a arquitectura portuguesa. O seu nome deve-se ao facto de ter acolhido D. Jerónimo Dias de Azevedo Vasques de Almeida e Vasconcelos e a esposa, os primeiros Viscondes e, posteriormente, Condes de Podentes.

Antes de o ser, o palácio foi um convento de frades franciscanos que ali se estabeleceram, dando apoio a pessoas mentalmente doentes, funcionando o edificio como uma espécie de hospício ou abrigo de doentes mentais. Mesmo hoje, é frequente ouvir as gentes da terra referirem-se ao edifício como «Hospício».

Com a extinção das ordens religiosas, o convento foi adquirido, em 1842, pelo Conde de Podentes, que soberbamente ostentando um título valoroso, necessitava de uma residência de arquitectura palaciana. E nada melhor que um antigo convento barroco.

D. Jerónimo era um bacharel em Medicina e, mais que tudo, um vigoroso revolucionário liberal, estão profundamente ligado à batalha de reconhecimento do liberalismo português no país e por toda a Europa, visto que extistiam muitos países que se opunham a essa política ou mentalidade, como era o caso da Áustria-Hungria.

O paço de, imponência visível, recebeu a visita de célebres figuras régias, como D. Pedro V ou D. Luís I.

Não é de facto um marco da arquitectura de traça setecentista portuguesa e do barroco só dão sinal as obreiras das janelas e a pedra que emuldura o brasão de armas.

Todavia, o seu aspecto lívido e monumental e a imponência dos seus dois andares supera tudo isso. O edifício, juntamente com os magníficos jardins, formam um complexo museológico e monumental interessante e notável.

Como qualquer bom palácio português, não lhe faltam exemplares da azulejaria do país, espalhados tanto pelo jardim como pelo interior palaciano do edifício.

O Palácio do Conde de Podentes localiza-se em Condeixa-a-Nova.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Fotografia do Palácio do Conde de Podentes [1]