Palácio de Sant'Anna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.

O Palácio de Sant'Anna é um palácio do século XVIII e está localizado no centro de Lisboa, junto ao Campo de Sant'Ana, no cimo da Calçada de Sant'Ana, fazendo gaveto com a antiga Travessa onde se localizava o antigo Convento de Sant'Ana.

No Palácio de Sant'Anna funcionou a Embaixada do Império Austro-Húngaro. O Sr. Conde de Mafra, no seu livro "Memórias do Conde de Mafra", refere que tendo ido almoçar ao Palácio de Sant'Anna a convite do Sr. Embaixador, ficou encantado com a beleza da Casa.

Foi adquirido no início do século XX, para sua residência familiar, pelo Professor Doutor António Lino Netto- eminente Advogado no seu tempo, Professor e Reitor do Instituto Superior de Economia, Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Presidente do Centro Católico Português e Presidente da Assembleia Nacional no tempo de Sidónio Pais. Por ter sido o grande opositor de Afonso Costa e grande defensor da Igreja durante a primeira República, foi agraciado com a Grã-Cruz de São Gregório Magno, a mais alta condecoração civil da Santa Sé, tendo as respectivas insígnias sido entregues pelo Sr. Cardeal Patriarca D. António Mendes Bello em nome de todos os Bispos de Portugal.

Anos mais tarde, foi arrendado à Direção Geral de Viação, tendo sido posteriormente, já no final do século, adquirido por uma neta do proprietário aos restantes herdeiros.

O restauro do edifício iniciado em 10 de abril de 2000 foi concluido em 2 de Novembro de 2002 e teve como preocupação sempre presente a conservação e respeito pelos elementos construtivos, arquitectónicos e decorativos que constituem e caracterizam o Palácio, assim como pelas intervenções ao longo dos séculos que completam e enriquecem a sua personalidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]