Palácio de São João Novo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio de São João Novo, Porto.

O Palácio de São João Novo localiza-se na freguesia de Miragaia, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Foi edificado em finais do século XVIII, para habitação de um funcionário público do Porto e, depois da morte do seu primeiro proprietário, foi habitado por algumas das mais ilustres famílias da cidade.

De estilo barroco, há quem atribua o seu projeto a Nicolau Nasoni, mas tal não está provado.

O fundo do edifício está quase encostado às Muralhas Fernandinas. Aquando a segunda invasão francesa em 1809 foi ocupado pelas forças invasoras, tendo servido como hospital militar às tropas liberais na altura do Cerco do Porto.

No final das Guerras Liberais, o palacete foi devolvido aos seus proprietários que o viriam a alugar à Tipografia Comercial Portuense e posteriormente à Junta da Província do Douro Litoral que, em 1945, lá instalou o Museu de Etnografia e História do Douro Litoral.

Devido a sinais de degradação, potenciados por um incêndio ocorrido em 1984, o palácio encontra-se encerrado desde 1992. O acervo do museu foi depositado em diversos museus, com vista à sua protecção.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palácio de São João Novo


Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.