Palácio Vale Flor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.


Palácio Vale Flor
Fachada e entrada monumental
Construção Século XX
Promotor Nicola Bigaglia
José Ferreira da Costa
Miguel Ventura Terra
Aberto ao público Sim
Estilos arquitetónicos Arquitectura residencial, ecléctica
Património Nacional
Classificação Logotipo Anta Vilarinho PT.png Monumento Nacional
(67/97)
Data 31 de dezembro de 1997
DGPC 71202
SIPA 2624
Estado de conservação Bom
Geografia
País  Portugal

O Palácio Vale Flor, onde se localiza desde 2001 o Hotel Pestana Palace, é um Monumento Nacional localizado na cidade de Lisboa. Situa-se na Rua do Jau, n.º 54, no Alto de Santo Amaro.

História[editar | editar código-fonte]

Foi construído nos finais do século XIX, e está localizado numa área residencial no Alto de Santo Amaro por José Luís Constantino Dias, um emigrante português que fez fortuna como fazendeiro na ex-Colônia de São Tomé e Príncipe, tendo recebido de D. Carlos (1889-1908) o título de marquês de Valle Flor. Para esse fim, adquiriu terrenos em 1890, período em que a cidade expandia os seus limites além do centro histórico. O Palácio de Valle Flôr foi mandado construir ao arquitecto italiano Nicola Bigaglia que esteve ligado ao projecto entre 1905 e 1906, no entanto a partir de 1910 é o arquitecto José Ferreira da Costa quem continua a acompanhar todos os trabalhos, destacando-se as novas alas, e as Cocheiras. Sabe-se que os desenhos de alguns detalhes do palácio são de autoria arq.Miguel Ventura Terra.

O palácio foi adquirido em 1992 pelo Grupo Pestana, passando a partir de então por obras de restauro e adaptação, segundo projeto de Manuel Tainha, que o requalificaram como unidade hoteleira. Duas novas alas foram erguidas para abrigar os quartos. Quatro suites reais estão situadas nas dependências do antigo palácio, com decoração de época, de influência francesa, revestimentos de mármore, afrescos nos tetos, paredes e janelas com grandes vitrais.

Na parte externa, além dos jardins e da piscina, destaca-se a chamada Casa do Lago, um pavilhão em estilo oriental, também do final do século XIX.

Foi classificado como Monumento Nacional em 1997.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palácio Vale Flor
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.