Parque Nacional da Serra do Pardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Parque Nacional da Serra do Pardo
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Sol nascendo sobre o Rio Xingu (visto a partir da base do Ibama), em 2008.
Localização Pará, Brasil
Dados
Área 445 407 99 ha
Criação 2 de maio de 2005[1]
Gestão ICMBio
Sítio oficial PARNA da Serra do Pardo
Coordenadas 5° 28' 49" S 52° 59' 21" O
Parque Nacional da Serra do Pardo está localizado em: Brasil
Parque Nacional da Serra do Pardo

O Parque Nacional da Serra do Pardo situa-se nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no estado brasileiro do Pará. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Preservar ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Aspectos culturais e históricos[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional da Serra do Pardo, criado através do decreto de 17 de fevereiro de 2005, conta com uma área de 445.392 hectares. A área possui elementos naturais importantes como montanhas, diferentes tipos de vegetação, presença de rios, entre outros. Esta categoria de unidade de conservação permite abrir a área para visitação pública, apresentando potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo. Tais atividades podem beneficiar diretamente a comunidade local através da geração de empregos e, indiretamente, por meio do desenvolvimento do comércio e da infra-estrutura local. Entretanto, como em outras regiões, existem fazendas ilegais na área do Parque, onde a disputa por terra está em curso atualmente. Para que seus recursos naturais sejam conservados, deve-se contar com um eficiente sistema de monitoramento e fiscalização do Parque, impedindo novas ocupações e desmatamento.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.