Patience (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Patience"
Single de Guns N' Roses
do álbum G N' R Lies
Lado B "Rocket Queen"
Lançamento Abril de 1989 (EU)
26 de junho de 1989 (1989-06-26) (RU)[1]
Formato(s)
Gênero(s) Folk rock, rock acústico
Duração 5:56
Gravadora(s) Geffen
Composição Izzy Stradlin
Produção
  • Guns N' Roses
  • Mike Clink
Cronologia de singles de Guns N' Roses
"Paradise City"
(1988)
"Nightrain"
(1989)

Patience é uma power ballad da banda de hard rock americana Guns N' Roses. Está presente no álbum G N' R Lies (1988) e foi lançada como single em 1989. A música alcançou a quarta posição no Billboard Hot 100.[2] A música é tocada usando três guitarras acústicas e foi gravada em uma única sessão pelo produtor Mike Clink. Um videoclipe da música foi filmado e aparece no DVD que reúne os videoclipes da banda, Welcome to the Videos. A música e a letra foram escritas por Izzy Stradlin.[3] Steven Adler não gravou a faixa, embora, em algumas apresentações ao vivo antes do lançamento do álbum, como na performance na Orange County Fair, em Nova York (estado), no verão de 1988, tenham sido usadas percussões (e instrumentos elétricos). Foi a música mais ouvida nas rádios de todo o planeta em 1989.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

A inspiração para a faixa, é geralmente associada com a relação problemática entre Axl Rose e sua atualmente ex-esposa Erin Everly, embora isso nunca tenha sido afirmado no álbum ou nas entrevistas. De acordo com o baixista Duff McKagan, "Axl surgiu com uma ótima letra, aparentemente do nada, que, claro, tornou-se a história e a melodia dessa música".[4] Também foi afirmado pela banda que Stradlin escreveu a música para sua ex-namorada Angela Nicoletti McCoy.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe mostra um estúdio de gravação e um hotel. No videoclipe, está incluída uma conhecida cena em que o guitarrista Slash aparece com uma cobra enrolada em seu pescoço enquanto está deitado sobre a cama no quarto do hotel. Foi o último videoclipe em que o baterista Steven Adler apareceu.[5] No vídeo, os integrantes da banda estão situados em um hotel. Outras pessoas estão presentes por um momento, depois desaparecem. Mais recentemente, os fãs tomaram outra visão da música, já que, agora, Rose é o único integrante restante da formação original. Em um toque profético, as partes finais do vídeo mostram Rose sentado sozinho, em sua casa, assistindo a vídeos antigos do Guns N'Roses, em um estado triste e solitário.

O vídeo, dirigido por Nigel Dick, foi um dos muitos produzidos pela banda. Foi o último vídeo em que Steven Adler aparece (mesmo que ele não tenha gravado a música) e o último antes dos clipes dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. O vídeo foi filmado no The Ambassador Hotel, que se tornou famoso porque Robert F. Kennedy foi assassinado lá, em 1968. O hotel estava inoperante e programado para demolição, mas só foi demolido em 2006.

A filmagem ocorreu no dia dos namorados de 1989. Parte das cenas do clipe, foi filmada no Record Plant Studios. Mike Clink foi apresentado no vídeo, sentado na mesa de mixagem.

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

"Patience" tem sido presença constante na set list das turnês do Guns N 'Roses, desde que a música foi lançada. Quando cantada ao vivo, as guitarras elétricas são, frequentemente, trocadas pelas acústicas. Apesar de, na versão do álbum, a música não ter o uso de baterias, os bateristas usam ativamente seus kits de bateria durante as apresentações. O tecladista Dizzy Reed também usa seu teclado. De 2001 em diante, os guitarristas principais (Robin Finck, DJ Ashba e Slash) tocam guitarras elétricas, os guitarristas rítmicos (Buckethead, Paul Tobias, Richard Fortus, Bumblefoot e Duff McKagan) tocam guitarra acústica e o resto da banda, além de Axl, tocam pandeiro até o solo, onde Dizzy Reed toca piano. No final, os tecladistas (Dizzy Reed, Chris Pitman e Melissa Reese) tocam teclados.

A banda tocou a música ao vivo nos American Music Awards, tocando no Shrine Auditorium. Steven Adler estava em reabilitação no momento da filmagem, e Don Henley o substituiu durante a gravação.

Acusação de plágio[editar | editar código-fonte]

O guitarrista do Tesla, Frank Hannon, disse, mais tarde, que o Guns N 'Roses, havia copiado o trabalho anterior do Tesla, afirmando que uma demo do Tesla, chamada "Better Off Without You", continha a música.[6] Depois, Hannon voltou atrás em seu blogue, dizendo: "É uma ótima música que eles mesmos escreveram, e é apenas a parte final que tem uma parte semelhante aos acordes de guitarra que usamos. Peço desculpas por qualquer controvérsia, ou desrespeito que eu possa ter projetado na minha brincadeira com Eddie Trunk, sobre isso."[7]

Uso na mídia[editar | editar código-fonte]

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas por Guns N' Roses

7" vinyl
N.º Título Duração
1. "Patience" (Versão LP) 5:56
2. "Rocket Queen" (Versão LP) 6:13
UK 12" vinyl, 3" CD
N.º Título Duração
1. "Patience" (Versão LP) 5:56
2. "Rocket Queen" (Versão LP) 6:13
3. "Entrevista com W. Axl Rose" (Gravação em Los Angeles, em 19 de Maio de 1989)  

Créditos[editar | editar código-fonte]

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]

Chart (1989-90) Maior
posição
Austrália (ARIA)[8] 16
Bélgica (Ultratop 50 de Flandres)[9] 9
 Finlândia (The Official Finnish Charts)[10] 8
Alemanha (Media Control AG)[11] 38
Irlanda (IRMA)[12] 2
Países Baixos (Mega Single Top 100)[13] 4
Nova Zelândia (NZ Top 10 Heatseekers)[14] 4
Suíça (Schweizer Hitparade)[15] 16
Reino Unido (UK Singles Chart)[16] 10
Estados Unidos (Billboard Hot 100)[17] 4
Estados Unidos (Billboard Mainstream Rock Songs)[18] 7

Referências

  1. Strong, M. C. (1995). The Great Rock Discography. Edinburgh: Canongate Books Ltd. p. 347. ISBN 0-86241-385-0 
  2. «Allmusic (Guns N' Roses charts and awards) Billboard singles» 
  3. «W. Axl Rose – Melbourne, 1988» 
  4. «London, Axl, and Continued "Patience"». Consultado em 14 de maio de 2012. Arquivado do original em 31 de outubro de 2010 
  5. «London, Axl, and Continued "Patience"». Consultado em 14 de maio de 2012. Arquivado do original em 31 de outubro de 2010 
  6. «That Metal Show. Jeff Keith & Frank Hannon (Tesla) Sneak Peak.». VH1 Classic. Metal-rules.com. 13 de novembro de 2010 
  7. «Did Guns N' Roses Steal "Patience" From Tesla?». 93rockon.com. 2010 
  8. «Australian-charts.com – Guns N' Roses – Patience» (em inglês). ARIA Top 50 Singles. Hung Medien. Consultado em March 25, 2017.
  9. «Ultratop.be – Guns N' Roses – Patience» (em neerlandês). Ultratop 50. Ultratop & Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em March 25, 2017.
  10. Pennanen, Timo. Sisältää hitin: levyt ja esittäjät Suomen musiikkilistoilla vuodesta 1972. Otava Publishing Company Ltd, 2003. ISBN 951-1-21053-X
  11. «Guns N' Roses - Patience» (em alemão). Charts.de. Media Control. Consultado em March 25, 2017.
  12. «The Irish Charts – Search Results – Guns N' Roses» (em inglês). Irish Singles Chart. Consultado em March 25, 2017.
  13. «Dutchcharts.nl – Guns N' Roses – Patience» (em neerlandês). Mega Single Top 100. Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em March 25, 2017.
  14. «Charts.org.nz – Guns N' Roses – Patience» (em inglês). Top 40 Singles. Hung Medien. Consultado em March 25, 2017.
  15. «Guns N' Roses – Patience swisscharts.com» (em inglês). Swiss Singles Chart. Hung Medien. Consultado em March 25, 2017.
  16. «Chart Stats – Guns N' Roses – {{{song}}}» (em inglês). UK Singles Chart.
  17. «Guns N' Roses Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Hot 100 para Guns N' Roses. Consultado em March 25, 2017.
  18. «Guns N' Roses Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Mainstream Rock Songs para Guns N' Roses. Consultado em March 25, 2017.
Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Guns N' Roses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.