Ray Gilbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ray Gilbert
Informação geral
Nascimento 5 de setembro de 1912
Origem Hartford, Connecticut, EUA
Morte 3 de março de 1976 (63 anos)
Local de morte Los Angeles, Califórnia, EUA
Nacionalidade norte-americano
Gênero(s) Música popular
Ocupação(ões) Letrista
Afiliação(ões) Tom Jobim
Osvaldo Farres
Cole Porter
Agustín Lara
Andrews Sisters
Andy Russell
Carmen Miranda
Aloísio de Oliveira
Bing Crosby
Xavier Cugat
Jackie Wilson
Julie London
Nat King Cole
Perry Como
Hoagy Carmichael
Kid Ory
P.J. Proby
Lew Pollack

Ray Gilbert (Hartford, 5 de setembro de 1912Los Angeles, 3 de março de 1976) foi um letrista estadunidense mais conhecido por escrever as letras da música ganhadora do Oscar "Zip-A-Dee-Doo-Dah" do filme da Disney, de 1946, A Canção do Sul.[1] Suas outras músicas incluem "You Belong to My Heart", "Sooner or Later", "Casey at the Bat" e o clássico de Andy Williams "...And Roses and Roses".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Connecticut e criado em Chicago, a carreira de Gilbert teve início quando ele ainda era adolescente, vendendo músicas fora das casas noturnas de Chicago, onde um de seus primeiros grandes sucessos foi gravado pela cantora Sophie Tucker. Além de A Canção do Sul, ele escreveu música para vários filmes animados da Disney. Gilbert trabalhou com Carmen Miranda por mais de uma década, fornecendo material para seus filmes e shows ao vivo, incluindo o clássico "Cuanto Le Gusta". Mais tarde, Gilbert foi convidado a escrever a letra em inglês de "Dindi" de Antônio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, lançando uma colaboração que se estenderia a outros compositores brasileiros e alimentaria a mania da bossa nova dos anos 60.

Além de Jobim, os muitos colaboradores de Gilbert incluíram Allie Wrubel, Lou Jacobs e Hoagy Carmichael. Suas letras foram cantadas pelas Andrews Sisters, Bing Crosby, Nat King Cole, Perry Como, Ella Fitzgerald e muitos outros. [2]

Em 1962, Gilbert casou-se com a atriz Janis Paige, que apareceu em The Pajama Game e Mame na Broadway, nos filmes Silk Stockings e Please Don't Eat the Daisies.

Ray Gilbert morreu em Los Angeles em 1976. Ele é pai da atriz e cantora Joanne Gilbert.

Referências

  1. «Deaths Elsewhere: Ray Gilbert». Toledo Blade. Consultado em 4 de outubro de 2015 
  2. «Ray Gilbert». The Center for the Performing Arts. Consultado em 4 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]