Bernie Taupin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bernie Taupin
Bernie Taupin no TriBeCa Film Festival (2011)
Informação geral
Nome completo Bernard John Taupin
Nascimento 22 de maio de 1950 (69 anos)
Origem Lincolnshire, Inglaterra
Gênero(s) Pop, Rock
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 1967 - atualmente
Outras ocupações Cantor, poeta, letrista e compositor
Afiliação(ões) Elton John

Bernard John Taupin (Anwick, 22 de maio de 1950) é um letrista britânico e principal colaborador de Elton John.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Muitas de suas letras, no início, se baseavam no modo de vida rural, e posteriormente no estilo de vida americano (american way of life).

Seus primeiros trabalhos remontam na década de 1960. Colaborou em mais de 30 álbuns. Seu primeiro trabalho com Elton John foi no álbum Empty Sky de 1969, no qual escreveu todas as letras. De 1977 a 1983, John também trabalhou com outros letristas, mas a parceria com Taupin se mantém até os dias de hoje.

Dos principais hits com Elton John, destacam-se " Skyline Pigeon" "Your Song", "Daniel", "Candle in the Wind", "Goodbye Yellow Brick Road" "Empty Garden" "In Neon" "Don't Let the Sun Go Down on Me" e "Nikita" "Sacrifice".

No documentário Two Rooms, de 1991, mostra o processo de criação das músicas usado pela dupla. Não havia interação entre os dois: Elton ficava em um local e Taupin, em outro. Posteriormente, passaram a utilizar fax e e-mails na troca de informações.

O filme biográfico de Elton John, Rocketman, traz um destaque especial da parceria entre Elton e Taupin desde o seu início, ainda nos anos de 1960.

Taupin também trabalhou com outros artistas, com sucesso: as letras de "We Built This City", do grupo Starship, e "These Dreams", do Heart, foram criadas por ele.

Também escreveu um livro, The One Who Writes the Words for Elton John (Aquele que escreve as letras para Elton John). Hoje vive em um rancho no sul da Califórnia, onde pinta e ainda cria letras.

Em 2006, ganhou um Globo de Ouro pela letra da música A Love That Will Never Grow Old, para o filme O Segredo de Brokeback Mountain.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde abril de 2011).
  • A música Your Song foi a música mais rápida a ser composta pela dupla. Em um mesmo dia, Taupin elaborou a letra e passou para Elton, que criou a melodia.
  • O hit Philadelphia Freedom é uma homenagem da dupla à tenista Billie Jean King, que treinava uma equipe chamada Philadelphia Freedom's.

Discos[editar | editar código-fonte]

Discos-solo[editar | editar código-fonte]

Farm Dogs[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.