Let It Go (canção de Disney)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
"Let It Go"
Canção de Idina Menzel
do álbum Frozen
Publicação Wonderland Music Company
Lançamento 25 de novembro de 2013 (2013-11-25)
Gravação 2012
Gênero(s) Pop
Duração 3:45
Gravadora(s) Walt Disney
Composição Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez
Produção

Let It Go é uma canção da Disney para o filme Frozen, composta pelo casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez. A performance musical em sua versão original no filme foi executada pela atriz e cantora americana Idina Menzel, representando a personagem Elsa. Os compositores também fizeram uma versão pop simplificada, mais curta e com um refrão ao fundo, sendo interpretada na voz da cantora Demi Lovato. O vídeoclipe da versão pop foi lançado separadamente. A canção ficou entre os singles mais baixados em 2014, segundo dados da IFPI.[1]

A música apresenta o ostracismo da rainha Elsa, que abandona seu reinado quando sua habilidade mágica de criar e controlar o gelo e a neve é descoberta pelo público. No topo das montanhas, longe dos habitantes confusos e desconfiados, Elsa percebe que não precisa mais esconder seus dons, e auto-intitula-se livre das restrições que teve de suportar desde sua infância. Ela alegra-se por poder utilizar seu poder sem medos ou limites, deixando o passado para trás e criando uma criatura de neve, bem como um magnífico castelo de gelo para si.

Let It Go foi gravada em 41 idiomas diferentes,[2] liderou várias paradas americanas, sendo a quarta canção de um desenho animado a obter tal feito na Billboard. Venceu o Oscar 2014 como melhor canção e foi indicada ao Globo de Ouro.[3]

Frozen[editar | editar código-fonte]

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

O jornal britânico The Daily Telegraph expôs que apesar de ser desenvolvida inicialmente uma vilã pelos produtores, os compositores viam Elsa como "uma menina assustada se esforçando para se se controlar e condicionar seu dom."[4] Quando entrevistada em janeiro de 2014 por John August e Aline Brosh McKenna, a co-diretora de Frozen Jennifer Lee deu-lhes a descrição do surgimento desta canção: "Bobby [Robert] e Kristen disseram que estavam caminhando pelo Prospect Park [Brooklyn] e iniciaram uma conversa sobre o que representaria como se sentia [ser Elsa]. Uma vilã esquecida. Apenas o que transmitiria esse sentimento. Este conceito de mostrar quem ela é[,] de quem se manteve em reclusão consigo mesma por tanto tempo[,] sozinha e livre, mas então a tristeza dos fatos [sic] pelo qual no último momento ela está solitária. Não [se trata de ser] perfeita, mas ser poderosa."[5]

"Let It Go" foi a primeira música que Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez compuseram para o filme, e quaisquer outras precedentes foram cortadas.[6] O esboço do narração possuía uma parte reservada para a "Elsa's Badass Song", algo como a Canção da Maldade de Elsa, ao qual eles estavam tentando desenvolver.[7] Tomando como inspiração outros filmes da Disney, tais como A Pequena Sereia e A Bela e a Fera, assim como alguns cantores, entre os quais incluem Adele, Aimee Mann, Avril Lavigne (cujo album de estreia em 2002 foi intitulado Let Go), Lady Gaga e Carole King.[8] A canção finalmente começou a se consolidar num dia em que o casal andava junto em direção à residência no bairro Park Slope próximo ao Prospect Park enquanto eles estavam "pensando a partir de um modelo Emo".[9] Anderson-Lopez explicou o que aconteceu em seguida: "Nós fomos por um caminho para o Prospect Park e declaramos frases um para o outro. Qual é a sensação de ser exalatado como uma pessoa perfeita, mas apenas porque reteve algo em segredo? Bobby surgiu com a ideia do kingdom of isolation [reino de isolamento, trecho da composição], e deu certo."[10] Lopez foi capaz de improvisar primeiras quatro linhas da canção no local.[11] De volta ao estúdio em casa, o resto foi composto alternando entre melodias improvisadas em um piano e letras anotadas em um quadro para análise, tendo o tabalho terminado no mesmo dia.[6] [10]

Prêmios e Indicaçoes[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Resultado
Oscar 2014 Melhor canção original Venceu
Globo de Ouro de 2014 Melhor canção original Indicado
Phoenix Film Critics Society Melhor canção original Venceu
Denver Film Critics Society Melhor canção original Venceu
Satellite Awards Melhor canção original Indicado
Broadcast Film Critics Association Melhor canção original Venceu
Grammy Awards 2015 Melhor canção composta para mídia visual Venceu

Versões cover[editar | editar código-fonte]

Versão de Demi Lovato

Demi Lovato gravou a versão de "Let It Go" que toca durante os créditos de Frozen, lançado como um single pela Walt Disney Records em 21 de outubro de 2013. Sobre a experiência de estar novamente em uma produção da Disney, Demi revelou, “Ser parte do filme foi incrível. Ainda não o vi, então estou ansiosa para vê-lo e muito feliz por fazer parte deste filme. A música é ótima e acabei de terminar de gravar o vídeo”.[12] No video, Demi aparece com dois vestidos diferentes, um branco longo e outro preto pouco comprido, enquanto canta e toca o piano conforme a melodia. Ao decorrer do vídeo, várias partes foram recortadas, onde apareciam partes do filme enquanto Demi cantava.

O vídeo da música foi lançado em 01 de novembro de 2013 e foi dirigido por Declan Whitebloom. Após alcançar 200 milhões de visualizações no YouTube, ganhou um certificado da Vevo.[13]

Versão de Glee

O episódio inicial da sexta e última temporada de Glee, "Loser Like Me" (2015), contém uma versão da música na voz da atriz Lea Michele. A versão foi disponibilizada para download em dezembro de 2014.[14] [15]

Versões lusófonas

 Brasil

A versão em Português Brasileiro foi gravada por Taryn Szpilman, com o titulo "Livre Estou". A versão buscou os mesmos artifícios vocais da original.[16]

 Portugal

A versão em Português Europeu foi gravada por Ana Margarida Encarnação, com o titulo "Já Passou". Esta versão foi a única versão lusófona incluída no clipe oficial da Disney, em 25 idiomas. [17]

Todas as Versões[18]

Lista com todas as 44 versões covers de "Let It Go", note que a versão de Idina Menzel não consta na lista por ser tratar da versão original e não de um cover. As versões em Alemão e Holandês foram cantadas pela mesma cantora Willemijn Verkaik. Semelhantemente, Anaïs Delva cantou tanto na versão do Francês da França quanto do Canadá e Gisela cantou as versões do catalão e do espanhol da Espanha.

Referências

  1. «IFPI publishes Digital Music Report 2015». ifpi.org (em inglês). 14 de abril de 2015. Arquivado desde o original em 2015. Consultado em 02/05/2015. 
  2. «'Let It Go': A Global Hit In Any Language» (em inglês). NPR. 24 de fevereiro de 2014. Consultado em 2 de maio de 2015. 
  3. «Disney divulga versão de trilha sonora de Frozen em 25 línguas». Diário de Pernambuco, Agência O Globo. 24 de janeiro de 2014. Consultado em 20 de janeiro de 2015. 
  4. Everett, Lucinda (31 de março de 2014). «Frozen: inside Disney's billion-dollar social media hit». The Daily Telegraph (em inglês). Consultado em 1 de abril de 2014. 
  5. August, John; & McKenna, Aline Brosh. (1 de fevereiro de 2014). «Episode 128: Frozen with Jennifer Lee — Transcript». Scriptnotes (em inglês). johnaugust.com. Consultado em 27 de março de 2014. 
  6. a b Dziemianowicz, Joe (December 6, 2013). «Disney's 'Frozen' scores a show-stopping song with Idina Menzel's 'Let It Go'». New York Daily News [S.l.: s.n.] Consultado em March 31, 2014. 
  7. Keegan, Rebecca (November 1, 2013). «Husband-wife songwriting team's emotions flow in 'Frozen'». Los Angeles Times [S.l.: s.n.] Consultado em March 31, 2014. 
  8. Willman, Chris (January 15, 2014). «How the 'Frozen' Soundtrack Snowballed to No. 1». The Hollywood Reporter [S.l.: s.n.] Consultado em January 20, 2014. 
  9. Melena Ryzik, "The Nominees Are Blockbusters: Oscar-Nominated Songs With Familiar Composers", The New York Times, February 20, 2014, C1.
  10. a b Toppman, Lawrence (February 28, 2014). «Former Charlottean is front-runner for Oscar for 'Let It Go». The Charlotte Observer [S.l.: s.n.] Consultado em March 24, 2014. 
  11. Hetrick, Adam (February 27, 2014). «"The Cold Never Bothered Them Anyway": Songwriters Robert and Kristen Anderson-Lopez Revamp the Fairytale with "Frozen"». Playbill. Playbill, Inc. Consultado em April 20, 2014. 
  12. http://original-tune.com/nu-songs/ouca-let-it-go-nova-musica-de-demi-lovato
  13. http://portalpopline.com.br/let-it-go-clipe-de-demi-lovato-recebe-vevo-certified/
  14. Swift, Andy (September 12, 2014). «Glee Season 6: Rachel Sings 'Let It Go' - Lea Michele Tweets 'Frozen' Photo». TV Line. Mail.com Media. Consultado em September 13, 2014. 
  15. «Let It Go (Glee Cast Version) - Single by Glee Cast». iTunes Stores. Apple, Inc. Consultado em December 28, 2014. 
  16. [1]
  17. http://www.burnbook.com.br/2014/01/21/let-go-em-25-idiomas-diferentes/
  18. http://disney.wikia.com/wiki/Let_it_Go