Ri Sol-ju

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ri Sol-ju
hangul: 리설주
Nascimento 1989 (26–27 anos)
Nacionalidade Coreia do Norte
Cônjuge Kim Jong-un

Ri Sol-ju (hangul: 리설주; hanja: 李雪珠; rr: Ri Seol-ju; MR: Ri Sôl-ju) é a atual primeira-dama da Coreia do Norte, esposa de Kim Jong-un.

Como quase tudo sobre a Coréia do Norte é um mistério, não poderia ser diferente quanto a ela. Até mesmo sua data de nascimento é alvo de especulação; presume-se que ela tenha nascido entre 1985 e 1989. Sabe-se que ela era uma cantora[1], e o supremo líder norte-coreano a teria conhecido durante uma apresentação. O jornal sul-coreano The South Korean Times publicou que seus pais são um professor e uma médica.

Eles se casaram em 2009, e segundo o ex-jogador de basquete Dennis Rodman (que já visitou o ditador algumas vezes, e o considera seu amigo), eles tem uma filha de nome Kim Ju-Ae[2].

Suas primeiras aparições públicas foram a partir de 2012, acompanhando o marido em suas costumeiras visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isso representou uma quebra de tradição, já que as esposas e concubinas do pai e avô de Kim Jong-Un jamais foram vistas em público.

Segundo especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objetivo de impulsar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo.[3][4]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.