Rosana Hermann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rosana Hermann
Nascimento 26 de julho de 1957 (59 anos)
São Paulo, São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileira
Cônjuge Isaac Efraim (1992 - atualmente)
Ocupação Escritora, roteirista,professora

Rosana Hermann (São Paulo, 26 de julho de 1957) é uma escritora, roteirista e apresentadora brasileira. O último programa que apresentou foi o Atualíssima, ao lado de Leão Lobo, na Bandeirantes; também é colunista de vários blogs, entre eles o seu pessoal, o Querido Leitor.

Desde 2000, Rosana mantém um blog de relativo sucesso onde versa sobre sua vida pessoal e seus interesses. Tem como característica a atualização diária da página com temas variados. Em 2008 recebeu o prêmio BOBs Awards, concedido pela Deutsche Welle.

É bacharel em física nuclear pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e tem curso básico de comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira na televisão como redatora na produtora RMC-Editevê, onde foi contratada para produzir um programa para a Rede Bandeirantes de televisão. Trabalha profissionalmente em TV desde 1983, e na Internet, desde 1995.

Entre os anos de 1996 e 1997 Rosana pertenceu à equipe paulista de redatores do Sai de Baixo, junto com Flávio de Souza, Elias Andreato e Laerte Coutinho.

Após sair da Bandeirantes, Rosana passou a trabalhar na Rede Record, onde foi apresentadora do Fala Brasil durante três anos. Foi diretora artística da Rede Mulher de Televisão.

Ao longo de sua carreira, trabalhou no SBT, na rádio Jovem Pan, na Rede Manchete e na Rede Globo, como roteirista. (Domingão do Faustão, Sai de Baixo, etc.)

É coautora do livro Tudo que a Grande Mente Capta e foi colunista da Revista dos Curiosos e do Jornal da Tarde. Na Internet, foi colunista de diversos websites e criou tantos outros. Entre eles, o blog Querido Leitor.

Em 2005 foi sócia de uma empresa de marketing e mídia chamada Synapsys, onde atuou nas funções de repórter, roteirista e editora de programas.

Em 2008 foi para a Rede Bandeirantes saindo da função de redatora do programa Pânico na TV. Na Band comandou o Atualíssima, ao lado de Leão Lobo, até que, no final de 2008, o programa foi cancelado; mesmo assim Rosana permaneceria como contratada da Band até 2010. Apresentou o quadro "Ombudsman" no programa "A Noite é uma Criança" comandado por Otávio Mesquita.

Em 2008 , a imprensa paulista publicou que Rosana Hermann teria sido cogitada para fazer parte do programa humorístico CQC.[1]

Em setembro de 2009, assumiu a diretoria de Criação e Produto do R7,[2] portal de internet da Rede Record.

Em fevereiro de 2010, Rosana tornou-se professora do curso de Roteiro de TV na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado.[3] Em Junho de 2010 ganhou um perfil de fãs no Twitter com o nome de @fans_rosana,[4] feito por pessoas que admiram seu trabalho no rádio, na TV e na internet.

Em maio de 2011, Rosana lançou, pela editora Panda Books, um livro intitulado Um Passarinho me Contou – Relatos de uma Viciada em Twitter. O livro é baseado em histórias vividas por ela desde sua entrada na rede social Twitter, em abril de 2007.[5]

Participou como blogueira/comentarista do programa NBlogs e comentarista de tecnologia, redes sociais e internet no Jornal da Record News, telejornal apresentado por Heródoto Barbeiro.

Desde o final de 2013 trabalha no projeto de criação e roteirização do programa "Tudo pela Audiência" (Multishow - 2014), apresentado por Tatá Werneck e Fábio Porchat. Os 23 episódios da 1ª. temporada ficaram entre os Trending Topics do Twitter no Brasil. A 2ª. temporada está sendo produzida e gravada.

É palestrante nacional (TEDx) e internacional, colunista do Promenino na Fundação Telefônica. Corre provas de corrida de rua na modalidade 10 quilômetros.

Trabalhos na TV[editar | editar código-fonte]

Rosana na Campus Party Brasil em fevereiro de 2015.

Redatora[editar | editar código-fonte]

Porta Afora - Porta dos Fundos (Atualmente)

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Porta Afora - Porta dos Fundos (Atualmente)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons