Palestra Italia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
*[[Sociedade Esportiva Palmeiras]]
*[[Sociedade Esportiva Palmeiras]]
*[[Cruzeiro Esporte Clube]]
*[[Cruzeiro Esporte Clube]]
*[[clube dos mais pobres]]

{{Sociedade Esportiva Palmeiras}}
{{Sociedade Esportiva Palmeiras}}
{{Cruzeiro Esporte Clube}}
{{Cruzeiro Esporte Clube}}

Revisão das 13h51min de 8 de maio de 2011

 Nota: Se procura o estádio de futebol, veja Estádio Palestra Itália.
Time do Palestra Itália, de São Paulo, em 1916

Palestra Italia (em italiano Società Sportiva Palestra Italia) era a antiga denominação de dois clubes de futebol brasileiros:

Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (na Segunda Guerra Mundial), foram proibidos nomes que fizessem menção direta e indireta da Itália, Alemanha e Japão. Por este motivo, o governo de Getúlio Vargas determinou a mudança de nome.

O Palestra Itália de São Paulo escolheu o nome "Palmeiras" para aproveitar o P no uniforme e lembrar a extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual alguns jogadores do Palestra haviam jogado. Em 2009, o Palmeiras utilizou um uniforme azul, em homenagem a seleção italiana de futebol.

O Palestra Itália de Minas Gerais no dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, foi decidido tornar a equipe em uma entidade totalmente brasileira, foi aprovado o novo nome: Cruzeiro Esporte Clube. Uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, o nome foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho. No ano de 2009, o clube mineiro utilizou uma camisa com o escudo do Palestra no lado direito do peito e o do Cruzeiro do lado esquerdo, em homenagem a história do clube. [1]

Em homenagem ao Palestra (atual S.E. Palmeiras) vários outros clubes adotaram a mesma denominação em municípios do interior paulista, estando alguns deles ainda em atividade, tais como; "Palestra Esporte Clube de São José do Rio Preto", Palestra de São Bernardo e outros. Houve também muitos outros que foram "extintos", tais como; Palestra Itália de São Carlos, "Palestra Itália de Rio Claro", "Palestra Futebol Clube de Ribeirão Preto" e outros.

No Paraná houve um Palestra Itália Futebol Clube, fundado em 1921, que fundiu-se com o Britânia Sport Club e com o Clube Atlético Ferroviário em 1971 para dar origem ao Colorado Esporte Clube. O Colorado, por sua vez, fundiu-se ao Esporte Clube Pinheiros, formando o Paraná Clube em 1989.

Interessante notar ainda que houve um clube denominado Palestra Itália, que não praticava futebol, na cidade de Nova Iorque, onde a influência da imigração italiana também deixou influências socioculturais muito fortes.

Ver também