TV Educativa de Juiz de Fora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TVE Juiz de Fora
Juiz de Fora, Minas Gerais
Brasil
Tipo Educativa
Canais
12 VHF (Fora do Ar) analógico
Sede Juiz de Fora, MG
Rua Oscar Vidal, 416 - Centro
Rede(s) anterior(es) Rede Minas e TV Brasil e TV Cultura
Pertence a Fundação Educativa Pio XII de Radiodifusão
Fundação 31 de maio de 1991 (28 anos)
Nome(s) anterior(es) TVE Pio XII
Emissora(s) irmã(s)
  • Premium FM
Cobertura Juiz de Fora
Potência 2 Kw
Página oficial tvejf.com.br

A TVE Juiz de Fora (anteriormente chamada de TVE Pio XII) foi uma emissora de televisão brasileira sediada na cidade de Juiz de Fora e afiliada à TV Cultura. O canal pertenceu a Fundação Educativa Pio XII de Radiodifusão. Anteriormente foi o Grupo foi proprietário da TV Tiradentes (atual TV Alterosa Zona da Mata). Atualmente a fundação também possui a Rádio Premium FM 107,7 Mhz.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada como TVE Pio XII o canal, no seu início, apenas retransmitia a programação da TV Educativa do Rio de Janeiro.[1] Idealizada por Josino Aragão, que já possuía na época o Colégio Pio XII e a Rádio Nova Cidade, a TV nasceu da ideia de trazer um conteúdo educativo de TV para a cidade de Juiz de Fora.

Em junho de 2016, depois de anos retransmitindo a Rede Minas e a TV Brasil, se tornou afiliada a TV Cultura.

Programas[editar | editar código-fonte]

Mesa de Debates[editar | editar código-fonte]

O programa idealizado pelo professor Josino Aragão nos anos 80, começou como um programa de rádio que discutia assuntos gerais, com enfoque em temas locais da cidade e região, mais tarde o programa começou a ser exibido na televisão por meio da TV Tiradentes, posteriormente com a venda da emissora, passou a ser veiculado pela TVE Juiz de Fora.

Grandes nomes do Jornalismo local passaram pelo programa, como destaque o jornalista José Carlos de Lery Guimarães,e grande nomes como Geraldo Magela Tavares, José Carlos de Oliveira, Carlos Frederico (Zuca), Carlos Alberto Lemes de Andrade, Anibal Pinto e Gerson Occhi.

O programa chegou a liderar a audiência do horário até os anos 2005. Ao longo do tempo, antigos nomes foram trocados por apresentadores novos que estão começando no jornalismo.

Fora do Ar[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de Dezembro de 2018 a emissora saiu do ar, em virtude do encerramento das transmissões analógicas. Em questão ao alto custo ainda está passando pela transformação para o sinal digital, enquanto não é passada no sinal digital é possível assistir aos programas no canal do youtube da TVE Juiz de Fora.

Referências

  1. «TVE Juiz de Fora». Cidades Invisíveis. Consultado em 29 dezembro de 2012. Arquivado do original em 27 de novembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.