TV Gazeta (Rio Branco): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloEduardo (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Shadow black para a última versão por 187.54.67.114 (usando Huggle)
Linha 103: Linha 103:


Outras reportagens produzidas pela TV Gazeta também foram premiadas nacionalmente, como as imagens chocantes de um despejo ocorrido no seringal Belo Jardim, que renderam à emissora o prêmio Líbaro Badaró, concedido pela revista Imprensa.
Outras reportagens produzidas pela TV Gazeta também foram premiadas nacionalmente, como as imagens chocantes de um despejo ocorrido no seringal Belo Jardim, que renderam à emissora o prêmio Líbaro Badaró, concedido pela revista Imprensa.


Brilhante trabalho executado , por um cinegrafista de excelência cabendo a eles os louros da vitória porem o egocentrismo desmedido da direção atual não o destacou , levando a seguinte conlusão uma emissora de TV o que tem de mais valioso , não é o seu equipamento de ponta e o mais moderno e sim os profissionais que a compõe


== Emissoras da TV Gazeta ==
== Emissoras da TV Gazeta ==

Revisão das 15h24min de 24 de novembro de 2012

TV Gazeta
TV Gazeta Acre.psd.jpg
R. Antonio da Rocha Viana, 1.559 – Vila Ivonete
Cidade de concessão Rio Branco, AC
Canais
11 analógico
36[1] digital
Rede Rede Record
Rede(s) anterior(es) Rede Manchete
RedeTV!
CNT
Proprietário(s) Roberto Moura
Fundação 2 de fevereiro de 1990 (34 anos)
Cobertura 80% do Acre e extremo norte de Bolívia

A TV Gazeta é uma emissora de televisão brasileira afiliada à Rede Record, instalada na cidade do Rio Branco, capital do estado do Acre. A emissora entrou no ar em 2 de fevereiro de 1990 no canal 11 VHF e atualmente possui retransmissoras no interior do Acre, inclusive na cidade boliviana de Cobija (leia-se Cobira), capital do Departamento de Pando, na fronteira do Acre com a Bolívia.

A emissora é um dos mais arrojados projetos de mídia eletrônica da Região Norte do Brasil. Atualmente tem pretensões de alcançar cerca de 90% da população urbana do Acre e parte dos telespectadores do estado de Amazonas e da Bolívia.

História

1990

A emissora entrou no ar no dia 2 de fevereiro de 1990, retransmitindo a programação da Rede Manchete, que nasceu com um desafio e uma missão: levar imagem de qualidade e informação confiável à população do Rio Branco e municípios adjacentes.

O telejornal Gazeta em Manchete é o primeiro programa jornalístico colocado no ar pela emissora, que mantém até hoje. Atualmente o telejornal é apresentado pela Mara Rocha.

A TV Gazeta iniciou as transmissões com equipamentos da tecnologia Umatic da marca Sony(na época o que havia de mais moderno no mercado para se fazer televisão). Preocupado com a qualidade das imagens que chegariam às residências, o empresário e dono da emissora, Roberto Moura, passou a investir nisso. A emissora também operou com equipamentos Betacam, embora por pouco tempo, mas ainda é guardado hoje em dia em estúdios para qualquer eventualidade.

1991-2000

Tendo como forte suas transmissões ao vivo, a emissora registrou fatos importantes que mudaram o rumo da história do Estado. Foi através da emissora que a população acompanhou o julgamento dos acusados pelo assassinato do ecologista Chico Mendes (realizado em Xapuri) ocorrido em 1988.

Em tempo real, conseguiu transmitir o maior incêndio da história, ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, narrando todos os acontecimentos à sociedade.

Também foi através da emissora, embora de forma dolorosa, que a população acompanhou as últimas homenagens ao governador Edmundo Pinto, assassinado em 17 de maio de 1992, em um hotel de luxo na cidade de São Paulo, um crime de repercussão nacional.

Através da TV Gazeta o Acre acompanhou, estarrecido, as primeiras imagens de um massacre em um seringal localizado às margens do Rio Tarauacá, quando dezenas de pessoas foram assassinadas tendo à frente um fanático religioso, acusado de abuso sexual contra menores, que foi preso.

Nos primeiros anos como afiliada à Rede Manchete, a emissora sempre manteve fiel com a rede. Entre 1993 a 1998, no auge da audiência, a Gazeta passou ter vice-liderança, graças às novelas e desenhos animados (especialmente japoneses), enquanto isso tinha programação local.

Em 1998, com a crise da Rede Manchete que levou a extinção da rede no ano seguinte, quando foi vendida a novo grupo, a Gazeta acertou com novos proprietários com novo contrato de afiliação em maio de 1999, com a TV!, uma emissora que surgiu da transição da Manchete para a atual RedeTV!.

Em 2000, a TV Gazeta deixa a RedeTV! e afilia-se à Central Nacional de Televisão (CNT).

2001-Atual

Em 2001, a TV Gazeta deixa a CNT, que começou ter programação afetada com o fim da parceria CNT/Gazeta (em São Paulo) e vai para a Rede Record, a atual afiliada. Com nova afiliada, a emissora decide se expandir e entra na concorrência no Ministério das Telecomunicações, através da Anatel, para levar toda programação nos municípios do Acre em 2002.

A concorrência da TV Gazeta foi vencedora em 2003 e o ministério liberou as concessões nos oito municípios: Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Brasileia, Plácido de Castro, Acrelândia, Porto Acre, Tarauacá e Assis Brasil.

Antes do aniversário de 14 anos da emissora, iniciou a primeira fase com a construção de prédios e as retransmissoras. No dia 2 de fevereiro de 2004, aniversário de 14 anos da TV Gazeta, apresentou nova renovação:

  • Nova logomarca. Ela adota o mundo como símbolo de abrangência, e destaca a América Latina, que tem cobertura total da Rede Record, passando a ideia de que Acre a partir de agora estará mais bem informado sobre tudo que se passa no planeta.
  • O projeto que prevê a regionalização das informações pode ser resumido no slogan recém criado e que também estreia: O Acre Se Vê Aqui, deixando bem claro que os habitantes do interior saberão, com exclusividade, tudo que está acontecendo de mais importante nas cidades, seja no âmbito da política, economia, policial e outras informações de interesse social.
  • Atrações e outros detalhes da festa de aniversário realizada no dia 14, no Ginásio do Sesi, no Rio Branco.
  • Novas retransmissoras e sinal em principais municípios do Acre, Amazonas e até o norte de Bolívia.

No aniversário de 14 anos da Gazeta, o sinal chega aos municípios do Bujari e Senador Guiomard, além da capital Rio Branco. Juntas, estas três cidades já representam mais de 50% da população do Acre.

Em 15 de fevereiro, o sinal da TV Gazeta chega à cidade do Cruzeiro do Sul, retransmite o sinal para Mâncio Lima e à cidade amazonense de Guajará.

No início de março, a emissora chega à sucursal de Brasileia, com retransmissão direta para o município de Epitaciolândia e a cidade de Cobija, que integra o departamento boliviano de Pando.

Os programas e o jornal produzidos pela emissora na capital para o interior não estão retransmitidos ao vivo. Os diretores da Gazeta estão aguardando o resultado de um estudo de viabilidade técnica antes de anunciar a retransmissão simultânea aos municípios, o que será feito através de um UP link, a médio prazo.

Os representantes das sucursais enviarão as informações diárias a Rio Branco, onde são inseridas nos programas e no telejornal. Após serem editados, seguem na íntegra por malote, em fitas digitais, para cada um dos municípios onde há sucursal da TV Gazeta.

As populações destas cidades terão acesso a tudo que está na grade de programação da emissora, inclusive Gazeta Alerta, Gazeta Entrevista e Geração Gazeta, além do sinal da Rede Record e as notícias mais atuais do Brasil e do mundo.

O superintendente da emissora, empresário e proprietário, Roberto Moura, havia se interessado em ampliar o sinal da Gazeta há alguns anos e está querendo integrar todo o estado do Acre. Conseguido em 2004, declarou à imprensa a disposição em levar o sinal da emissora que só até então os moradores tinham acesso às rádios e antenas parabólicas.

Moura lembra que os investimentos em tecnologia de ponta acontecem desde os primeiros passos da TV Gazeta, e a meta de duplicar a cobertura do sinal da Record sempre foi um objetivo incansável de seu grupo empresarial.

Em 2005, a emissora apresenta o documentário, um raio-x completo da situação do Estado através da série especial Municípios do Acre.

Em 2007, a emissora apresenta novo slogan: “Com Você é Melhor”, substituindo “O Acre Se Vê Aqui”.

Em 22 de junho de 2008, houve alteração de fuso horário brasileiro no Acre e extremo-oeste e sudoeste do Amazonas, o que deixou o estado com apenas 1 hora a menos em relação ao Horário de Brasília. Com esta mudança, horários de programas locais foram alterados.

Expansão do sinal

A primeira fase do projeto a ser finalizada, de acordo com informações do diretor-geral da emissora, Raimundo Martins, Foi a chegada dos sinais a Cruzeiro do Sul e foram imediatamente retransmitidos a Mâncio Lima e à cidade amazonense de Guajará.

No início de março de 2004, a programação da TV começou a ser exibida também na filial de Brasileia, com retransmissão direta para o município de Epitaciolândia e a cidade de Cobija, que integra o departamento boliviano de Pando. Segundo Martins, a estrutura de equipamentos que é usada na sede da emissora em Rio Branco é a mesma usada em todas as retransmissoras, e que a qualidade de exibição no interior será idêntica à que os telespectadores da capital estão acostumados.

Integração do Estado

As adversidades climáticas e geográficas que fazem do Acre um Estado naturalmente isolado pesaram muito na decisão de expandir e regionalizar as informações da TV Gazeta. O desafio de estruturar a Gazeta no interior era estudado há alguns anos pelo superintendente da emissora, o empresário Roberto Moura.

Segundo ele, a expansão da programação não é apenas uma questão comercial. É uma forma de diminuir as distâncias entre a Rede Record de Televisão e a realidade de cada município do Acre. “As programações regionais e nacionais se complementam”.

Tecnologia

A TV Gazeta iniciou as transmissões e a operacionalização em 1990, utilizando equipamentos de ponta (o que havia de mais moderno no mercado para se fazer televisão na época). Com quatro câmeras Umatic, sendo que três destas eram de utilização interna (tinham residência fixa na TV) e apenas uma ficava à disposição dos repórteres, o que dificultava a cobertura de matérias que incidiam em acontecer no mesmo momento. Entretanto, não impedia que estas fossem transmitidas com qualidade. Também operou com equipamentos Betacam, embora por pouco tempo, mas ainda é guardado em seus estúdios para qualquer outra eventualidade.

Preocupado com a qualidade das imagens que chegariam às residências acreanas, o empresário e dono da empresa, Roberto Moura, passou a investir com essa visão. Atualmente, a TV Gazeta é a emissora que possui o melhor e mais forte sinal das emissoras de TV do Acre, perdendo apenas para a TV Acre, afiliada da Rede Globo.

Para manter esse padrão de qualidade, a TV Gazeta investe constantemente em tecnologia de ponta e em sua equipe de profissionais, que tem orgulho de fazer uma TV que nada deixa a desejar quando comparada às demais afiliadas da Rede Record de Televisão. Em sua estrutura de aproximadamente 500 metros quadrados, a emissora produz programas com o olhar voltado ao telespectador.

É de precedência da emissora em adquirir seus equipamentos, dando exclusividade aos produtos da Sony. Hoje todos os departamentos da emissora atuam com equipamentos digitais da marca Sony e do sistema DVCam, desde a reportagem de externa à produção interna.

A partir do dia 31/10/2012 a Tv Gazeta começou a transmitir o seu sinal digital para a cidade de Rio Branco/Ac.[2]

Prêmios

Com reportagens inéditas, a TV Gazeta tem estado presente no cenário local e nacional. Foi a primeira emissora de televisão a se aventurar pela BR-364, quando a rodovia ainda era um estreito caminho no meio da selva. Ousadia que lhe rendeu o Prêmio CNT de Telejornalismo.

Outras reportagens produzidas pela TV Gazeta também foram premiadas nacionalmente, como as imagens chocantes de um despejo ocorrido no seringal Belo Jardim, que renderam à emissora o prêmio Líbaro Badaró, concedido pela revista Imprensa.


Brilhante trabalho executado , por um cinegrafista de excelência cabendo a eles os louros da vitória porem o egocentrismo desmedido da direção atual não o destacou , levando a seguinte conlusão uma emissora de TV o que tem de mais valioso , não é o seu equipamento de ponta e o mais moderno e sim os profissionais que a compõe

Emissoras da TV Gazeta

A Gazeta dispõe de oito concessões concedidas pelo Ministério das Telecomunicações, através da Anatel, para levar toda a sua programação a oito municípios do Acre.

Programação local

  • Acre Rural com Mara Rocha, jornalístico.
  • A Turma do Pica-Pau (geração local), infantil.
  • Fala que Eu Te Escuto com os bispos da IURD, religioso.
  • Gazeta Alerta com Edvaldo Souza, jornalístico.
  • Gazeta em Manchete com Mara Rocha, telejornal.
  • Geração Gazeta com Zezinho Kennedy e Mayara Padrão, variedades.
  • Gazeta Entrevista com Alan Rick Miranda, jornalístico.
  • Gazeta Esportiva com Gabriel Rotta, jornalístico.

Referências