TV Aldeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
TV Aldeia
Governo do Estado do Acre - Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour
Rio Branco, Acre
Brasil
Tipo Empresa pública
Canais
02 VHF analógico
30 UHF e 2.1 Virtual (em implantação) digital
Sede Bandeira de Rio Branco.svg Rio Branco, AC
Rua Rui Barbosa, 371 - Centro
MAPA
Slogan TV pública de alma acriana
Rede TV Cultura
Rede(s) anterior(es)
Fundador Flaviano Melo
Pertence a FEM - Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour
Proprietário Governo do Estado do Acre
Presidente Andrea Zílio
Fundação 1988 (29 anos)
CNPJ 03.124.410/0001-32
Prefixo ZYA 205
Emissoras irmãs
  • Rádio Difusora Acreana
  • Aldeia FM
Cobertura Parte do estado do Acre
Coord. do transmissor 9° 58' 22.6" S 67° 48' 39.1" O
Potência 2 kW

TV Aldeia é uma emissora de televisão brasileira sediada em Rio Branco, capital do estado do Acre. Opera no canal 2 VHF e é afiliada à TV Cultura. Pertence à FEM - Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, órgão do Governo do Estado do Acre que também é responsável pela Rádio Difusora Acreana e pela Aldeia FM.

História[editar | editar código-fonte]

O governo do estado do Acre entra um pedido de concorrência no Ministério das Comunicações para instalação da TV Educativa no estado em 1982. O pedido foi vencedor e em 1985 a emissora foi instalada.

A TV Aldeia recebeu em 1988 equipamentos e apoio que, somados a uma equipe dedicada à notícia, fez seu jornal local rivalizar em audiência com outros noticiários locais.

Em 1990, transmitiu ao vivo, pela primeira vez no Acre, as imagens de escolas e blocos que passavam na Avenida Getúlio Vargas, os brincantes do calçadão da prefeitura. Naquele mesmo ano seria abandonada à própria sorte até sair do ar alguns anos depois.

A emissora é reativada em 2002, quando até seus transmissores já estavam desligados. “Em 1988 formamos uma equipe composta pelos jornalistas Toinho Alves, Simony, Aníbal Diniz, Altino Machado e a colaboração de outros grandes nomes da nossa imprensa. Foi um grande momento. Tudo se acabou no descaso, mas reativamos agora graças ao apoio do governo do Estado, investindo numa boa equipe e em equipamentos que nos permitem chegar aos 22 municípios levando uma programação que casa a acrianidade com a florestania. Ou seja, mostramos o modo acriano de viver”, esclarece o jornalista Elson Martins, hoje membro do conselho editorial da Rádio e TV Aldeia.

Simony D’Ávila recorda que a reativação da TV Aldeia é fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Comunicação, que tiveram seu gabinete na Fundação Elias Mansour como ponto de referência para o debate de ideia e propostas.

Entre 2002 e 2005, as retransmissoras foram instaladas em todos os 22 municípios acrianos. Em 2007, com a extinção da TVE Brasil, que deu lugar a TV Brasil, tornou-se nova afiliada da rede.

Nos primeiros meses de 2008, a emissora estreou nova programação. Em 22 de junho do mesmo ano, houve alteração de fuso horário brasileiro no Acre e extremo-oeste e sudoeste do Amazonas, o que deixou o estado com apenas 1 hora a menos em relação ao Horário de Brasília. Com esta mudança, horários de programas locais foram alterados.

Em 19 de setembro de 2014, a TV Aldeia deixa a TV Brasil para assinar contrato com a TV Cultura, que estava em franca expansão pelo país. Até então a emissora só exibia programas da TV Cultura quando estes eram exibidos pela emissora do Governo Federal.[1]

Programação[editar | editar código-fonte]

O jornal Notícias da Aldeia, editado pela jornalista Simony D’Ávila e apresentado por Tainá Pires, vai ao ar de segunda às sextas-feiras a partir das 20h. Tem como repórteres Michele Portela, Clélio Rabelo, Andryo Amaral, Mariama Morena e Vanessa França.

Num bate-papo descontraído, o programa Ideias da Aldeia, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, tem como os apresentadores Jorge Henrique, Cleísa Cartaxo, Vássia Vanessa Silveira e Diogo Soares, que entrevistam personalidades acianas ou cujos conhecimentos contribuem para o bem-estar do povo acriano.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vaquer, Gabriel (22 de setembro de 2014). «Após 45 anos, TV Cultura ganha afiliada no Acre e busca mais emissoras». NaTelinha - UOL. Consultado em 24 de setembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]