TV Guarapari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
TV Guarapari
Fundação Educativa e Cultural de Guarapari
Guarapari, Espírito Santo
Brasil
Tipo Educativa
Canais Digital: 32 UHF
Virtual: 9 PSIP

Analógico
9 VHF (1998-2018}

Sede Guarapari, ES
Avenida Davino Matos, 417 - Centro
Rede
Rede(s) anterior(es)
Pertence a Fundação Educativa e Cultural de Guarapari
Proprietário Ricardo Conde
Fundação 19 de setembro de 1998
Prefixo ZYA 541
Emissoras irmãs Band FM Guarapari
Cobertura Microrregião de Guarapari
Página oficial tvguarapari.com

TV Guarapari é uma emissora de televisão brasileira sediada em Guarapari, no estado do Espírito Santo. Opera no canal 9 (32 UHF digital) e retransmite a programação da TV Brasil, parte de sua afiliada Rede Minas, do Esporte Interativo BR, além de retransmitir um horário da TV ALES.

História[editar | editar código-fonte]

É considerado um canal de pequeno porte, produz programas locais e, em parte do dia, retransmite os sinais da TV ALES, do Esporte Interativo BR e da Rede Minas (que é afiliada da TV Brasil e da TV Cultura), sendo que já foi afiliada da TV Cultura e da TV Brasil.

A emissora pertence ao ex-vereador do município Ricardo Conde, que tinha como sócio o político Hugo Borges, que já foi prefeito do município. Possui uma fundação municipal do mesmo nome, e também mantém uma das afiliadas da Band FM, na frequência 94.9 FM, transmitindo a rede de rádio popular paulistana do Grupo Bandeirantes, sem ligações com a TV Capixaba, principal representante do Grupo Bandeirantes no estado.

O prédio onde estão as instalações da TV Guarapari e também da Band FM, está localizado na Avenida Davino Matos 417, no Centro de Guarapari.

Mesmo tendo uma programação local voltada para Guarapari, a emissora não tem grande audiência na cidade, perdendo para as retransmissoras da TV Gazeta, TV Tribuna e TV Vitória que tem sinal direto de Vitória.

Em janeiro de 2016, a TV Guarapari firmou uma parceria com a Rede Minas de Belo Horizonte, assinando um termo de cooperação com emissora do Espírito Santo para troca de conteúdos e capacitação profissional, retransmissão de programas bem como para a promoção de atividades educativas. Sendo assim, a TV Guarapari é a primeira afiliada da Rede Minas, fora do estado de Minas Gerais.

Em setembro de 2017, durante as comemorações dos 19 anos da TV, e do aniversário da Cidade de Guarapari, a TV Guarapari lançou a TV Guarapari Regional, que em breve vai transmitir a programação da TV com sinal digital em Guarapari e cidades do Litoral Sul do Espírito Santo, como Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, entre outros.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a TV Guarapari produz apenas quatro programas, sendo eles o Jornal Guarapari, apresentado por Josiane Gualberto, o TV Show, apresentado por Ronaldo Dias, a Hora da Criança, apresentado pela Turma da Vovó Zinha e o Video Rádio, com os melhores clipes musicais. Alguns são produzidos ao vivo, outros são gravados, contando com reprises diárias. Além disso, a emissora transmite ao vivo, anualmente, o carnaval de Guarapari, que acontece na Avenida Joaquim da Silva Lima, com desfile das escolas de samba e blocos.

Programas antigos
  • Nosso Estilo
  • Momento com Deus
  • Shopping Mix
  • Guarapari Esporte
  • Programa Tell Miranda

Sinal[editar | editar código-fonte]

O sinal alcança, por enquanto, apenas o município de Guarapari, no Espírito Santo, sintonizando no canal 9 analógico (até o dia 25 de outubro de 2017). A emissora também é transmitida pela operadora de televisão a cabo RCA no canal 3. E também a TV Guarapari começou a transmitir no final de 2016, seu sinal em Alta definição (HDTV), no canal 32 UHF (9.1 virtual digital). Em breve será transmitida em cidades do Litoral Sul do Espírito Santo, com Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, além de Vitória, entre outros, em sinal digital, através da TV Guarapari Regional.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Guarapari, bem como as outras emissoras da Grande Vitória, cessou suas transmissões pelo canal 9 VHF em 25 de outubro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. O sinal foi cortado às 23h59 e foi substituído pelo aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.