TV Gazeta (Vitória)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Gazeta Vitória)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Gazeta Vitória
A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV Ltda.
Vitória, Espírito Santo
Canais
04 VHF analógico
22 UHF e 4.1 Virtual digital
Outros canais 4 (Sky)
Sede Bandeira de Vitória.svg Vitória, Espírito Santo
Rua Chafic Murad, 902
Slogan É a gente com você
Fundador Carlos Lindenberg Filho
Pertence a Grupo Gazeta de Comunicações
Fundação 11 de setembro de 1976 (39 anos)
Prefixo ZYA 530
Cobertura Cobertura - TV Gazeta (Vitória) (1).svg
Página oficial tvgazetaes.com.br

A TV Gazeta é uma emissora de televisão brasileira sediada em Vitória, Espírito Santo. Inaugurada a 11 de setembro de 1976. Retransmite a programação da Rede Globo e gera programas locais, tais como: Bom Dia Espírito Santo, ESTV, Jornal do Campo, Em Movimento para a Região Metropolitana de Vitória e alguns municípios do interior do estado, através dos canais 4 VHF analógico[1] e 22 UHF digital.[2]

É a cabeça-de-rede da TV Gazeta do Espírito Santo, que transmite seus programas locais para as outras três emissoras da rede, em Cachoeiro de Itapemirim (TV Gazeta Sul), Colatina (TV Gazeta Noroeste) e Linhares (TV Gazeta Norte).[3]

Em 9 de fevereiro de 2009 deu início às transmissões da TV digital, transformando Vitória na nona capital brasileira a adotar o sistema.

2010[editar | editar código-fonte]

Em 19 de abril a emissora inaugurou novos cenários nas emissoras de Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e da capital Vitória. Este, por sua vez, tem dois ambientes: em um, os apresentadores ficam em pé e outro para entrevistas, utilizando o padrão semelhante aos das emissoras da Rede Globo em Brasília e no Rio de Janeiro. O programa Estação Esporte ganhou nova vinheta e cenário, assim como o ES Comunidades, que voltou a ser chamado de Gazeta Comunidade, como na década de 1990. E com a inauguração da nova programação, a TV Gazeta anunciou a exibição do Em Movimento em HDTV. O programa em HDTV estreou no dia 24 de Abril de 2010.

2013[editar | editar código-fonte]

É testada em solo capixaba mudanças na programação das tardes da TV Gazeta que mais tarde seriam usadas em todo território nacional através da Globo. A TV Gazeta inverte a programação vespertina da Rede Globo, diferente das demais praças, no Espírito Santo a Sessão da Tarde começa às 13h50min, seguido pelo Vale a Pena Ver de Novo às 15h45min, e por último o Vídeo Show às 17h10min. Pouco dias depois a TV Gazeta alterou novamente a ordem da programação e manteve o Vídeo Show às 13h50min, invertendo apenas o Vale a Pena Ver de Novo e a Sessão da Tarde.

2014[editar | editar código-fonte]

O Telejornal Bom Dia Espírito Santo teve sua edição ampliada, indo ao ar das 6h00 da manhã até as 07h30 da manhã sucedendo o telejornal Hora 1 da Notícia e antecedendo o Bom Dia Brasil.

2015[editar | editar código-fonte]

Os programas Estação Esporte e Gazeta Comunidade são extintos, dando lugar ao novo programa Leve a Vida. O Em Movimento muda de horário e teve sua duração reduzida a 20 minutos indo ao ar após a edição de sábado do ESTV 1ª Edição.

Em Novembro a emissora anuncia a saída de Ted Conti após 25 anos apresentado o ESTV 2ª Edição. Segundo o apresentador ele vai se dedicar a projetos pessoais no exterior. O telejornal passou a ser apresentado por Daniela Abreu.

Em Dezembro atingido pela crise financeira e devido ao baixo faturamento, a TV Gazeta cancela os programas Em Movimento, Leve a Vida e Jornal do Campo sendo substituídos por atrações nacionais da Rede Globo que são exibidos nas antenas parabólicas no espaço que as afiliadas exibem programas locais como Via Brasil, Como Será?, Sessão Comédia (aos sábados) e o Terra da Gente (aos domingos). Com o fim desses programas houve uma demissão em massa na emissora, incluído profissionais que estavam na emissora há mais de 25 anos como Sandra Freitas, Victor Gozzer. Agora a emissora concentra sua grade local em apenas 3 telejornais diários, sendo a emissora local do estado que menos produz programação local.

Programas[editar | editar código-fonte]

Jornalismo
  • Bom Dia Espírito Santo com Mário Bonella e Tatiane Braga. Exibido de Segunda a Sexta às 06h.
  • ESTV com Philipe Lemos e Rafaela Marquezini (1ª Edição) e Daniela Abreu (2ª Edição). De Segunda a Sábado às 12h e 19h15min.
  • Gazeta Notícia com Daniela Abreu. Exibido nos intervalos de Vale a Pena Ver de Novo e Malhação.
  • Jornal do Campo com Claudia Gregório. Exibido aos Domingos às 7h30min.
Esportes
Entretenimento
  • Em Movimento com Lorena Fafá. Exibido aos Sábados às 12h30min.
Especiais ou esporádicos
  • Festa da Penha: Anualmente a emissora transmite a missa de encerramento da Festa da Penha em Vila Velha. Quando há transmissões, o Vale a Pena Ver de Novo é exibido mais cedo e a Sessão da Tarde não é exibida no estado.
  • Debates Eleitorais: Municipais (Somente para a Grande Vitória, normalmente candidatos a prefeito de Vitória), Estaduais (transmitido para todo estado, com candidatos ao governo estadual).
  • Carnaval de Vitória: Exibido na internet apenas pelo portal gshow.com
  • Garota do Samba: Exibido no mês de janeiro no ESTV 1ª Edição.
  • Gazeta Verão: Exibido no mês de janeiro dentro do ESTV 1ª Edição, nas praias da Curva da Jurema e Camburi (Vitória), Praia da Costa e Praia de Itaparica (Vila Velha), Praia de Jacaraípe (Serra) e Praia do Morro (Guarapari).

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Globo Esporte ES com Rafaela Marquezini. (Atualmente é exibida apenas a edição do Rio de Janeiro, e aos sábados a edição via satélite da TV Globo Nacional).
  • Painel de Domingo Era exibido aos domingos entre 1997 e 2005 e foi substituído pelo Conexão Geral. Foi apresentado por Daniela Abreu (atualmente apresentadora do ESTV - 2ª Edição) e Edu Henning (atualmente na Record News ES)
  • Conexão Geral Foi exibido aos domingos entre 2005 e 2011, depois disso a emissora extinguiu a faixa local entre o Fantástico ou Big Brother Brasil e o Domingo Maior e não houve mais produções locais exibidas no horário. Foi apresentado por Renato Costa Neto.
  • Santa Missa em Seu Lar Foi substituído pela Santa Missa com Padre Marcelo Rossi, gerado pela TV Globo São Paulo
  • Gazeta Comunidade com Sandra Freitas. Era exibido aos sábados às 08h.
  • Estação Esporte com Jorge Buery. Era exibido aos sábados às 08h30min.
  • Leve a Vida

Cobertura[editar | editar código-fonte]

Digital

(atualmente 24.3% dos municípios e 71.1% da população possível)[4]

Digital Parcial

(atualmente 11.5% dos municípios e 19.6% da população possível)[4]

Equipe[editar | editar código-fonte]

Ex-apresentadores e jornalistas da emissora

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Jones dos Santos Neves (1988). Emissoras de Televisão. Referências Culturais do Esp. Santo, (5).
  2. JusBrasil (09 Fevereiro 2009). Portaria nº 17. Diário Oficial da União, 1, 62.
  3. Martinuzzo, J. A. (2012). A Televisão no Espírito Santo – Trajetória histórica e conexões socioeconômicas e políticas do modelo. Revista Brasileira de História da Mídia, 1(2), 21-30.
  4. a b «Mapa de cobertura: Onde encontrar a TV Gazeta com sinal digital». Consultado em 23 de maio de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.