Telêmaco Borba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Izahias (discussão | contribs)
Desfeita a edição 38018129 de 177.21.248.154 Krentópolis? especulação ou brincadeira
Linha 202: Linha 202:
* FEMINT - Festival de Música e Interpretação
* FEMINT - Festival de Música e Interpretação
* Festival de Dança de Telêmaco Borba
* Festival de Dança de Telêmaco Borba
A cidade é conhecida como Krentópolis, devido ao exagerado número de Igrejas.


== Visitas Presidenciais ==
== Visitas Presidenciais ==

Revisão das 11h27min de 28 de janeiro de 2014

Telêmaco Borba
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Telêmaco Borba
Bandeira
Brasão de armas de Telêmaco Borba
Brasão de armas
Hino
Gentílico telêmaco-borbense
Localização
Localização de Telêmaco Borba no Paraná
Localização de Telêmaco Borba no Paraná
Localização de Telêmaco Borba no Paraná
Telêmaco Borba está localizado em: Brasil
Telêmaco Borba
Localização de Telêmaco Borba no Brasil
Mapa
Mapa de Telêmaco Borba
Coordenadas 24° 19' 26" S 50° 36' 57" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Tibagi, Imbaú, Ventania, Curiúva, Ortigueira
Distância até a capital 249 km
História
Fundação 1964
Administração
Prefeito(a) Luiz Carlos Gibson[1] (PPS, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [2] 1 225,676 km²
População total (estimativa populacional - IBGE/2013[3]) 74,270 hab.
Densidade 0,1 hab./km²
Clima subtropical (Cfb)
Altitude 741 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,767 alto
PIB (IBGE/2010[5]) R$ 1 500 886,840 mil
PIB per capita (IBGE/2010[5]) R$ 20 004,00

Telêmaco Borba é um município brasileiro localizado na região dos Campos Gerais do estado do Paraná, a 249 km da capital paranaense, Curitiba. A cidade possui uma população estimada em 71.176 habitantes (IBGE/2012)[6] e é sede da microrregião que leva o seu nome.

É considerada a "Capital Nacional do Papel"[7]; contém o sexto maior pólo industrial do Paraná [carece de fontes?] e é centro de referência nacional[vago] no setor madeireiro. Na cidade de Telêmaco Borba está localizada a maior fábrica de papel da América Latina[8], a unidade Monte Alegre das indústrias Klabin. A cidade ganhou as manchetes dos principais noticiários nacionais quando em 4 de janeiro de 2006, a cidade foi epicentro de um terremoto (abalos sísmicos) chegando a 4.3 na Escala de Richter.[9]

Etimologia

Homenagem a Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba, benemérito paranaense que era filho do capitão Antonio Rodrigues Borba e de Joana Hilária. Nasceu a 2 de agosto de 1840 na Borda do Campo, próximo a Curitiba, e depois de casar-se com Rita do Amaral, em 1860, foi dirigir o Aldeamento de São Pedro de Alcântara, à margem esquerda do Rio Tibagi, defronte à Colônia Militar do Jataí. De sua convivência com povos indígenas, escreveu o livro "Atualidade Indígena", ampliou seus conhecimentos de sertanista, permitindo-lhe corresponder-se com autoridades indigenistas internacionais e inspirando-o a fundar em Tibagi o Museu do Índio. Em 1882 entrou para a política, elegendo-se alternadamente prefeito de Tibagi e deputado provincial pelo Partido Liberal. Quando da deposição do governador Generoso Marques, seu correligionário, enfrentou a tropa formada num protesto histórico. Em 1894, durante a Revolução Federalista, sua participação foi intensa ao lado dos insurretos na condição de comandante da fronteira com o Estado de São Paulo, em Itararé. Fracassada a Revolução, obrigou-se a partir para o exílio, comandando ao lado de Juca Tigre uma coluna de soldados e civis, na retirada pelos sertões do oeste paranaense. Mais tarde, anistiado, retomou suas atividades políticas, voltando a eleger-se deputado e prefeito, seguindo a regra anterior. Como sertanista participou de inúmeras expedições, notadamente a de Bigg-Wither. Redescobriu o Salto de Sete Quedas, proeza relatada em crônica diária de Nestor Borba, publicada em livro. Telêmaco Borba faleceu na cidade de Tibagi, a 23 de novembro de 1918, vítima da gripe espanhola, sendo o precursor de notável família de políticos. (texto original de Túlio Vargas, Academia Paranaense de Letras 1936-1995, 66).

História

Ver artigo principal: História de Telêmaco Borba

As primeiras referências históricas datam de 1799, quando José Felix da Silva e Antônio Machado Ribeiro firmaram a posse de extensa área de terras na região do Rio Tibagi. Dividiram a terra conquistadas, cabendo ao primeiro as sesmarias do Tibagi e as do Iapó, onde estavam localizadas a Fazendas Boa Vista, Piraí Mirim, Taquara e Monte Alegre e, ao segundo, as terras para além do Rio Tibagi.

Surgiu ali o pequeno povoado que mais tarde receberia a denominação de Cidade Nova, fundado por Telêmaco Morosini Borba,com apoio de Gian Mercer minerador na cidade Tibagi onde se instalou em meados de 1883 que foi o desbravador pioneiro da região.

Por volta de 1890, chegavam ao Brasil, vindos da Lituânia, as famílias Klabin, Lafer e Valmonnts de origem judaica, tendo a frente Salomão, Hessel Klabin, Miguel Lafer e Husterbe Valmonnt. Radicando-se em São Paulo e, iniciando as atividades no comércio e importação de papel, viram as possibilidades industriais do Brasil, e firmaram o propósito de implantar uma indústria de papéis e derivados.

Assim, em 1906, com o dinamismo de Wolf Klabin, e instalaram a primeira fábrica de papel em Salto do Itu, município do Estado de São Paulo.

Com o propósito de expandir as suas atividades no fabrico de papel, em 1933, os Klabins adquiriram a Fazenda Monte Alegre, na região florestal do Paraná, junto às margens do Rio Tibagi, onde se aliavam a matéria-prima e a água, como elementos indispensáveis para o seu empreendimento.

Com a instalação das Indústrias Klabin na região, o povoado de Cidade Nova teve rápido e extraordinário desenvolvimento, crescendo social e economicamente dentro de reduzido lapso de tempo, até que em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, em seu artigo 1°, item IV, sancionada pelo governador Moysés Lupion de Tróia, foi elevado à categoria de município, com a denominação de Telêmaco Borba, com território desmembrado do município de Tibagi.

No entanto, o município nem chegou a ser instalado, visto que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, pela Lei Estadual nº 26, de 31 de dezembro de 1960, revogou o item IV, do artigo nº 1, da Lei nº 4.245, de 25 de julho de 1960 e, em consequência, foi extinto o município de Telêmaco Borba, voltando à condição de simples povoado, com território pertencente ao município de Tibagi, e retomando sua antiga denominação de Cidade Nova.

Pela Lei Estadual n° 4.445, de 16 de outubro de 1961, foi criado o Distrito Administrativo de Cidade Nova, no município de Tibagi. Em 5 de julho de 1963, através da Lei Estadual n° 4.738, sancionada pelo governador Ney Aminthas de Barros Braga, o distrito foi elevado à categoria de município emancipado. com território desmembrado do município de Tibagi, porém com denominação novamente alterada, desta feita definitivamente, para Telêmaco Borba.

A instalação oficial deu-se em 21 de março de 1964, quando tomou posse o primeiro prefeito municipal eleito, sr. Péricles Pacheco da Silva e seu vice sr. João Vitor Mendes de Alcantara Fernandes, assim como a Câmara de Vereadores.

Geografia

Possui uma área é de 1.226 km² representando 0,6149 % do estado, 0,2175 % da região e 0,0144 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24°19'26" sul e a uma longitude 50°36'57" oeste, estando a uma altitude de 700 metros. Sua população estimada em 2005 era de 63.742 habitantes.

Hidrografia

O município está situado na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, sendo que a sede da cidade de Telêmaco Borba situa-se à sua margem esquerda. Destacam-se entre os principais afluentes do município, o Rio Imbaú, o Rio Harmonia, o Rio Quebra-perna, o Rio Faisqueira, o Rio Imbauzinho, o Ribeirão das Antas, o Rio Alegre, e o Arroio Uvaranal.

Principais rios que cortam o município:

Terras insulares

  • Ilha da Goiabeira;
  • Ilha do Surubi;
  • Arquipélago da Mineropar;

Demografia

Religião

Paróquias

Em Telêmaco Borba, há duas paróquias católicas:

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Centro. Fundada em 1960. É administrada pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas).

Paróquia de São Pedro e São Paulo, no Parque Limeira 2. Fundada em 2008. É administrada pelos Padres Diocesanos.

Existe também uma comunidade greco-católica de rito ucraniano a capela São José.

Entre as paróquias existe outras comunidades cristãs como a Igreja Batista Betel, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja O Brasil para Cristo, Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus entre outras, que também proclamam a fé em Deus.

Economia

O parque industrial coloca a cidade como centro de referência nacional desse setor. As empresas do Município dispõem de madeira certificada dentro dos princípios e critérios do FSC - Forest Stewardship Council - que atestam que a madeira é oriunda de florestas bem manejadas.

A grande parte da produção do município é exportada para os Estados Unidos, Canadá e países da Europa e também da Ásia.

Usinas Hidrelétricas

Usina Hidrelétrica Presidente Vargas

Inaugurada no dia 25 de janeiro de 1953, com objetivo de atender as necessidades das Indústrias Klabin e dos núcleos habitacionais formados na Fazenda Monte Alegre pertencente a fábrica.

Usina Hidrelétrica Mauá

Ver artigo principal: Usina Hidrelétrica Mauá

A Usina Hidrelétrica Mauá teve sua construção iniciada em 2008 e foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 2012.[10] A usina de 361 MW de capacidade de geração é suficiente em atender ao consumo de 1 milhão de pessoas. A barragem da hidrelétrica foi construída no Rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira, localizada na região do Salto Mauá, porção média do Rio Tibagi.

A casa de força fica na margem direita do Rio Tibagi, no município de Telêmaco Borba, perto da foz do Ribeirão das Antas, no local conhecido como Poço Preto.

Coordenadas da barragem 24°03’48” S / 50°42’05” W

Infraestrutura

Educação

Ensino Superior e Técnico

  • CEMEP - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante;
  • AEF - Associação Educacional "Fanuel" - Guarda Mirim de Telêmaco Borba - PR (Aprendizagem profissional - Oportuniza o primeiro emprego);
  • SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Centro Técnico de Celulose e Papel;
  • Faculdades da Indústria - campus Telêmaco Borba
  • UNINTER- campus de Telêmaco Borba
  • UNIDERP- Universidade Anhanguera-Uniderp - campus universitário de Telêmaco Borba;
  • FATEB - Faculdade de Telêmaco Borba - campus universitário Carlos Hugo Wolff von Graffen;
  • UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - campus universitário de Telêmaco Borba;
  • IFPR- Instituto Federal do Paraná - campus de Telêmaco Borba;


Transportes

Rodoviário

  • PR-160 - Rodovia do Papel.
  • PR-340 - Rodovia Francisco Sady de Brito, denominação no trecho Telêmaco Borba/Castro.
  • BR-153 - Rodovia Transbrasiliana, no trecho Tibagi/Ventania, cortando o município de Telêmaco borba próximo a divisa do município de Ventania.

Ferroviário

Telêmaco Borba faz parte do 2 º Distrito de Produção, segundo a Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA (Atual América Latina Logística). O trecho entra no município pela porção nordeste chegando até a sede municipal, localizada no centro-sul do município. Atualmente a região é atendida apenas com trens de carga para o escoamento da produção da empresa Klabin.

Aeroviário

Aeroporto de Telêmaco Borba
Ver artigo principal: Aeroporto de Telêmaco Borba

Telêmaco Borba é servida por um aeroporto que recebe o mesmo nome da cidade, identificado pela sigla SBTL.

Possui uma ampla infraestrutura, com uma pista revestida com asfalto de 1800 metros de comprimento por 30 metros de largura e atende, normalmente, a uma média de 67 pousos e decolagens por mês. Opera também em períodos noturnos.

Maior Aeroporto da região dos Campos Gerais do Paraná.

Designativo das Cabeceiras: 02/20 Resistência da Pista: 24/F/B/X/T Coordenadas Geográficas: 24º18'59"S/050º39'08"W

Teleférico

Bonde Aéreo de Telêmaco Borba

Foi inaugurado no final da década de cinquenta, 11 de novembro de 1959,[11] tendo a capacidade para 32 passageiros por cabine, ligando a cidade de Telêmaco Borba ao Bairro de Harmonia, com 1.318 m de vão livre sobre o Rio Tibagi. Comumente chamado de bondinho, tornou-se uma das principais atrações turísticas do município e é considerado um ícone do turismo na região.

Turismo

Telêmaco Borba apresenta um grande potencial turístico, notando-se a presença do turismo cultural, artesanal e ambiental, com ênfase para o turismo industrial e de negócios.

  • Bonde Aéreo
  • Bosque de Harmonia
  • Parque Ambiental Municipal
  • Parque Municipal do Rio Tibagi
  • Parque Ecológico da Klabin
  • Praça dos Pinheiros
  • Praça Dr. Horácio Klabin
  • Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg
  • Casa do Artesão
  • Fonte de Água da Sulfurosa da Codorna Branca
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima
  • Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Harmonia
  • Lago da Praça da Casa da Cultura
  • Lagoa Mandaçaia
  • Museu Municipal de Telêmaco Borba
  • Museu da Fauna e da Flora

Cultura

Culinária

Prato típico

Eventos

  • EXPOMAD - Exposição de Máquinas e Equipamentos do Ramo Florestal e Madeireiro.
  • FICMA - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Madeira
  • FEMINT - Festival de Música e Interpretação
  • Festival de Dança de Telêmaco Borba

A cidade é conhecida como Krentópolis, devido ao exagerado número de Igrejas.

Visitas Presidenciais

  • 25 de janeiro de 1953 - Presidente Getúlio Vargas, na companhia de demais autoridades como os ministros Horácio Laffer e Souza Lima e o governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha. As autoridades foram recepcionadas pelos diretores da Klabin, onde prestigiaram os processos de fabricação da Fábrica de Papel e Celulose e inaugurando também oficialmente a Usina Hidrelétrica Presidente Vargas, no Rio Tibagi.
  • 14 de fevereiro de 1980 - Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, na companhia de demais autoridades federais, estaduais e municipais, e do governador do Paraná Ney Braga. na ocasião foi celebrado oficialmente a conclusão do Projeto IV, Programa de modernização e expansão da produção de papel das Indústrias Klabin do Paraná de celulose S.A..
  • 14 de abril de 2009 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com demais autoridades que também se fizeram presentes, visitaram o município de Telêmaco Borba, sendo um dos motivos pela ilustre visita a comemoração dos 110 anos de aniversário de fundação das Indústrias Klabin.

No dia 15 de Outubro de 2010, o prefeito Eros Danilo Araújo receberia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação Fernando Haddad e o reitor do Instituto Federal do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, para inaugurar o campi do IFPR-TB, evento que ocorreu simultaneamente com inaugurações dos campi de Jacarezinho, Paranavaí e Umuarama.[13][14][15] Porém, o mau tempo na tarde do dia 15, no aeroporto de Telêmaco Borba, impediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousasse na cidade, cujo notícia também foi notificada pela assessoria da Presidência. Lula participaria às 16h de uma cerimônia de inauguração de escolas técnicas federais.[16] A cerimônia em Telêmaco teve continuidade mesmo sem o presidente Lula e quem a comandou foi o governador Orlando Pessuti.[17] Em 2008, no dia 15 de setembro, o Presidente Lula, também cancelara a visita, na ocasião a Klabin inaugurou o Projeto de Expansão MA-1100, o maior da sua história de 109 anos.[18][19]

"Há determinados momentos em que nós temos que acreditar, trabalhar. E o ponto de equilíbrio é nossa ação, governos, empresários, trabalhadores, dando continuidade, acreditando e fazendo as coisas acontecerem. É bom saber que o Brasil tem gente ousada. Verificar sempre o que é possível fazer. Isso pode ser alcançado. Qualquer governo que vier a governar este País ou pensa para os próximos 20 anos, para não sofrer retrocessos, ou para. E isso tem que ser pensado além das eleições".

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, durante sua passagem por Telêmaco Borba, em 14 de Abril de 2009.

Bibliografia

  • CORAIOLA, André Miguel Sidor, Capital do Papel - A História do Município de Telêmaco Borba, 2003

Referências

  1. «ELEITOS PREFEITO, VICE E OS 13 VEREADORES EM T. BORBA». RepórterTB. 15 de outubro de 2012. Consultado em 2 de janeiro de 2013 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Estimativa Populacional 2013» (PDF). Estimativa Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1º de julho de 2013. Consultado em 25 de novembro de 2013 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2010». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop_2012
  7. «Cidades paranaenses que recebem apelidos». Gazeta do Povo. 25 de Outubro de 2011. Consultado em 11 de Abril de 2012 
  8. «Klabin - Perguntas Frequentes». www.klabin.com.br. Consultado em 11 de Abril de 2012 
  9. «Tremor de terra no Paraná foi de 4,3 graus na escala Richter». Gazeta do Povo. 4 de janeiro de 2006. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  10. G1 (12 de dezembro de 2012). «Usina capaz de atender um milhão de unidades é inaugurada no Paraná». Consultado em 12 de fevereiro de 2013 
  11. «Bonde aéreo da Klabin completa 50 anos». Klabin. 13 de novembro de 2009. Consultado em 12 de fevereiro de 2012 
  12. «"ENTREVERO" - TELêMACO BORBA DEFINE PRATO TíPICO». 14 de julho de 2008. Consultado em 1º dezembro de 2012  Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba.
  13. «Prefeito Eros recebe Presidente Lula para inauguração do campus de TB do IFPR». PMTB Notícias. 14 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  14. «Em inauguração em Telêmaco Borba, Lula tenta neutralizar presença de Serra no Paraná». Gazeta do Povo. 15 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  15. «Lula inaugura campus do IFPR em Telêmaco Borba». PMTB Notícias. 14 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  16. «Lula muda agenda devido a mau tempo no Paraná» 🔗. G1.com. 15 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  17. «Chuva impede presidente de inaugurar IFPR em Telêmaco». JM News - Jornal da Manhã. 15 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  18. «Klabin inaugurou o Projeto de Expansão». Klabin Notícias. 15 de setembro de 2008. Consultado em 15 de outubro de 2010 
  19. «Lula cancela a visita em Telêmaco Borba em última hora, na inauguração de projeto de expansão da Klabin». Paraná Online. 15 de outubro de 2010. Consultado em 15 de outubro de 2010 

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil Predefinição:Mesorregião do Centro Oriental Paranaense

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.