The Battle of Midway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "A Batalha de Midway" redireciona para este artigo. Para o evento histórico, veja Batalha de Midway.
The Battle of Midway
The Battle of Midway
No Brasil A Batalha de Midway
 Estados Unidos
1942 •  cor •  18 min 
Género documentário
Direção John Ford
Roteiro Dudley Nichols
James McGuinness
Narração Henry Fonda
Donald Crip
Jane Darwell
Idioma inglês

The Battle of Midway (bra: A Batalha de Midway[1]) é um documentário de curta metragem realizado por John Ford durante a II Guerra Mundial, vencedor do Oscar de melhor documentário de 1942. O filme mostra cenas reais da batalha e é narrado por grandes estrelas do cinema da época como Henry Fonda, Donald Crisp e Jane Darwell.

O premiado cineasta realizou este filme enquanto servia como fotógrafo e oficial de inteligência na ilha de Midway, no Oceano Pacífico, na época da batalha aeronaval pela ilha entre os Estados Unidos e o Império do Japão durante a Guerra do Pacífico.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O documentário, com a duração de dezoito minutos, começa com um narrador explicando ao público onde se localiza a ilha de Midway e falando de sua importância estratégica. Durante cerca de cinco minutos, a narração e as imagens se prendem ao trabalho dos soldados no dia a dia da ilha.

Uma voz de mulher personificada com uma mãe-padrão americana de Illinois conta que reconhece este e aquele jovem soldado que aparece com sendo de sua cidade natal. As imagens então passam as famílias destes soldados em suas casas nos Estados Unidos.

Subitamente, a narrativa e as imagens passam para a batalha em si, com cenas da defesa da ilha, dos atacantes japoneses e de batalhas em alto mar registradas através dos navios. Ao final, a narrativa explica que quatro porta-aviões e dezenas de navios de batalha japoneses foram destruídos e são apagados da tela com pinceladas detinta vermelha.

Produção[editar | editar código-fonte]

John Ford, um cineasta já consagrado e premiado com Óscars na época da guerra, era um oficial da reserva da marinha e em 1942 servia voluntariamente no departamento de imprensa e de inteligência. Estava em trânsito pela ilha de Midway quando ocorreu o ataque em 4 de junho e o filmou em película de 16mm, de improviso. Atraído pelos sons das explosões quando estava num alojamento de oficiais, saiu filmando com a câmera na mão o que via. Foi ferido por estilhaços de bomba enquanto registrava as cenas e recebeu a Purple Heart por seu trabalho sob fogo inimigo.

Referências

  1. «A Batalha de Midway». Consultado em 23 de abril de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um documentário (ou documentarista) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.