Saltar para o conteúdo

Tontura: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Wintchs (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Tontura''' é um termo genérico mal empregado por brasileiros, nas manifestações de [[desequilíbrio]]. É considerado um [[sintoma]], já que é algo subjetivo. Pode ser sinal de [[doença]] do labirinto ([[labirintite]]), órgão em forma de caracol no interior do [[ouvido]] interno e responsável pelo [[equilíbrio]], como a [[Síndrome de Meniére]], ou como efeito de [[droga]]s ([[diazepam]], [[barbitúrico]]s, etc) e consumo de [[álcool]], ou ainda como uma sensação pouco específica de "leveza da cabeça", comum em pacientes que sofrem de [[ansiedade]]. A falta de [[circulação]] [[sangue|sanguínea]] [[cérebro|cerebral]], como a causada por obstrução parcial da [[carótida]] por placas de [[ateroma]], também pode originar este sintoma. Movimentos bruscos e repetitivos como os ocorridos em [[brinquedo]]s que giram ou nas chamadas "[[montanha russa|montanhas russas]]" podem desenvolver uma perda temporária do [[equilíbrio]], sendo relatado como tontura. Mais comum nos [[idoso]]s, é de importância pelo perigo a que expõe a pessoa que o sente quando está dirigindo ou em locais altos. Tonturas também podem ser um sintoma de [[gravidez]], especialmente na fase inicial da mesma.
'''Tontura''' é um termo genérico mal empregado por brasileiros e portugueses, nas manifestações de [[desequilíbrio]]. É considerado um [[sintoma]], já que é algo subjetivo. Pode ser sinal de [[doença]] do labirinto ([[labirintite]]), órgão em forma de caracol no interior do [[ouvido]] interno e responsável pelo [[equilíbrio]], como a [[Síndrome de Meniére]], ou como efeito de [[droga]]s ([[diazepam]], [[barbitúrico]]s, etc) e consumo de [[álcool]], ou ainda como uma sensação pouco específica de "leveza da cabeça", comum em pacientes que sofrem de [[ansiedade]]. A falta de [[circulação]] [[sangue|sanguínea]] [[cérebro|cerebral]], como a causada por obstrução parcial da [[carótida]] por placas de [[ateroma]], também pode originar este sintoma. Movimentos bruscos e repetitivos como os ocorridos em [[brinquedo]]s que giram ou nas chamadas "[[montanha russa|montanhas russas]]" podem desenvolver uma perda temporária do [[equilíbrio]], sendo relatado como tontura. Mais comum nos [[idoso]]s, é de importância pelo perigo a que expõe a pessoa que o sente quando está dirigindo ou em locais altos. Contudo, não se conhece ninguém que tenha morrido por causa de tonturas. Tonturas também podem ser um sintoma de [[gravidez humana|gravidez]], especialmente na fase inicial da mesma (1º trimestre).


{{esboço-medicina}}
{{esboço-medicina}}

Revisão das 17h08min de 20 de maio de 2012

Tontura é um termo genérico mal empregado por brasileiros e portugueses, nas manifestações de desequilíbrio. É considerado um sintoma, já que é algo subjetivo. Pode ser sinal de doença do labirinto (labirintite), órgão em forma de caracol no interior do ouvido interno e responsável pelo equilíbrio, como a Síndrome de Meniére, ou como efeito de drogas (diazepam, barbitúricos, etc) e consumo de álcool, ou ainda como uma sensação pouco específica de "leveza da cabeça", comum em pacientes que sofrem de ansiedade. A falta de circulação sanguínea cerebral, como a causada por obstrução parcial da carótida por placas de ateroma, também pode originar este sintoma. Movimentos bruscos e repetitivos como os ocorridos em brinquedos que giram ou nas chamadas "montanhas russas" podem desenvolver uma perda temporária do equilíbrio, sendo relatado como tontura. Mais comum nos idosos, é de importância pelo perigo a que expõe a pessoa que o sente quando está dirigindo ou em locais altos. Contudo, não se conhece ninguém que tenha morrido por causa de tonturas. Tonturas também podem ser um sintoma de gravidez, especialmente na fase inicial da mesma (1º trimestre).

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.