Transnordestina Logística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a Unidade Militar de combate terrestre da Marinha do Brasil, veja Corpo de Fuzileiros Navais.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Transnordestina S.A
[[Image:‎[[1]]|250px]]
Abreviações TLSA
Área de operação Nordeste
Tempo de operação 1998
Antecessora Rede Ferroviária Federal
Sucessora -
Bitola 1,600m - 1753km em construção
Frota 7 locomotivas locomotivas
Sede Fortaleza, Ceará, Brasil

A CSN [1]e o Governo Federal estão construindo a ferrovia Transnordestina, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.

A obra é feita com recursos da CSN, Valec, Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para granéis sólidos (minério e grãos).

Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.

Frota de locomotivas[editar | editar código-fonte]

A frota de locomotivas da Transnodestina Logistica S/A ao fim de 2015 era composta por máquinas apenas para transporte de lastro na contrição da ferrovia, possuindo um total de sete locomotivas[2], destas, quatro estão em operação.

Fabricante Modelo Potência Ativas Total
EMD SD40-2 3000 HP 4 7

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «TLSA». www.csn.com.br. Consultado em 2016-11-17. 
  2. Mariana Neves (2011). «Frota total de locomotivas brasileirascresce em 126 unidades» (PDF). Consultado em 21 de Fevereiro de 2013.  Parâmetro desconhecido |Fonte= ignorado (|local=) (Ajuda);

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.