Saltar para o conteúdo

Wikipédia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TobeBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: kg:Wikipedia, srn:Wikipedia
Linha 45: Linha 45:


Wikipédia tem artigos redigidos de forma colaborativa. É ancorada por ''software'' próprio, o [[MediaWiki]], desenvolvido por voluntários e sob a licença [[GNU GPL|GNU/GPL]] e [[Creative Commons]] Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.<ref name="Wikimedia Foundation"/><ref>[http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=123&Itemid=1 Wikipedia agora utiliza licenças Creative Commons]</ref> Assim, vários autores podem trabalhar em conjunto, editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever e revisar artigos, corrigir falhas e erros [[ortografia|ortográficos]], colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir ''softwares'', traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões pertinentes.
Wikipédia tem artigos redigidos de forma colaborativa. É ancorada por ''software'' próprio, o [[MediaWiki]], desenvolvido por voluntários e sob a licença [[GNU GPL|GNU/GPL]] e [[Creative Commons]] Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.<ref name="Wikimedia Foundation"/><ref>[http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=123&Itemid=1 Wikipedia agora utiliza licenças Creative Commons]</ref> Assim, vários autores podem trabalhar em conjunto, editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever e revisar artigos, corrigir falhas e erros [[ortografia|ortográficos]], colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir ''softwares'', traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões pertinentes.


Teste


== Comparação com a Britannica e a Encarta ==
== Comparação com a Britannica e a Encarta ==

Revisão das 16h59min de 21 de setembro de 2009

 Nota: Se procura o artigo sobre a edição lusófona da Wikipédia, veja Wikipédia lusófona.
Wikipédia, a enciclopédia livre
Wikipédia
Logotipo da Wikipédia em português
Slogan A enciclopédia livre
Proprietário(s) Wikimedia Foundation
Requer pagamento? Não
Gênero Enciclopédia Wiki
Cadastro Opcional e gratuito
Idioma(s) 257[1]
Lançamento 15 de Janeiro de 2001
Desenvolvedor Jimmy Wales, Larry Sanger
Endereço eletrônico www.wikipedia.org

Wikipédia[2] é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[3][4] Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

A enciclopédia sem fins lucrativos é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 257 idiomas ou dialetos[1] com um total de 7,5 milhões de artigos,[5] dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 11 de Dezembro de 2007)[6] e 1 127 612 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 28 de junho de 2024). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.

Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade,[7] e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo.[8] A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".[9]

Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.

História

Ver artigo principal: História da Wikipédia
O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales.

Wikipédia é um aperfeiçoamento do projeto Nupedia, um projecto de enciclopédia livre online através língua inglesa cujos artigos são escritos por especialistas e revistos em um processo formal. Nupedia foi fundada em 9 de março de 2000, sob a titularidade da Bomis, Inc, uma empresa de portal da web. Suas principais personalidades foram Jimmy Wales, Bomis como CEO, e Larry Sanger, editor chefe da Nupedia e posteriormente da Wikipédia. Nupedia estava inicialmente sob a Nupedia Open Content License, depois migrou para a GNU Free Documentation License antes da Wikipédia ser fundada, encorajada por Richard Stallman,[10] que inclusive financiaram com o capital próprio de Jimmy Wales e a participação, como editor em tempo integral, de Larry Sanger, que durante vários meses organizou os dois projetos.

A palavra "Wikipédia" é uma adequação lusófona da forma original anglófona sobre a fusão dos dois nomes que escrevem Wiki" + "pedia. Em português, o prefixo "Wiki", somado ao sufixo de "enciclopédia", ganhando acento diacrítico agudo no e, para atender a gramática lusófona.

Projetos Nupedia e Wikipédia

A Wikipédia foi originada do projeto Nupedia.

Nupedia e Wikipédia têm modelos diferentes de funcionamento. Nupedia primava por rígidos critérios de revisão e aprovação. Os artigos eram revistos e aprovados por reputados acadêmicos, muitos com Ph.D., e apenas em fase posterior eram publicados. Nupedia deixou de operar em setembro de 2003, com 24 artigos prontos e 74 ainda sendo revisados.

Wikipédia tem artigos redigidos de forma colaborativa. É ancorada por software próprio, o MediaWiki, desenvolvido por voluntários e sob a licença GNU/GPL e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[3][11] Assim, vários autores podem trabalhar em conjunto, editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever e revisar artigos, corrigir falhas e erros ortográficos, colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir softwares, traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões pertinentes.


Teste

Comparação com a Britannica e a Encarta

É a maior enciclopédia do mundo. Veja dados comparativos em relação às enciclopédias Britannica (B) e MSN Encarta, da Microsoft (E):

  Wikipédia Britannica Encarta
Verbetes 7,5 milhões (anglófona) 28 mil 28 mil
Artigos 3 milhões (anglófona) 120 mil 45 mil
Fundação 15 de Janeiro de 2001 1768, versão online em 2001 1993
Idiomas 257 (idiomas e dialetos) 1 (inglês) 8 (com limitações)
Acesso Ilimitado, gratuito Ilimitado, pago Ilimitado, pago
Versões Online e DVD (edição em alemão) Impressa e online CD-ROM e online
Revisão Instantânea (online). Internautas, especialistas ou não nos assuntos Anual. Editores especializados

Características de destaque

Foto recursiva do artigo da Wikipédia.
  • Seu acervo virtual, como a enciclopédia mais abrangente do planeta, "compete com o da Biblioteca do Congresso norte-americano, a segunda maior do mundo, com mais de 29 milhões de livros". Wikipédia iniciou com 5,1 mil palavras, número que subiu, em janeiro de 2006, para mais de 720 milhões; o número de imagens, no mesmo mês, também é significativo: mais de 1 milhão;
  • "… a Wikipédia já é o exemplo de wiki mais bem-sucedido da História. Se explorado comercialmente, valeria milhões de dólares.";
  • "… a Wikipédia desafia o modo convencional de lidar com propriedade intelectual, pois não há qualquer cobrança de direito autoral. Informação não tem dono, dizem os arautos dos novos tempos."
  • No modelo wiki, a História é narrada não só por renomados especialistas, mas também por anônimos (especialistas ou não) que, contudo, diariamente vivenciam os acontecimentos;
  • Em conclusão, em sua fase inicial, muitos não acreditaram no sucesso da Wikipédia. Segundo o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, "Quando foi lançada, muita gente pensou que a iniciativa não duraria quinze minutos." Mas o sucesso irrefutável da obra provou exatamente o contrário;
  • Seu êxito foi tão intenso, que Jimmy Wales pretende lançar uma versão da Wikipédia em CD-ROM, revista por especialistas;

Atualizações

Seu processo de atualização não é apenas diário: ocorre a qualquer instante, muitas vezes em tempo real, no tocante a eventos mais importantes. Sobre isso, a revista Época salienta: "O verbete sobre a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, trazia a notícia sobre a sua vitória nas eleições momentos após o anúncio oficial". É, portanto, uma enciclopédia "viva", "ágil" e "pop". Os fatores consistência e qualidade são constantemente monitorados por wikipedistas mais ativos. Um controle especial registra automaticamente a data e hora de cada última atualização. Quando surgem erros, o tempo médio atual para suas correções é de dois minutos. Graças à colaboração de voluntários, não raro consultores e editores wiki mesclam-se numa só pessoa. Como os interesses das pessoas são variadíssimos, o acervo da Wikipédia abrange várias tribos culturais.

Confiabilidade

Ver artigo principal: Confiabilidade da Wikipédia

Apesar de ser de conteúdo aberto, e, portanto, sujeito a ser editado por qualquer internauta, a Wikipédia conquistou a aprovação — no tocante à confiabilidade de suas informações — da renomada revista científica Nature, da Inglaterra, publicação que, por sua vez, goza de enorme prestígio em nível mundial. A revista britânica realizou uma pesquisa comparativa, de 50 artigos científicos, entre a Wikipédia (W) e a Enciclopédia Britannica (B). Dos artigos, 42 foram analisados por especialistas, e o resultado foi surpreendente, vez que a comparação obteve pontos semelhantes entre as duas:

  • Inconsistências por verbete (média): W = 4; B = 3; (empate técnico);
  • Erros graves: W = 4; B = 4;
  • "[…] incorreções factuais, omissões e afirmações falsas." (sic): W = 162; B = 123.

Transparência

O Wikipedia Scanner foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ele faz o cruzamento das informações de um banco de dados de IP com a lista das modificações das páginas, que já podiam ser acessadas na Wikipedia ao se clicar no link intitulado "história" no alto de uma página do site. "Nós realmente valorizamos transparência e o scanner de fato leva isso a outro nível", disse um porta-voz do site.

O Wikipedia Scanner pode ajudar a evitar que uma organização ou indivíduos editem páginas que não deveriam. A nova ferramenta virtual indica que usuários de computadores da CIA (agência de inteligência americana), do FBI, do Vaticano, do Partido Trabalhista Britânico, das Nações Unidas, da Dell Computers, do Wal-Mart, da Microsoft, e da Apple,[12] dentre muitos outros, são responsáveis por edições nos textos do site Wikipedia. [13]

Expansão do modelo wiki

Os servidores da Wikipédia rodam Ubuntu.[14][15]

O modelo wiki tem sido usado, não somente no meio editorial, mas também no de várias empresas e instituições de ensino, por imprimir agilidade e uniformidade em projetos que demandam participações de várias pessoas. Os acompanhamentos dos debates, já que ocorrem em apenas um espaço ou documento, acontecem em tempo real, e, o que não é menos importante, impossibilita a perda de dados. Devido à facilidade proporcionada pela Internet, às vezes um projeto chega a contar com a participação, paga e/ou voluntária, em centenas de países. Tal eficiência condiz com o objetivo inicial da Internet: reunir, de forma ágil, informações provenientes de inúmeros acadêmicos presentes em universidades situadas em localidades geográficas diferentes. Dinamismo que é gerador de conhecimento e de riqueza, cujas conseqüências (do ponto de vista econômico) são ainda imprevisíveis. O vigor do modelo colaboracionista na Internet (ver Web 2.0) demonstra-se pelo surgimento do software livre, magistralmente representado pelo sistema GNU/Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, e pelo projeto GNU.

Línguas

Neste momento, há 262 versões em diferentes linguagens da Wikipédia, das quais 24 têm mais de 100.000 artigos e 81 têm mais de 1.000 artigos[16]. De acordo com o Alexa, o subomínio anglófono recebe cerca de 52% do tráfego acumulado da Wikipédia, com o restante dividido entre as outras línguas (Espanhol: 19%, francês: 5%, em polonês: 3%, em alemão: 3%, japonês: 3%, Português: 2%)[17]. Em agosto de 2009, as cinco maiores Wikipédias por número de artigos, por ordem, eram a anglófona, a alemã, a francesa, a polonesa e a japonesa[18].

Uma vez que a Wikipédia é um projeto livre da internet no mundo inteiro, e, portanto, os colaboradores de uma edição podem vir de lugares diferentes e, com isso, usarem dialetos diferentes (como é o caso desta edição). Estas diferenças podem levar a alguns conflitos sobre diferenças de grafia (por exemplo trem ou comboio, goleiro ou guarda-redes[19]) ou pontos de vista[20]. Embora nas várias edições de idiomas são mantidas as políticas mundiais, da Wikimedia Foundation, como o "ponto de vista neutro", elas divergem em alguns pontos da política e da prática, principalmente em se imagens que não são licenciadas podem ser utilizadas livremente sob uma alegação de fair use.[21][22][23]

Jimmy Wales descreve a Wikipédia como "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre da mais alta qualidade possível para cada pessoa no planeta em sua própria língua"[24]. Embora cada edição possui funções de línguas mais ou menos independentes, alguns esforços estão sendo feitos para supervisionar todos eles. Eles são coordenados, em parte, pelo Meta-Wiki, pela Wikimedia Foundation (dedicada à manutenção de todos os seus projetos, Wikipedia e outros)[25]. Por exemplo, o Meta-Wiki fornece estatísticas importantes em todas as versões da Wikipédia[26], e mantém uma lista dos artigos essenciais, que devem constar em todas as edições do projeto[27].

Artigos traduzidos representam apenas uma pequena porção de artigos na maioria das edições, em parte porque a tradução automática de artigos não é permitida[28]. Artigos disponíveis em mais de uma língua pode oferecer links chamados de "InterWikis", com ligações para o mesmo artigo em outra língua.

Colaboradores

A Wikipédia rege-se pela imparcialidade.

Chama-se de wikipedista[29] ou wikipediano, cada editor ativo da enciclopédia livre Wikipédia. Os termos wikipedista e wikipediano, são neologismos derivados das palavras Wikipedia e wikipedian. Diz-se wikipedian em inglês, wikipediano em italiano e assim por diante. Cada língua tem criado sua própria derivação, de acordo com a sua cultura e com o uso cotidiano nos bastidores das edições da enciclopédia online.

Alguns apelidos para os wikipedistas

Na convivência editorial, criaram-se alguns apelidos para designar alguns estereótipos de wikipedistas. Alguns exemplos são:

  • Wikipedicaólicos (do inglês wikipedicaholics = wikipedi[a] + aholic[s] (addicted to something) = dependente[s] de ou viciado[s] em algo): viciados na Wikipédia, fiscalizam, sempre que possível, e muitas vezes constantemente, a qualidade dos verbetes via correções de erros de informações. Também criam novos artigos e/ou executam revisões gramaticais dos textos e/ou verificam-lhe a consistência.
  • Vândalos: tumultuadores do projeto, exercem ações prejudiciais, como eliminação de informações, inclusão intencional de erros, acréscimo de dados inconsistentes com o tema etc.

Censura

Em Dezembro de 2008 o Internet Watch Foundation, organização que lista sites que possuem material ilegal ou potencialmente ilegal, adicionou a sua lista de sites perigosos a wikipedia. Com isso seis dos maiores servidores de internet do Reino Unido usam o site para bloquear páginas perigosas, e com isso 95% das residências do país ficou impossibilitada de acessar o site.

Referências

  1. a b A Wikipédia está disponível em 257 edições. Desse total, 3 delas estão com a base de dados bloqueada, não podendo ser editadas. Para mais informações consulte Wikipédia em outras línguas.
  2. A pronúncia em português do Brasil: (pronúncia)
  3. a b «Wikimedia community approves license migration». Wikimedia Foundation. Wikimedia Foundation. Consultado em 21 de maio de 2009 
  4. Wikipedia agora utiliza licenças Creative Commons
  5. Número total de artigos: 7 590 982 em 19 de Junho de 2007 conforme List of Wikipedias (em inglês).
  6. Número de artigos em língua inglesa: 2 122 412 em 11 de Dezembro de 2007 conforme List of Wikipedias (em inglês).
  7. Estatísticas de acesso diário (visits per day)
  8. Alexa.com - Wikipedia: Daily reaches
  9. Jimmy Wales, Wikipedia is an encyclopedia, 8 de Março de 2005, <wikipedia-l@wikimedia.org>
  10. Richard Stallman (1999). «The Free Encyclopedia Project». Free Software Foundation 
  11. Wikipedia agora utiliza licenças Creative Commons
  12. [1]
  13. FILDES, Jonathan. Site indica que a CIA e o Vaticano editaram a Wikipedia. BBCBrasil.com 15 de agosto, 2007 - 23h21 GMT (20h21 Brasília)
  14. «Wikipedia simplifies IT infrastructure by moving to one Linux vendor» (em inglês). 9 de outubro de 2008. Consultado em 17 de junho de 2009  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  15. «Wikipedia adopts Ubuntu for its server infrastructure» (em inglês). 9 de outubro de 2008. Consultado em 17 de junho de 2009  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  16. «Statistics». English Wikipedia. Consultado em 21 de junho de 2008 
  17. Alexa - Estatísticas de tráfego do domínio wikipedia.org
  18. «Wikipedia:Multilingual statistics». English Wikipedia. Consultado em 23 de dezembro de 2007 
  19. «spelling». Manual of Style. Wikipedia. Consultado em 19 de maio de 2007 
  20. «Countering systemic bias». Consultado em 19 de maio de 2007 
  21. «Fair use». Meta wiki. Consultado em 14 de julho de 2007 
  22. «Images on Wikipedia». Consultado em 14 de julho de 2007 
  23. Fernanda B. Viégas (3 de janeiro de 2007). «The Visual Side of Wikipedia» (PDF). Visual Communication Lab, IBM Research. Consultado em 30 de outubro de 2007 
  24. Jimmy Wales, "Wikipedia is an encyclopedia", March 8, 2005, <Wikipedia-l@wikimedia.org>
  25. «Meta-Wiki». Wikimedia Foundation. Consultado em 24 de março de 2009 
  26. «Meta-Wiki Statistics». Wikimedia Foundation. Consultado em 24 de março de 2008 
  27. «List of articles every Wikipedia should have». Wikimedia Foundation. Consultado em 24 de março de 2008 
  28. «Wikipedia: Translation». English Wikipedia. Consultado em 3 de fevereiro de 2007 
  29. Folha da Região: Wikipédia: de tudo um pouco: "(…) Para ser um wikipedista, ou colaborador neste projeto, (…)"

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias

Ligações externas

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA ak:Wikipedia