Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz
KAAirport-NT.JPG
IATA: JED - ICAO: OEJN
Tipo Público
Administração Autoridade Geral de Aviação Civil
Serve Jidá, Arabia Saudita
Localização Não disponível
Inauguração 1980


Altitude 15 m (49 ft)
Movimento em 2012 26,3 milhões passageiros
265.600 t
246.500 aéreo
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
16L/34R 3 690 m (12 106 ft) Asfalto
16C/34C 3 299 m (10 823 ft) Concreto
16R/34L 3 800 m (12 467 ft) Concreto

O Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz (árabe: مطار الملك عبدالعزيز الدولي) ou KAIA é um aeroporto situado ao norte de Jeddah, na Arábia Saudita. Nomeado após o Sultan bin Salman bin Abdulaziz al-Saud, da Arábia Saudita, o aeroporto é o terceiro maior no país.

A construção do aeroporto KAIA começou em 1974, e foi finalizada em 1980. Finalmente, em 31 de maio de 1981, o aeroporto abriu para o serviço.

Devido à proximidade de Jidá a Meca, a cidade santa do Islã, o aeroporto tem uma característica em particular: o Terminal Hajj especialmente construído para lidar com estrangeiros peregrinos destinados a Meca para tomar parte nos rituais anuais associados ao Hajj. Muitas companhias aéreas de países muçulmanos e não muçulmanos têm utilizado o Terminal Hajj, fornecendo a capacidade necessária para transportar peregrinos para a Arábia Saudita. Ele foi concebido pela empresa arquitetônica S.O.M.

O Terminal Norte do aeroporto em Jidá é utilizado por todas as linhas aéreas estrangeiras. O Terminal Sul foi reservada para uso exclusivo da Saudi Arabian Airlines até 2007, quando também a propriedade privada das Flynas e Sama foi dada permissão para usar este terminal. O Aeroporto Jidá-KAIA serve como uma importante plataforma para a Saudia.

O Terminal Hajj do Aeroporto Jidá estima-se, em cinco milhões de pés quadrados (465.000 m²), o quarto maior terminal aéreo do mundo após Aeroporto Internacional de Pequim, Aeroporto Internacional de Dubai, e Aeroporto Internacional de Hong Kong. Abrange mais de 405.000 m² e é conhecida por sua tenda em forma de telhado. O telhado do Terminal 3 não é realmente uma tenda, mas uma cor branca de fibra. Os peregrinos do Terminal Hajj oferece muitas facilidades, incluindo uma mesquita, e pode acomodar 80.000 viajantes, ao mesmo tempo.

Linhas Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Terminal Norte[editar | editar código-fonte]

Terminal Sul[editar | editar código-fonte]

  • Nas Air (Saudi Arabia) (Abu Dhabi, Alexandria, Beirut, Gassim, Riyadh, Sharjah)
  • Sama Airlines (Alexandria, Dammam, Sharjah)
  • Saudi Arabian Airlines (Abha, Abu Dhabi, Addis Ababa, Alahsa, Al Baha, Alexandria, Algiers, Amman, Arar, Asmara, Athens, Bahrain, Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing-Capital, Beirut, Bisha, Cairo, Casablanca, Chennai, Colombo, Dakar, Damascus, Dammam, Dawadmi, Delhi, Dhaka, Doha, Dubai, Frankfurt, Gassim, Geneva, Gurayat, Hafr Al-Batin, Hail, Hong Kong, Hyderabad, Islamabad, Istanbul-Atatürk, Jakarta, Jizan, Johannesburg, Jouf, Kano, Karachi, Kochin, Kuala Lumpur, Kuwait City, Lahore, London-Heathrow, Madinah, Malaga, Manchester, Manila, Milan-Malpensa, Mumbai, Munich, Muscat, Najran, Nairobi, New York-JFK, Nice, Paris-Charles de Gaulle, Peshawar, Qaisumah, Rafha, Riyadh, Rome-Fiumicino, Sanaa, Sharjah, Sharurah, Singapore, Tabuk, Taif, Tehran-Imam Khoemeini, Tunis, Turaif, Wadi al Dawasir, Washington-Dulles, Wedjh, Yanbu).

Novas Linhas Aéreas e Rotas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]