Chris Vrenna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chris Vrenna
Chris Vrenna.jpg
Chris Vrenna e sua mulher Carrie
Informação geral
Nome completo Chris Alan Vrenna
Nascimento 23 de Fevereiro de 1967
Origem Erie, Pensilvânia
País EUA
Gênero(s) Industrial, Electrónica, Rock Alternativo
Instrumento(s) bateria, piano, sintetizador
Período em atividade 1980
Gravadora(s) Six Degrees Records, Waxploitation
Afiliação(ões) Marilyn Manson, Tweaker,Nine Inch Nails, Die Warzau, Stabbing Westward, Jack Off Jill, Skinny Puppy, KMFDM, Billy Corgan

Chris A. Vrenna (Erie, Pensilvânia, 23 de Fevereiro de 1967) é um músico estadunidense. Ganhou o prémio Grammy como produtor, engenheiro, remixer, e fundador da banda eletrônica Tweaker. Vrenna tocou também bateria para a banda de rock industrial Nine Inch Nails desde 1989 a 1997.

Em meados do fim dos anos 80' Chris foi para Chicago, e rapidamente tornou-se parte da música industrial de Chicago e esteve, durante pouco tempo, membro dos Die Warzau e Stabbing Westward.

Mais tarde Vrenna voltou a "conectar-se" com Trent Reznor, quem ele conheceu no início de 1980, quando ambos estavam em Cleveland,Ohio na banda Exotic Birds. Também fez uma turnê como baterista para os KMFDM durante a era de turnês Money, em 92. Ele actualmente está gravando com o nome Tweaker, e já criou dois álbuns com esse nome, The Attraction To All Things Uncertain (2001) e 2am Wakeup Call (2004). Tweaker escolheu as datas no Norte da América com Skinny Puppy em 2004.

Como produtor, remixer ou engenheiro, Vrenna trabalhou para Rammstein, The Rasmus, U2, Weezer, P.O.D., David Bowie, Cold, underwater, Scarling, The Smashing Pumpkins, Hole, Marilyn Manson, Rob Zombie, Green Day, Adema,the Wallflowers, e para a banda rock japonesa Dir en grey. Ele também trabalhou com a banda de underground industrial Pigface e produziu músicas e álbuns para bandas underground girl TCR, Jack Off Jill, e Rasputina.

Chris Vrenna também fez músicas para alguns jogos, tais como Doom 3 (como produtor com Clint Walsh), Quake 4, American McGee's Alice (com voz adicional de Jessicka Jack Off Jill/Scarling.), Enter the Matrix, Sonic The Hedgehog, Area 51, e Need for Speed Most Wanted. Em 2004 ele começou a trabalhar na banda sonora em Tabula Rasa um jogo multiplayer online. Ele ajudou também a compor a música-tema para a série animada Xiaolin Showdown.

Ele pode ser visto atuando em alguns video-clipes, tais como Gave Up, Wish, e March of the Pigs do Nine Inch Nails na compilação de vídeos Closure, e também fez uma breve aparecimento no The Perfect Drug.

Vrenna ganhou um prémio Grammy como membro do Nine Inch Nails para o "Best Metal Performance" para Happiness in Slavery em 95, para a execução ao vivo dessa música no Woodstock de '94.

Chris foi programador de Billy Corgan durante 4 meses em 1997. Enquanto ele esteve na turnê com o Smashing Pumpkins, Vrenna recebeu uma chamada de Axl Rose, que o convidou para passar algum tempo com o Guns N' Roses. "Eu passei algumas semanas, mas então decidi que não queria entrar na banda ", disse Vrenna.

Vrenna foi escolhido para assumir as responsabilidade de baterista do Marilyn Manson depois de Ginger Fish ser ferido em 2004. Atualmente Vrenna é o tecladista do Marilyn Manson.