Dólmã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dólman)
Dólmã militar.

O dólmã (do turco dólman: "túnica"[1]) é uma espécie de túnica militar muito ornamentada.

No Brasil, essa vestimenta passou a ser usada após a Proclamação da República, procurando-se dar uma nova imagem aos uniformes militares.

Uso do Dólmã[editar | editar código-fonte]

Dólmã de cozinheiro.

Juntamente com a toque blanche, é tradicionalmente utilizado por chefs e mestres confeiteiros e padeiros por tradição herdada de Auguste Escoffier, o "Imperador dos Chefs" e codificador da Gastronomia. De acordo com o Dicionário Aurélio brasileiro O Dólmã (Casaco curto e justo, usado pelos militares.) é um substantivo masculino portanto devemos chamá-lo de O Dólmã ou um Dólmã. [2]

Apesar das histórias de sua origem se confundirem, a mais próxima da verdade e comprovada através de relatórios históricos seja a de que - Quando a família Real Médici dominava o centro norte da Itália e era ameaçada por várias outras famílias, resolveu treinar sua equipe de cozinha militarmente para a proteção do Castelo da Família, e criou uma "Brigada de Cozinha" termo que usamos até hoje e que derivou da Vida Militar ( Brigada - Conjunto de Pelotões). Como as mulheres da Família Médici casaram com diversos nobres e reis da Europa, e na Cultura Italiana da época, quem mandava na cozinha eram as mulheres da família, essa tradição se perpetuou por toda a Europa durante os séculos XIV, XV e XVI, passando a ser uma tradição e um protocolo dentro da Cozinha. Umas das Mulheres Médici que mais vemos nos registros da História da Gastronomia é a Grande "Catarina de Médici" que ao casar com o Duque de Orleans, levou pra França , receitas clássicas e a moda dos Dólmãs.

A partir do século XVIII o uso do dólmã se tornou um protocolo oficial nas cozinhas nobres e profissionais da França e da Itália e lá ainda esse protocolo existe e é respeitado....O Dólmã, além de um protocolo, é também um uniforme e um EPI para sua proteção.

Referências

  1. «American Heritage Dictionary - Dolman entry». Consultado em 2 de agosto de 2013. Arquivado do original em 12 de abril de 2001 
  2. [https://www.dicio.com.br/dolma/ «D�lm�»]. Dicio. Consultado em 10 de dezembro de 2018  replacement character character in |titulo= at position 2 (ajuda)

Chef Paulinho Pecora. O Significado do uso do Dólmã por um verdadeiro Chef de Cozinha. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-significado-do-uso-d%C3%B3lm%C3%A3-por-um-verdadeiro-chef-de. Acesso em: 10 dezembro 2018.

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.