Donald O'Connor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Donald O'Connor no trailer do filme I Love Melvin (1953).

Donald David Dixon Ronald O’Connor (28 de agosto de 192527 de setembro de 2003) foi um dançarino, cantor e ator estadunidense e que ficou famoso internacionalmente ao protagonizar vários musicais cinematográficos, principalmente Singin' in the Rain em 1952 ,ao lado de Gene Kelly e Debbie Reynolds.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O bailarino e compositor Donald O’Connor, nascido em Chicago em 1925, sempre viveu próximo ao espetáculo. Membro de uma família tradicionalmente ligada ao vaudeville, o pequeno Donald estreou em cena no final dos anos 20 e, como ator infantil, trabalhou em filmes desde os 12 anos: em “Beau Geste” foi Gary Cooper menino. Seu aspecto juvenil contribuiu definitivamente para que fosse encaixado em papéis de “menino bonzinho e bem-educado” durante toda a década de 40, quando protagonizou para o Estúdio Universal alguns pequenos musicais e comédias de segunda linha.

Seu momento de glória chegou em 1952, ano em que atuou em “Cantando na Chuva” com Gene Kelley e Debbie Reynolds. Seus volteios e saltos mortais se tornaram uma marca registrada. “Make’em Laugh” ficou na memória de todos os espectadores.

Entre seus filmes mais destacados, encontram-se os muitos da série com a mula Francis, “Mula Falante”, “O Mundo da Fantasia”, “O Palhaço que não ri”, em que encarna Buster Keaton, a antologia “Isto era Hollywood” e “Na época do Ragtime”. Em 1997, participou de “Dois Parceiros em Apuros”, de Martha Coolidge, com Jack Lemmon e Walter Matthau. Foi seu último filme.

Em certo momento, assim definiu sua particular relação com o show business: “Nasci e fui educado para entreter os outros. Escutei risos, aplausos e senti muita tristeza.”

Faleceu em 27 de setembro de 2003, de insuficiência cardiorrespiratória, na Califórnia, aos 78 anos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.