Hanford Site

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1960 - Reatores nucleares alinham-se ao longo do rio Columbia.

Hanford Site é uma instalação nuclear desativada localizada às margens do rio Columbia, no estado de Washington, e operado pelo Governo Federal dos Estados Unidos. O sítio fora conhecido por vários nomes, dentre os quais Hanford Works, Hanford Engineer Works, Hanford Nuclear Reservation (HNR) e Hanford Project. Estabelecido em 1943 na cidade de Hanford, como parte do Projeto Manhattan, ele abrigava o Reator B, o primeiro do mundo para a produção de plutônio em larga escala.[1] O plutônio lá produzido fora utilizado na primeira bomba nuclear, testada no sítio Trinity, e na bomba "Fat Man", detonada sobre Nagasaki, Japão.

Durante a Guerra Fria o projeto foi expandido para abrigar nove reatores nucleares e cinco grandes complexos de processamento de plutônio, o qual fora utilizado em cerca de sessenta mil armas do arsenal nuclear norte-americano.[2] [3] A tecnologia nuclear desenvolveu-se rapidamente durante esse período e os cientistas de Hanford lograram marcos notáveis nesse segmento. Todavia, muitos dos métodos de segurança e descarte de lixo revelaram-se inadequados. Documentos do Governo confirmaram que as operações de Hanford liberaram quantidades significativas de materiais radioativos no ar e no rio Columbia, ameaçando a saúde dos residentes e o ecossistema.[4]

Os reatores de fins militares foram desativados no final da Guerra Fria, mas seu período de atividade deixou 204.000 m³ de lixo radioativo de alto nível - dois terços do total armazenado no país - [5] que remanesce no sítio.[6] Atualmente, Hanford é o sítio nuclear mais contaminado dos Estados Unidos[7] [8] e o foco da maior campanha nacional de limpeza ambiental.[2] Enquanto a maior parte de sua atividade está relacionada ao projeto de limpeza, ele também abriga uma usina nuclear comercial - Columbia Generating Station - e vários centros de pesquisa e desenvolvimento científico tais como o Pacific Northwest National Laboratory e o LIGO Hanford Observatory.

Referências

  1. B Reactor Departamento de Energia dos Estados Unidos. Visitado em 12 de janeiro de 2009.
  2. a b Hanford Site: Hanford Overview Departamento de Energia dos Estados Unidos. Visitado em 12 de janeiro de 2009.
  3. "Science Watch: Growing Nuclear Arsenal", The New York Times, 28 de abril de 1987. Página visitada em 12 de janeiro de 2009.
  4. An Overview of Hanford and Radiation Health Effects Hanford Health Information Network. Visitado em 12 de janeiro de 2009.
  5. Harden, Blaine, Dan Morgan. "Debate Intensifies on Nuclear Waste", Washington Post, 2 de junho de 2007, p. A02. Página visitada em 12 de janeiro de 2009.
  6. Tank Waste Disposal Project Washington Department of Ecology. Visitado em 12 de janeiro de 2009.
  7. Dininny, Shannon. "U.S. to Assess the Harm from Hanford", Seattle Post-Intelligencer, The Associated Press, 3 de abril de 2007. Página visitada em 12 de janeiro de 2009.
  8. Schneider, Keith. "Agreement for a Cleanup at Nuclear Site", The New York Times, 28 de fevereiro de 1989. Página visitada em 12 de janeiro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hanford Site
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.