Henrique V, Sacro Imperador Romano-Germânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique V
Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
Die deutschen Kaiser Heinrich V.jpg
Henrique V
Governo
Vida
Nascimento 11 de agosto de 1086
Goslar, Alemanha
Morte 23 de maio de 1125 (38 anos)
Utrecht, Países Baixos
Sepultamento Catedral de Speyer
Pai Henrique IV, Sacro Imperador Romano-Germânico
Mãe Berta de Saboia

Henrique V (em alemão Heinrich V) (1081 - 23 de maio de 1125) foi imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Forçou a abdicação em 1105 de seu pai, Henrique IV, e obteve a sua eleição como rei, sendo coroado Imperador em 1111. Foi o quarto e último governante da dinastia saliana.

Henrique IV e Henrique V.

Apesar do apoio inicial do papa à sua coroação, Henrique continuou com a Questão das Investiduras, começada por seu pai, opondo-se à insistência do Papa em controlar todas as investiduras eclesiásticas na Germânia. Henrique invadiu a Itália duas vezes. A primeira, em 1110 designou o antipapa Silvestre IV para a chefia de Roma e a segunda, em 1116, atribuiu o cargo a Gregório VIII, ambos contrários ao papa Pascoal II e seu partido dos guelfos. Mas, com a eleição do novo papa pelos seus opositores terminou por celebrar a Concordata de Worms (1122), um compromisso pelo qual o papa investiria os bispos nos cargos eclesiásticos e o Imperador lhes concederia os direitos seculares.

Em 1114, em Mogúncia, casou-se com Matilde, filha de Henrique I de Inglaterra. Não tiveram filhos, terminando assim a dinastia saliana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Henrique IV
Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
11111125
Sucedido por
Lotário II