Ilha Baker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Baker, veja Baker (desambiguação).
Mapa da Ilha Baker

A Ilha Baker (em inglês: Baker Island, pronunciado: [ˈbeɪkər ˈaɪlənd]) é um atol desabitado localizado logo ao norte do equador no Oceano Pacífico central, coordenadas 0°13' N e 176°31' O, a aproximadamente 3100 km (1675 milhas náuticas) a sudoeste de Honolulu. Está quase na metade do caminho entre o Havaí e a Austrália. Geograficamente, forma com a Ilha Howland as Ilhas Fénix.

O Refúgio Nacional da Vida Selvagem da Ilha Baker consiste em uma ilha de 405 acres (1,64 km²) e em 30.504 acres (123,45 km²) de terras circunvizinhas submersas. A ilha é agora um Refúgio Nacional de Vida Selvagem, dirigido pela U.S. Fish and Wildlife Service como uma área insular, sob a coordenação da U.S. Department of the Interior. A ilha Baker é um território dependente e desorganizado dos Estados Unidos.

Sua defesa é responsabilidade dos Estados Unidos. Apesar de desabitada, é possível fazer visitas públicas à ilha, porém somente com autorização da U.S. Fish and Wildlife Service e geralmente restritas a cientistas e educadores. O atol é anualmente visitado pela U.S. Fish and Wildilife Service e pela Guarda Costeira Estadunidense.

História

Ruínas do antigo povoado de Meyerton

Os Estados Unidos tomaram posse da ilha em 1857, reivindicada pelo Ato das Ilhas Detentoras de Guano de 1856. Companhias estadunidenses e britânicas começaram a extrair guano durante a segunda metade do século XIX. Em 1935, foi iniciada uma tentativa de colonizar a ilha, com uma população de quatro pessoas no povoado de Meyerton - do mesmo modo como foi feito na Ilha Howland - mas foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial e conseqüentemente abandonada. Em 1964, os felinos selvagens foram extintos da ilha.

Civis americanos esvaziaram a ilha em 1942 após ataques aéreo-navais japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Baker foi ocupada pelo Exército Estadunidense durante a mesma guerra, mas abandonada depois de seu fim. Resquícios de estruturas e um cemitério foram o que sobrou do último vilarejo da ilha, que jazia próximo ao meio da costa oeste.

Geografia

Vista aérea da Ilha Baker

Localizada no Oceano Pacífico Norte, 0°13'N e 176°31'O, a pequena ilha tem somente 1,64 km² (405 acres) de área e 4,8 km de litoral. O clima é equatorial, com baixos índices pluviométricos, ventos constantes e sol forte. O terreno, arenoso, é de baixa altitudes: uma ilha de corais circundada por uma estreita faixa de recifes com uma depressão na parte central. O ponto mais alto dista 8 metros do nível do mar.

Não há água natural na ilha, nem tampouco árvores. Sua escassa vegetação consiste em gramados, videiras e pequenos arbustos. O atol serve, principalmente, como ninho, poleiro e local de alimentação a aves marinhas e costeiras, e à vida marinha em geral.

Os EUA reclamam uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 km) e um mar territorial de 12 milhas náuticas (22 km).

O fuso horário da ilha é o UTC -12. A ilha é desabitada.

Transporte

Não há cais nem portos na ilha, somente ancoradouros próximos à costa. Há uma área de acostamento de barcos junto ao meio da costa oeste. Ainda há, em terra, uma pista de 1665 m, construída para uso durante a Segunda Guerra Mundial. Abandonada, está agora completamente coberta pela vegetação e totalmente inutilizável.

Perigos naturais: a estreita faixa de recifes que cerca a ilha pode tornar-se um risco, apesar de haver um farol diurno próximo ao meio da costa oeste.

Ver também

Predefinição:Divisões EUA