Imprensa gratuita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Imprensa gratuita é o conjunto de jornais e revistas distribuídos gratuitamente aos leitores. A maior parte dos diários gratuitos são distribuídos unicamente nos dias úteis, e as suas receitas provém exclusivamente da publicidade publicada, por isso mesmo em geral mais visível que na imprensa tradicional.

História[editar | editar código-fonte]

No Mundo[editar | editar código-fonte]

Desde que há imprensa que há distribuições gratuitas de material impresso, sobretudo propaganda política ou comercial. Mas a história da imprensa de distribuição gratuita que obedece às regras do jornalismo é bastante mais recente. Crê-se que o primeiro jornal diário gratuito do mundo seja o Contra Costa Times [1], fundado em 1947 na Califórnia, Estados Unidos da América. Na Europa o primeiro foi o sueco Metro [2], fundado em 1995, e que actualmente conta com várias edições internacionais, incluindo três em Portugal e uma no Brasil.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Fundado em 2004, o Destak [3] foi o primeiro diário gratuito português. Segundo a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem, no seu último relatório disponibilizado (Janeiro-Outubro 2008), é actualmente o terceiro jornal diário de maior tiragem, com 164 mil exemplares, tem 3 edições (Nacional, Porto e Lisboa) e é distribuído em 8 cidades. O seu grande rival é o Metro, que é editado em Portugal também desde 2004. O Metro conta com 170 mil exemplares de tiragem média, segundo o mesmo relatório.

Em Setembro de 2007, foi lançado o Global Notícias, extinto em 2010[1] . Pertencente ao Grupo Controlinveste Media, o Global chegou a ser líder de mercado em tiragem, com 202 mil exemplares; em pouco mais de um ano de existência, já havia expandido sua área de influência ao Porto, Aveiro, Braga, Leiria e Faro, para além de, naturalmente, Lisboa.

Também neste mês, foi lançado o Meia Hora (extinto em Setembro de 2010), que chegou a registar uma tiragem média de 66 mil exemplares.

Além destes existe um diário gratuito económico, o OJE (que sendo distribuído gratuitamente, também permite a assinatura paga por correio e indica o preço de 1 cêntimo em cada exemplar) e um desportivo, o Diário Desportivo, que entretanto encerrou. Em Junho de 2007 foi anunciada a criação de um novo diário gratuito, Diário da Cidade, a ser distribuído na região autónoma da Madeira.[2]

Antes destes títulos diários, existiam já vários títulos gratuitos de periodicidade superior, desde boletins municipais a revistas e jornais de cariz religioso, nomeadamente evangélico. Um dos primeiros títulos semanais a obedecer a regras comerciais semelhantes às dos diários foi o semanal local de Vila Nova de Famalicão O Povo Famalicense, editado desde 1999. Em Outubro de 2007, foi lançado o primeiro semanário nacional gratuito, o Mundo à Sexta detido pela Sonaecom e distribuído com os jornais diários pagos Público e A Bola, além da habitual distribuição de rua e ainda nos hipermercados do mesmo grupo financeiro. Este jornal, suspendeu as suas edições em Janeiro de 2009.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em São Paulo são distribuídos dois diários gratuitos, uma edição local do sueco Metro e outra do português Destak [4]. Além de um jornal semanal, O Giro SP [5]

Principais jornais gratuitos de língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

Desde Título País Periodicidade Temática Edições
1996 Jornal da Região  Portugal Semanário Regional Lisboa, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras e Almada
1999 O Povo Famalicense  Portugal Semanal Local Vila Nova de Famalicão
2001 Destak  Portugal Diário Generalista Nacional, Lisboa e Porto
2004 Metro  Portugal Diário Generalista Nacional, Lisboa e Porto
2006 Destak  Brasil Diário Generalista São Paulo
2006 OJE  Portugal Diário Economia Lisboa
2007 Diário Desportivo  Portugal Diário Desporto Nacional
2007 Diário Cidade[2] ...  Portugal Diário Regional
2007 MundÁfrica[3] ...  Portugal Mensal África lusófona
2007 Giro SP  Brasil Semanário Generalista São Paulo
2007 Metro  Brasil Diário Generalista São Paulo
2007 Meia Hora  Portugal Diário Generalista Lisboa e Porto
2007 Raia Rural  Portugal/Flag of Spain.svg Espanha Mensal Regional Transfronteiriça
2007 Global Notícias  Portugal Diário Generalista Lisboa
2007 O Mundo à Sexta  Portugal Semanário Generalista Nacional
2007 O Balcão  Portugal Semanário Local Braga
2007 Revista Goma  Brasil Mensal Música Eletrônica Brasil
1999 Jornal ShowRiso  Brasil Mensal Bom Humor Curitiba/PR
2010 Jornal Expresso  Brasil semanal Noticias Fortaleza/CE

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências