Juliette Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Juliette Lewis
Lewis no Festival de TriBeCa, 2010
Nome completo Juliette L. Lewis
Nascimento 21 de junho de 1973 (41 anos)
Los Angeles, Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Ocupação atriz, cantora
Página oficial
JulietteAndTheLicks.com

Juliette L. Lewis (21 de junho de 1973, Los Angeles, Califórnia)[1] é uma atriz e cantora estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primórdios[editar | editar código-fonte]

Lewis nasceu em Los Angeles, Califórnia. Seu pai é o ator Geoffrey Lewis e sua mãe, Glenis Batley, é designer gráfica; seus pais se divorciaram quando tinha dois anos de idade. Tem dois irmãos, Lightfield e Peter, e duas irmãs, Dierdre e Brandy. Lewis queria ser atriz desde os seis anos de idade, e estreou na TV aos doze.

Juliette Lewis e o Juliette and the Licks no Eurockéennes, 2007.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Lewis participou de mais de quarenta longa metragens e filmes feitos para a TV. Foi indicada aos Oscar de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) em 1992 pelo filme Cape Fear. Foi também indicada ao Emmy em 2001, por seu desempenho em My Lousiana Sky.

Lewis tem uma carreira paralela de cantora, liderando o grupo Juliette and the Licks, lançando vários álbuns. Entre seus colaboradores está a compositora Linda Perry. Lewis participou inclusive de três faixas do CD Always Outnumbered, Never Outgunned, do grupo de música eletrônica The Prodigy. Em 2006 foi incluída na lista de "Mulheres mais quentes do Rock" da revista Bender[2] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Aos 14 anos de idade abandonou os seus pais e foi viver com a família de uma amiga, a atriz Karen Black, antes de mudar-se para o seu próprio apartamento. Abandonando também o colegial, acabou entrando em verdadeiros problemas com a lei, por dirigir ilegalmente aos 15 anos e também por ser presa em uma boate por ser menor de idade. Aos 20 anos, acabou indo para uma clínica de reabilitação devido aos seu vício em drogas.[3]

Lewis namorou o ator Brad Pitt por alguns anos, co-estrelando com ele os filmes Kalifornia e Too Young to Die?. Se casou com o skatista profissional Steve Berra em 1999, divorciando-se pouco depois.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Como Juliette & The Licks[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

  • 2009: Terra Incognita

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Juliette and the Licks f1774975.jpg

Premiações[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Juliette Lewis