Kirk Hammett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kirk Hammett
Kirk Hammett Madrid 2009
Informação geral
Nome completo Kirk Lee Stuart Hammett
Também conhecido(a) como The Ripper
Nascimento 18 de novembro de 1962 (51 anos)
Origem São Francisco, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, thrash metal, hard rock, speed metal
Instrumento(s) Guitarra, baixo, Sitar
Modelos de instrumentos ESP KH-2, ESP M-2, ESP KH-DC, Gibson Les Paul.
Período em atividade 1978 – atualmente
Afiliação(ões) Metallica, Exodus, Spastik Children, Joe Satriani

Kirk Stuart Lee "The Ripper" Hammett (São Francisco, Califórnia, 18 de novembro de 1962) é um guitarrista americano da banda de heavy metal Metallica, desde 1983 tido como um virtuoso do instrumento. Hammett foi escolhido como 11° melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e em muitas outras listas aparece sempre no Top 20.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Filho de mãe filipina e pai irlandês, Kirk teve o primeiro contato com os seus irmãos e primos, em especial com o seu irmão Rick, a uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana. Pelo que vemos há alguns anos, Hammett chegou bem perto de seus ídolos, ao tocar na banda Metallica.[2]

Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi, nada mais, nada menos, que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto.

No começo dos anos 80, Kirk comprou sua primeira Fender Stratocaster, a guitarra de seus sonhos, e se tornou um verdadeiro fanático em busca do som perfeito. O guitarrista costumava desmontar todos os seus instrumentos, misturando as partes para ver qual combinação soaria melhor até que comprou uma Gibson Flying V e a busca terminou. Para comprar um amplificador melhor (um Marshall), Kirk também trabalhou por um tempo em um Burger King de São Francisco. Nessa mesma época ele fundou o Exodus (banda) com o finado vocalista Paul Baloff[3]

Na banda Metallica[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1983, Lars Ulrich ligou para Kirk, convidando-o para a banda. Kirk não pensou duas vezes e gastou suas economias em uma passagem aérea para Nova Jersey onde o Metallica estava. No dia 9 de abril, Dave Mustaine foi demitido da banda, fundando pouco tempo depois o Megadeth.

No dia 14 de abril do mesmo ano, Kirk fez seu primeiro ensaio com o Metallica. Por ter um estilo mais europeu de tocar heavy metal — melódico, muito técnico e rápido — foi aprovado de imediato.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Kirk costuma usar muitos padrões de escalas em grupo ternário ou quaternário. Uso alternado da sexta maior e da sexta menor da escala, por exemplo, se a escala é lá menor natural (que contém a sexta menor, nota fá) ele às vezes a substitui pela sexta maior (nota fá#) que transforma a escala menor natural em modo dórico.

Muitos solos de Kirk fazem uso de arpejos simples tocados em duas cordas adjacentes como em Fade to Black. Muitos bends e poucos harmônicos. Frases com cordas soltas como em The God That Failed.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Death Angel[editar | editar código-fonte]

Headbanged[editar | editar código-fonte]

Exodus[editar | editar código-fonte]

Metallica[editar | editar código-fonte]

Aparições[editar | editar código-fonte]

  • Hammett tocou guitarra na musica "If Rap Gets Jealous", do cantor rapper K'naan.
  • Hammett apareceu em um episódio da série de comedia "Jon Benjamin Has a Van".
  • Hammett foi destaque fazendo os papéis de guitarra na musica "Trinity", ao lado do também guitarrista Carlos Santana.
  • Hammett e o vocalista James Hetfield do Metallica participaram da série de desenho animado Space Ghost Coast to Coast, no 29º episódio "Jacksonville", da 3ª temporada transmitida pelo canal Cartoon Network.

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Referências