Metrô do Cariri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Metrô do Cariri é operado pela Metrofor e, em sua primeira fase, possui 9 estações e uma linha de 13,6 km de extensão. A expectativa é de que transporte cerca de 5 mil usuários por dia. A linha entrou em operação de forma experimental no dia 1 de dezembro de 2009.[1]

Este sistema interliga as cidades do Crato e de Juazeiro do Norte entre si e é servido por composições do tipo VLT. O custo inicialmente previsto para a implantação deste projeto era de R$ 13.223.522,32, valor posteriormente atualizado para R$ 25.190.720,90[2] .

Sua implantação remodelou 13,6 km de malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições possam atingir maior velocidade entre as estações. Em Juazeiro foram construídas cinco estações e no Crato mais quatro.

Em uma futura fase esta linha será estendida até o município de Barbalha, ao sul de Juazeiro do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

No final de 2006, o então governador do Ceará Lúcio Alcântara anunciou a construção do Trem do Cariri, posteriormente rebatizado de Metrô do Cariri. A inauguração estava prevista para fevereiro de 2007, porém em janeiro as obras foram paralisadas em virtude da mudança do governador do estado, somente sendo retomadas em junho de 2007.

O Metrô do Cariri foi inaugurado oficialmente em 1 de Dezembro de 2009, e atualmente se encontra em operação comercial com tarifa de 1 (um) real, funcionando em horário integral.

Características do Sistema[editar | editar código-fonte]

Este sistema contará com um total de 9 estações e uma extensão total de 13,6 km formado em sua totalidade por vias em superfície.

Os veículos deste sistema possuirão a velocidade máxima de 80 km/h e trafegarão a uma velocidade média de 60 km/h. A bitola desta linha será métrica em via singela e o combustível dos trens será o diesel.

Tabela do Sistema[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Inauguração Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min) Funcionamento
Central Fátima ↔ Crato 1 de dezembro de 2009 13,6 9 [3] 40 à 60 min De Segunda a sexta das 6:00 às 19:00 e aos sábados das 6:00 às 14:00.
Linha Terminais Inauguração Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min) Funcionamento
Sul Juazeiro ↔ Barbalha Em estudo. -- -- -- --

Linhas do Sistema[editar | editar código-fonte]


Metrô do Cariri
Linha Central*
*em obras

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota é composta por duas composições. Elas são do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição que são formadas por 2 carros climatizados com sistema de ar-condicionado. A velocidade operacional é de 60 km/h e a tração é a diesel hidráulico mecânico.

Estas composições estão em circulção por meio da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, com sede no município de Barbalha e galpão de armazenagem dos carros num dos pontos da via férrea de Crato.

No perído de romarias o número de carros dobra por conta da demanda.

Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]