Mosin-Nagant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mosin-Nagant
Sniper Rifle Mosin 1891 30.jpg

Mosin-Nagant Modelo 91/30
Tipo Fuzil
Local de origem União Soviética
História operacional
Em serviço 1892-1975
Histórico de produção
Criador Sergei Ivanovich Mosin e Léon Nagant
Data de criação 1891
Período de
produção
1892 - 1965
Quantidade
produzida
+37,2 milhões
Especificações
Peso 3,63 kg
Calibre 7,62 x 54 mm R
Cadência de tiro n/d
Velocidade de saída 770-785 m/s
Alcance efetivo 450 Efetivos, + de 800m com mira telescópica

A Mosin-Nagant (Russo: Винтовка Мосина) é um fuzil militar de ação de culatra, de cinco tiros, que foi utilizada pelas forças armadas da Rússia Imperial e mais tarde pela União Soviética e por várias outras nações do bloco de Leste. Também conhecida como a Fuzil de Terceira Linha (Трёхлинейная винтовка), foi a primeira a utilizar o calibre .30 de 7.62 x 54 mm R. Serviu de várias formas desde 1891 até aos anos 60, quando foi finalmente substituída na sua função final como fuzil de atirador furtivo pela Rifle SVD (Снайперская винтовка Драгунова - Snayperskaya Vintovka Dragunova).

História[editar | editar código-fonte]

Mosin-Nagant.jpg

Devido a experiências durante a Guerra Russo-Turca, no qual tropas russas armadas com os rifles de tiro único Berdan, Karle, e Krnka atacaram tropas turcas armadas com rifles Winchester, a Administração de Artilharia Principal Russa ficou com a tarefa de produzir uma arma alimentada por magazine e capaz de disparar vários tiros em 1882. Após falhar ao modificar adequadamente a Berdan para conseguir atingir os requerimentos uma "Comissão Especial para o teste de fuzis de Magazine" foi formada para testar vários novos conceitos (tais como a Mauser, Lee-Metford, e Lebel).

Um capitão jovem chamado Sergei Ivanovich Mosin submeteu seu rifle de calibre de terceira linha (uma medida Russa arcaica, 3 linii é igual a 7,62 mm) em 1889 juntamente com o design de linha-3,5 do belga Léon Nagant. Quando os testes foram concluídos em 1891 todas as unidades que testaram os fuzis indicaram uma preferência pelo design de Nagant e a comissão votou 14 a 10 e aprovou a arma. Contudo certos indivíduos mais influentes puxaram para o design doméstico resultando num acordo: O Fuzil de Mosin seria utilizada com o mecanismo de alimentação do design da Nagant.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.