Mulholland Drive (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mulholland Drive
Mulholland Drive (PT)
Cidade dos Sonhos (BR)
 Estados Unidos,  França
2001 • cor • 145 min 
Direção David Lynch
Roteiro David Lynch
Elenco Naomi Watts
Laura Harring
Justin Theroux
Ann Miller
Género Suspense
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Mulholland Drive (no Brasil: Cidade dos Sonhos) é um filme surrealista de suspense de 2001 dirigido e produzido por David Lynch. O projeto inicial era fazer uma série de TV para a rede ABC, após o sucesso de Twin Peaks.[1] A emissora abandonou o projeto e Lynch contou com o apoio do Canal Plus, da França, para terminar seu trabalho, agora como filme. O filme lhe rendeu o prêmio de melhor diretor do festival de Cannes (entregue também a Joel Coen neste mesmo ano). O filme foi estrelado por: Naomi Watts, Laura Harring e Justin Theroux. O nome do filme vem de uma avenida famosa em Los Angeles que recebeu o nome em homenagem ao engenheiro William Mulholland.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma mulher morena é atacada por um assassino profissional, mas escapa após ambos se envolverem em um acidente de carro na Avenida Mulholland em Hollywood, onde apenas a mulher sobrevive. Ela anda até Los Angeles, onde entra em um apartamento recentemente desocupado por uma mulher ruiva. Uma aspirante a atriz chamada Betty Elms chega ao apartamento e encontra a morena, que está com amnésia e não se lembra de quem é, adotando o nome "Rita" após ver o pôster de um filme estrelado por Rita Hayworth na parede. As duas decidem olhar na bolsa de Rita em busca de pistas e encontram uma grande quantia em dinheiro e uma chave azul.

Paralelamente, em uma lanchonete, um homem conta a seu amigo que teve um pesadelo em que havia um monstro nos fundos da lanchonete. Os dois decidem investigar, e a criatura aparece, deixando o homem que teve o pesadelo paralisado de medo.

Enquanto isso, o diretor de cinema Adam Kesher é pressionado pela máfia a contratar uma atriz desconhecida chamada Camilla Rhodes para o papel principal de seu novo filme. Ela se recusa, e volta para casa, onde encontra sua esposa tendo um caso com outro homem. Ela o manda embora, e, na rua, ele recebe uma ligação do banco, avisando que ele está falido. Um homem conhecido como "O Caubói" aparece e aconselha Adam a contratar Camilla Rhodes por sua segurança, e Adam concorda. Simultâneamente, um assassino profissional invade um apartamento para roubar um livro com nomes e telefones, e mata três pessoas no processo.

Betty e Rita vão à lanchonete e são atendidas por uma garçonete chamada Diane. Isso lembra Rita do nome "Diane Selwyn". Eles encontram uma Diane Selwyn na lista telefônica e ligam para ela, mas ela não atende. Betty encontra seu agente, e é direcionada ao set do filme de Adam, A História de Sylvia North, onde Camilla Rhodes recebe o papel principal após uma audição. Betty vai embora antes de conhecer Adam para encontrar Rita.

As duas encontram o apartamento de Diane Selwyn e arrombam a porta quando ninguém atende à campainha, apenas para encontrar uma mulher morta há vários dias. Assustadas, elas voltam para o apartamento de Betty, onde Rita se disfarça usando uma peruca loira. As duas fazem sexo e, às 2h da manhã, Rita insiste para que Betty acompanhe-a ao Clube Silêncio, uma boate onde um homem repete as palavras "Tudo é uma ilusão" em diversas linguas e uma mulher começa a cantar, desmaia, e continua cantando desacordada. Betty encontra uma caixa azul em sua bolsa que é aberta pela chave azul de Rita, e percebe que Rita desapareceu. De volta ao apartamento, Betty abre a caixa e desmaia. A ruiva aparece e começa a procurar quem está em seu apartamento, mas não encontra Betty. Enquanto isso, o Caubói aparece no apartamento de Diane Selwyn e ordena que ela acorde.

Uma mulher idêntica a Betty acorda. Ela é Diane Selwyn, uma atriz fracassada e deprimida, apaixonada pela famosa Camilla Rhodes, que é idêntica a Rita, e vive atormentando Diane. A moça recebe um convite de Rhodes para uma festa na casa de Adam, onde Diane vê Camilla beijar outra mulher, idêntica à ruiva. Mais tarde, Adam e Camilla anunciam seu noivado, e Diane vai embora, decepcionada. Camilla comenta que conheceu Diane quando ambas competiram pelo papel principal do filme A História de Sylvia North, e Camilla ganhou.

Na lanchonete, Diane contrata o assassino profissional que morreu ao atacar Rita para matar Camilla, enquanto são atendidas por uma garçonete chamada Betty. O homem que teve o pesadelo está sentado na mesa ao lado. O assassino avisa que, quando Camilla estiver morta, Diane irá encontrar uma chave azul. Diane pergunta o que ela abre, e o assassino ri. De volta ao seu apartamento, Diane começa a ter alucinações de Camilla e Adam rindo dela. Atormentada, ela pega uma arma guardada em sua gaveta e comete suicídio. No clube, uma mulher sussura "Silêncio".

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Originalmente idealizado para ser uma série de televisão de mesmo nome, devido ao sucesso de Twin Peaks. A série Mulholland Drive, era para começar com um episódio piloto de duas horas produzido pela Touchstone Television e destinado para a emissora americana ABC. David Lynch vendeu a ideia para ABC baseado apenas na história da jovem morena saindo do local do acidente, com U$125,000 e uma chave azul na bolsa e Betty tentando ajudar a jovem a descobrir sua identidade. Um dos executivos da ABC perguntou "O que acontece depois?" David respondeu: "Você vai ter que comprar para ficar sabendo."

Interpretação[editar | editar código-fonte]

Alguns profissionais dizem que, as primeiras partes do filme, são na verdade um sonho de Diane Selwyn, que a descreveu como a inocente e gentil "Betty Elms", reconstruindo sua história e personalidade. No sonho, Betty é uma atriz perfeita, charmosa e que sonha com a possibilidade de um dia se tornar uma estrela de Hollywood. Mas o resto do filme, mostra a vida real de Diane, na qual ela falhou tanto pessoalmente como profissionalmente. Ela contrata um assassino para matar sua ex-amante, mas, incapaz de aguentar a com a culpa, ela a re-imagina como uma jovem com amnésia chamada Rita. Pistas sobre sua morte inevitável, no entanto, continuam a aparecer em todo o seu sonho.

Importante se ater aos símbolos apresentados e interpretar o que ocorre no palco - "no hay banda!" é a chave para o entendimento do filme e tudo o que ocorre posteriormente como a abertura caixa azul, o reaparecimento do cowboy e o que ele fala e para quem e a relação com a chave que foi entregue na lanchonete. Prestar muita atenção nos nomes das personagens e pensar quem nem sempre nos sonhos as pessoas têm os mesmos rostos.

Porque uma atriz que faz uma interpretação tão sensacional numa audiência e tem a oportunidade de conseguir um papel principal fugiria antes de ser apresentada ao diretor? Essa resposta fica clara ao decifrarmos o mistério da chave azul e seu desencadeamento....

No DVD original do filme, tem um extra chamado "David Lynch's 10 Clues to Unlocking This Thriller". As pistas são:

  1. No começo do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.
  2. Fique atento quando aparece o abajur vermelho.
  3. Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está realizando teste de elenco? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?
  4. O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?
  5. Quem entrega a chave e porquê?
  6. Fique atento para o roupão, o cinzeiro e a caneca de café.
  7. Qual mistério é revelado no palco do "Club Silencio"?
  8. Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?
  9. Fique atento para o objeto que está nas mãos do estranho homem que vive perto da lanchonete "Winkie"!
  10. Onde está tia Ruth?
2002 DVD edition insert[2]


Referências

  1. cinedie.com/mulholland_dr
  2. (2004) "David Lynch's 10 Clues to Unlocking This Thriller", Mulholland Drive DVD (insert), Universal Focus.
  • Em francês: Hervé Aubron, Mulholland Drive, de David Lynch (Dirt Walk With Me), Yellow Now (Bélgica), 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.