Mulholland Drive (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mulholland Drive
Mulholland Drive (PT)
Cidade dos Sonhos (BR)
2001 • cor • 145 min 
Direção David Lynch
Roteiro David Lynch
Elenco Naomi Watts
Laura Harring
Justin Theroux
Ann Miller
Género Suspense
País  Estados Unidos,  França
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Mulholland Drive (no Brasil: Cidade dos Sonhos) é um filme surrealista de suspense de 2001 dirigido e produzido por David Lynch. O projeto inicial era fazer uma série de TV para a rede ABC, após o sucesso de Twin Peaks.[1] A emissora abandonou o projeto e Lynch contou com o apoio do Canal Plus, da França, para terminar seu trabalho, agora como filme. O filme lhe rendeu o prêmio de melhor diretor do festival de Cannes (entregue também a Joel Coen neste mesmo ano). O filme foi estrelado por: Naomi Watts, Laura Harring e Justin Theroux. O nome do filme vem de uma avenida famosa em Los Angeles que recebeu o nome em homenagem ao engenheiro William Mulholland.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma mulher morena é atacada por um assassino profissional, mas escapa após ambos se envolverem em um acidente de carro na Avenida Mulholland em Hollywood, onde apenas a mulher sobrevive. Ela anda até Los Angeles, onde entra em um apartamento recentemente desocupado por uma mulher ruiva. Uma aspirante a atriz chamada Betty Elms chega ao apartamento e encontra a morena, que está com amnésia e não se lembra de quem é, adotando o nome "Rita" após ver o pôster de um filme estrelado por Rita Hayworth na parede. As duas decidem olhar na bolsa de Rita em busca de pistas e encontram uma grande quantia em dinheiro e uma chave azul.

Paralelamente, em uma lanchonete, um homem conta a seu amigo que teve um pesadelo em que havia um monstro nos fundos da lanchonete. Os dois decidem investigar, e a criatura aparece, deixando o homem que teve o pesadelo paralisado de medo.

Enquanto isso, o diretor de cinema Adam Kesher é pressionado pela máfia a contratar uma atriz desconhecida chamada Camilla Rhodes para o papel principal de seu novo filme. Ele se recusa, e volta para casa, onde encontra sua esposa tendo um caso com outro homem. Ela o manda embora, e, na rua, ele recebe uma ligação do banco, avisando que ele está falido. Um homem conhecido como "O Caubói" aparece e aconselha Adam a contratar Camilla Rhodes por sua segurança, e Adam concorda. Simultâneamente, um assassino profissional invade um apartamento para roubar um livro com nomes e telefones, e mata três pessoas no processo.

Betty e Rita vão à lanchonete e são atendidas por uma garçonete chamada Diane. Isso lembra Rita do nome "Diane Selwyn". Eles encontram uma Diane Selwyn na lista telefônica e ligam para ela, mas ela não atende. Betty encontra seu agente, e é direcionada ao set do filme de Adam, A História de Sylvia North, onde Camilla Rhodes recebe o papel principal após uma audição. Betty vai embora antes de conhecer Adam para encontrar Rita.

As duas encontram o apartamento de Diane Selwyn e arrombam a porta quando ninguém atende à campainha, apenas para encontrar uma mulher morta há vários dias. Assustadas, elas voltam para o apartamento de Betty, onde Rita se disfarça usando uma peruca loira. As duas fazem sexo e, às 2h da manhã, Rita insiste para que Betty acompanhe-a ao Clube Silêncio, uma boate onde um homem repete as palavras "Tudo é uma ilusão" em diversas linguas e uma mulher começa a cantar, desmaia, e continua cantando desacordada. Betty encontra uma caixa azul em sua bolsa que é aberta pela chave azul de Rita, e percebe que Rita desapareceu. De volta ao apartamento, Betty abre a caixa e desmaia. A ruiva aparece e começa a procurar quem está em seu apartamento, mas não encontra Betty. Enquanto isso, o Caubói aparece no apartamento de Diane Selwyn e ordena que ela acorde.

Uma mulher idêntica a Betty acorda. Ela é Diane Selwyn, uma atriz fracassada e deprimida, apaixonada pela famosa Camilla Rhodes, que é idêntica a Rita, e vive atormentando Diane. A moça recebe um convite de Rhodes para uma festa na casa de Adam, onde Diane vê Camilla beijar outra mulher, idêntica à ruiva. Mais tarde, Adam e Camilla anunciam seu noivado, e Diane vai embora, decepcionada. Camilla comenta que conheceu Diane quando ambas competiram pelo papel principal do filme A História de Sylvia North, e Camilla ganhou.

Na lanchonete, Diane contrata o assassino profissional que morreu ao atacar Rita para matar Camilla, enquanto são atendidas por uma garçonete chamada Betty. O homem que teve o pesadelo está sentado na mesa ao lado. O assassino avisa que, quando Camilla estiver morta, Diane irá encontrar uma chave azul. Diane pergunta o que ela abre, e o assassino ri. De volta ao seu apartamento, Diane começa a ter alucinações de Camilla e Adam rindo dela. Atormentada, ela pega uma arma guardada em sua gaveta e comete suicídio. No clube, uma mulher sussura "Silêncio".

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Originalmente idealizado para ser uma série de televisão de mesmo nome, devido ao sucesso de Twin Peaks. A série Mulholland Drive, era para começar com um episódio piloto de duas horas produzido pela Touchstone Television e destinado para a emissora americana ABC. David Lynch vendeu a ideia para ABC baseado apenas na história da jovem morena saindo do local do acidente, com U$125,000 e uma chave azul na bolsa e Betty tentando ajudar a jovem a descobrir sua identidade. Um dos executivos da ABC perguntou "O que acontece depois?" David respondeu: "Você vai ter que comprar para ficar sabendo."

Interpretação[editar | editar código-fonte]

Alguns profissionais dizem que, as primeiras partes do filme, são na verdade um sonho de Diane Selwyn, que a descreveu como a inocente e gentil "Betty Elms", reconstruindo sua história e personalidade. No sonho, Betty é uma atriz perfeita, charmosa e que sonha com a possibilidade de um dia se tornar uma estrela de Hollywood. Mas o resto do filme, mostra a vida real de Diane, na qual ela falhou tanto pessoalmente como profissionalmente. Ela contrata um assassino para matar sua ex-amante, mas, incapaz de aguentar a com a culpa, ela a re-imagina como uma jovem com amnésia chamada Rita. Pistas sobre sua morte inevitável, no entanto, continuam a aparecer em todo o seu sonho.

Importante se ater aos símbolos apresentados e interpretar o que ocorre no palco - "no hay banda!" é a chave para o entendimento do filme e tudo o que ocorre posteriormente como a abertura caixa azul, o reaparecimento do cowboy e o que ele fala e para quem e a relação com a chave que foi entregue na lanchonete. Prestar muita atenção nos nomes das personagens e pensar quem nem sempre nos sonhos as pessoas têm os mesmos rostos.

Porque uma atriz que faz uma interpretação tão sensacional numa audiência e tem a oportunidade de conseguir um papel principal fugiria antes de ser apresentada ao diretor? Essa resposta fica clara ao decifrarmos o mistério da chave azul e seu desencadeamento....

No DVD original do filme, tem um extra chamado "David Lynch's 10 Clues to Unlocking This Thriller". As pistas são:

  1. No começo do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.
  2. Fique atento quando aparece o abajur vermelho.
  3. Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está realizando teste de elenco? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?
  4. O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?
  5. Quem entrega a chave e porquê?
  6. Fique atento para o roupão, o cinzeiro e a caneca de café.
  7. Qual mistério é revelado no palco do "Club Silencio"?
  8. Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?
  9. Fique atento para o objeto que está nas mãos do estranho homem que vive perto da lanchonete "Winkie"!
  10. Onde está tia Ruth?
2002 DVD edition insert[2]


Referências

  1. cinedie.com/mulholland_dr
  2. (2004) "David Lynch's 10 Clues to Unlocking This Thriller", Mulholland Drive DVD (insert), Universal Focus.
  • Em francês: Hervé Aubron, Mulholland Drive, de David Lynch (Dirt Walk With Me), Yellow Now (Bélgica), 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.