Nova Venécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Nova Venécia
"Capital nacional do granito"
Bandeira de Nova Venécia
Brasão de Nova Venécia
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 26 de janeiro de 1954
Gentílico veneciano
Lema Orgulho de ser Veneciano
Padroeiro(a) São Marcos
CEP 29830-000
Prefeito(a) Mario Sérgio Lubiana (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Nova Venécia
Localização de Nova Venécia no Espírito Santo
Nova Venécia está localizado em: Brasil
Nova Venécia
Localização de Nova Venécia no Brasil
18° 42' 39" S 40° 24' 03" O18° 42' 39" S 40° 24' 03" O
Unidade federativa  Espírito Santo
Mesorregião Noroeste Espírito-santense IBGE/2008[1]
Microrregião Nova Venécia IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Águia Branca
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Ecoporanga
São Gabriel da Palha
São Mateus
Ponto Belo
Vila Pavão
Distância até a capital 225 km
Características geográficas
Área 1 448,289 km² (BR: 1012º)[2]
População 46 020 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 31,78 hab./km²
Altitude 65 m
Clima tropical Aw
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,712 alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 476 193,543 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 10 334,06 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.novavenecia.es.gov.br
Câmara http://www.cmnv.es.gov.br

Nova Venécia é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a uma latitude 18º42'38" sul e a uma longitude 40º24'02" oeste, estando a uma altitude de 65 metros. Sua população estimada em 2008 era de 46.080 habitantes.

O significado da palavra Veneza-Venécia[editar | editar código-fonte]

Véneto ou Héneto é o latino Uénus, Vênus, donde provém o etimólogo Venezsia (véneto) e Venezia (italiano). A designação Uénus engloba os temas sumérios W e Anu, respectivamente, “filha” e “céu”. Como “filha do céu” Vénus personifica o belo astro que assiste ao nascimento e ocaso solares. O teónimo romano Vénus, ao ser aditado do tema ara, significativo de “santa”, deu venera, donde procedeu o termo venerar, adorar. Daí que Veneza é “onde se venera Vênus”.[6] [7]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município é uma cidade muito montanhosa e possui imensas jazidas de Granito, com beneficiamento próprio. Seu território está situado quase em sua totalidade sobre uma formação rochosa muito antiga, um escudo cristalino formado a cerca de 2 bilhões de anos durante o período pré-cambriano, hoje bastante desgastado , formado pelo resfriamento do magma sob a superfície e posterior exteriorização pelos processos erosivos. Apenas um pequeno trecho do município, na divisa com o município vizinho de São Mateus a leste, ocorre o início de uma bacia sedimentar. Em determinados locais do município, é possível extrair pedras preciosas como águas marinhas e esmeraldas. Devido à sua geologia, em Nova Venécia não há possibilidade de haver petróleo, como no caso de São Mateus. A formação montanhosa mais conhecida e cartão postal da cidade é a Pedra do Elefante, uma montanha de cerca de 604m de altitude.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo da cidade é em sua maior parte montanhoso com muitas rochas onde em geral é extraído o granito. A geologia do município é relativamente acidentada, com muitos morros e colinas, com poucas áreas planas. A cidade se desenvolveu principalmente ao longo do vale do rio cricaré, mas também se estende para atrás de algumas colinas.

Clima[editar | editar código-fonte]

Cidade de clima tropical, com temperaturas elevadas de novembro a março, e as chuvas ocorrem no mesmo período. Nos meses de janeiro e dezembro, as chuvas caem com maior intensidade, quando são acompanhadas de fortes raios e trovoadas. Atualmente, com o desmatamento no norte do Estado e o aquecimento global, os períodos de estiagem estão se tornando mais extensos.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação nativa é de Mata Atlântica, que ocorre em trechos isolados, em geral ao pé das montanhas.

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • População: 44.380 habitantes
    • Homens: 22.261
    • Mulheres: 22.119

População e cultura[editar | editar código-fonte]

Nova Venécia é um município com forte influência cultural italiana, atualmente muito valorizada, devido ao fato de nos seus primórdios ela ter sido uma colônia de imigrantes italianos no Estado. Há alguns alimentos típicos, como a polenta, parte da população tem ascendência italiana e alguns preservam seus costumes. Há forte influência também de alguns outros grupos, como pomeranos e alemães (próximo ao município vizinho de Vila Pavão a noroeste) e nordestinos.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O Rio Cricaré nasce na Serra da Safira, em Minas Gerais. Possui uma extensão de 188 quilômetros, 104 deles no Espírito Santo. A pesca,juntamente com a agricultura e a exploração de minerais, como as rochas ornamentais são as principais atividades econômicas. Suas águas são verdes e calmas. Possui uma bela vegetação em sua margem e um belo visual ao entardecer.

Os afluentes mais importantes do Rio Cricaré são o Córrego do Garfo, o Córrego Paulista, o Córrego Todos os Santos, o gracioso Córrego Alegre e o Córrego da Rapadura, na margem esquerda. Na margem direita, Ribeirão de São Francisco, Córrego Perdida, Córrego Guararema, Rio Muniz Freire, Córrego Boa Esperança e Rio Preto.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Nova Venécia é interligada pelas Rodovias ES-130 - ES-137 - ES-220 e BR-381, todas asfaltadas e em ótimo estado de conservação, que conduzem a capital do Estado do Espírito Santo e ao Estado de Minas Gerais. Existe também um pequeno aeroporto municipal para pequenas aeronaves, situado no Bairro Aeroporto, que recebeu esse nome por causa desse aeroporto.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Nova Venécia tem vários bairros. Entre eles temos: Aeroporto, Altoé, Bomfim, Margareth, Municipal I, Municipal II, Monte Castelo, Coqueiral, Diadema, Padre Giane, Vila Rúbia, São Cristóvão, Filomena, Dom José Dalvid, Bela Vista, Parque Residencial das Flores, Santa Luzia, Aparecida, Beira Rio, Cohab (Ascensão), São Francisco, Iolanda, Nossa Senhora de Fátima dentre outros.

Educação[editar | editar código-fonte]

Nova Venécia possui várias escolas de Ensino Médio e Fundamental com destaque para Escola Estadual Dom Daniel Comboni que possui ensino médio nos períodos diurno e noturno. Hoje mais de 1.200 alunos estudam lá. Também se encontra na cidade o IFES (Instituto Federal Do Espirito Santo) que oferece cursos técnicos e ensino médio. A cidade possui duas faculdades particulares, Uniube (Universidade de Uberaba/MG), MULTIVIX (Faculdade de Nova Venécia).

Cultura e lazer[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

A População Cristã de Nova Venécia atualmente, segundo as últimas amostragens e pesquisas em 2010, tem mais de 35% de Evangélicos, 60% de católicos (tendo São Marcos como Padroeiro) e 5% outras. Das denominações Evangélicas destacam-se, além da Igreja Católica em maior número, as igrejas Adventista do 7° dia, Assembléia de Deus (Brasil), Igreja Batista, Igreja Congregacional, Luterana, e Presbiteriana, além de outras inúmeras denominações pentecostais e a Igreja Cristã Maranata, com forte atuação local. Também há seguidores da Wicca (Coven Filhos de Vênus), da Umbanda, do Candomblé, do Budismo, da Doutrina Espírita, do Ateísmo e do Deísmo

Expressões Artísticas[editar | editar código-fonte]

A cidade de Nova Venécia, durante os anos 80 e 90 contou com GTNV, Grupo Teatral de Nova Venécia. Nos anos 2000, 2001 e 2002 com o Grupo Lauderdale, inovando a cena com espetáculos grandiosos (Amigo do Livro, Auto da Paixão - O Julgamento Final, Dois Camarões Numa Frigideira...). No final da década de 2000 com o grupo O.FORTE - Oficina de Formação Teatral, dirigido pelo premiado diretor Oscar Ferreira. Desde 2008 o gupo produziu a peça teatral "Pode Ser a Gota D'água" e o auto de natal "Presépio Vivo".

A cultura africana é representada pelo grupo de dança africana "Macambá", e a cultura italiana é representada pelo grupo de dança italiana "Bambini de Tutti Colorie".

Esporte[editar | editar código-fonte]

Dentre os esportes praticados estão: o motociclismo com trilhas pela região da Pedra do Elefante em geral pelo Elefante Trail Clube, Trekking, e futebol representado pelo Veneciano que chegou a disputar algumas edições do Campeonato Capixaba de Futebol mas encontra-se desativado da mesma forma que o Leão o seu arqui-rival.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante está situada a cerca de 10 km do centro do município, no sentido Nova Venécia a São Gabriel da Palha, medindo 2.562 hectares. O Decreto de sua criação foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 2001. Situada em local privilegiado, possuindo um cenário invejável, oferece grande diversidade de atrativos turísticos entre eles destacam-se: também fazem parte os inúmeros pontos turísticos que presam o capital e a economia do município como o circuito das águas caracterizado por: Cachoeira do cravo, Pionte, Cachoeira Boa Vista (Córrego da Areia, casarão, casa de pedra, pedra do Elefante (apa), dentre inúmeros outros que fazem parte do turismo deste belíssimo município destacado também como o mais importante produtor de granito brasileira.

Novo Brasão e Bandeira[editar | editar código-fonte]

1.4.1 – Descrição Heráldica do Brasão de Armas do Município de Nova Venécia.

Escudo partido, o primeiro de prata com a silhueta da Pedra do Elefante ao natural, cortado de verde com uma faixa ondada de prata com duas ondas de azul; o segundo de vermelho com uma cabeça de boi em chefe e um martelo de madeira em ponta, tudo de ouro; um chefe de azul com o Leão Alado de ouro. Ladeando o escudo como apoios dois ramos de café passados em aspa sob o escudo e frutados da sua cor. Encimando o conjunto, como peça máxima representativa de uma cidade, uma coroa mural de prata, com oito torres com portas abertas de negro, sendo visíveis apenas cinco torres, sendo que as três frontais se vê inteiras, e as dos extremos pela metade. Sob o escudo um listel pregueado de três peças de prata e forrado de vermelho, ostentando em negro as palavras “Nova Venécia” em letras maiúsculas na prega central, “26 de Janeiro” na prega à destra e “de 1954” na prega à sinistra.

1.4.2 – Justificação Heráldica do Brasão de Armas do Município de Nova Venécia.

A Pedra do Elefante tombada como patrimônio natural e paisagístico do Estado do Espírito Santo representa a riqueza dos afloramentos rochosos e monumentos naturais que emolduram a paisagem veneciana. Sua beleza impar também representa o ponto de inicio da historia do povo veneciano e o registro da presença dos índios aymores em nosso território. Além de toda a simbologia paisagística e histórica a Pedra do Elefante simboliza a diversidade de cores na produção de rochas ornamentais e a abundancia de recursos minerais do município que tem no granito um dos pilares de sua economia. Como um dos principais pontos geográficos de Nova Venécia a Pedra do Elefante representa o inicio dos pontões capixaba.

O campo verde com uma faixa ondada representando a abundancia de nossas matas e toda vegetação municipal, outrora responsável pelo desenvolvimento e por tantas riquezas geradas dos idos e áureos tempos da extração da madeira, cortado pelo mais expressivo leito pluvial municipal, o rio Cricaré, que simboliza a vida, fertilidade e a fartura de nossos recursos naturais, representando tambem um dos principais elos da historia da colonização neo veneciana na construção de uma Nova Venécia.

O Campo vermelho significa trabalho árduo, característica do povo de Nova Venécia desde os tempos de sua povoação, e que hoje também tem força econômica na pecuária e no gado leiteiro, representado pela cabeça bovina. O martelo representa toda a força humana que fez crescer economicamente o município, desde os tempos dos indígenas, depois com os negros, passando pelos imigrantes nordestinos do Brasil e estrangeiros italianos e pomeranos. Ambos os símbolos são coloridos de ouro, representando a riqueza e a fartura. O Leão Alado representa a força, a determinação e a religiosidade (Paganismo e Cristianismo) do povo. Como um dos símbolos mais representativos de nossa historia, simboliza a chegada dos imigrantes que aqui se estabeleceram e a identidade do nome Nova Venécia.

Os ramos de café que ladeiam o escudo lembram a rica história dos áureos e ricos tempos do cultivo do café que perpetuada ao longo do tempo se estabeleceu como um dos principais marcos de desenvolvimento econômico e social do Município.

A coroa mural é o símbolo heráldico para brasão de cidade. Ela tem oito torres, sendo que são vistas apenas cinco, três inteiras e duas pelas metades, e esse formato tipifica uma coroa mural de cidade.

O listel tem o nome do município, “Nova Venécia”, e a data de 26 de Janeiro de 1954, por ser a data em que efetivamente começou a emancipação política do Município. Nesta data o então governador do Estado, Jones Santos Neves, aqui chega e instala oficialmente o municipio.

Principais pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Fauna e Flora: diversidade de plantas ornamentais, como as orquídeas e animais em fase de extinção: a preguiça de coleira, a onça parda, lagartos e saguis.
  • Fazenda Santa Rita: na APA, também está localizada a Fazenda Santa Rita a qual é pioneira no sistema cama e café, o qual o turista mediante reserva desfruta de hospedagem e gastronomia típica rural. Nas dependências da Fazenda encontramos um mini-museu, o qual possui objetos referentes a passagem do desbravador Barão de Aimorés pelo município.O Assentamento Córrego Alegre, a 1 km da sede do município, é tido como exemplo nacional de Reforma Agrária que deu certo, sendo este o menor em extensão territorial, produz com abundancia.
  • Gameleira: Árvore Localizada na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, possui mais de 15 metros de altura e raízes que ultrapassam 1,80 m de altura. Sua existência ultrapassa os 100 anos de idade.
  • Pedra da Fortaleza: monumento natural localizado no Distrito de Guararema. A Pedra da Fortaleza com seus 964 metros de altitude é o ponto mais alto de Nova Venécia.
  • Pedra do Elefante: principal símbolo de Nova Venécia, medindo 604 metros de altitude, é um monumento paisagístico natural, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Possui uma variedade de atividades turísticas: caminhadas, trilhas ecológicas, trecking, enduros, escaladas, dentre outros, movimentando um enorme fluxo de turistas.
  • Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos: é erguido sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples, tendo a capela pertencente a comunidade veneciana, atraindo fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana de todo o Estado.

Associações[editar | editar código-fonte]

  • AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil S/A
  • Colina Country Club
  • Lions Club de Nova Venécia
  • AVECI - Associação Veneciana de Cultura Italiana
  • Elefante Trail Clube

Administração[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 31 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. Lusophia – Vitor Manuel Adrião
  7. Biblioteca IBGE

Ligações externas[editar | editar código-fonte]