Odo I de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Odo, Conde de Paris)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Odo
Rei da França
EudesParis.jpg
Odo I, entrando em Paris
Governo
Reinado 888898
Coroação 29 de Fevereiro de 888, Compiègne
Antecessor Carlos, o Gordo
Herdeiro Carlos, o Simples
Sucessor Carlos, o Simples
Casa Real Carolíngia
Dinastia Carolíngia
Vida
Nascimento 1 de janeiro de 860
Morte 1 de fevereiro de 898 (38 anos)
França La Fère, França
Pai Roberto, o Forte
Mãe Adelaide de Tours
Território de Odo em 888.
Odo I.

Odo I ou Eudes (1 de janeiro de 8601 de fevereiro de 898, La Fère) foi Rei da França entre os anos de 888 e 898. Era filho de Roberto, o Forte e neto, por parte de sua mãe, de Luis I, o Piedoso.

Por suas habilidade e bravura em resistir aos ataques dos Normandos no cerco de Paris, Odo foi escolhido pelos franceses para seu Rei, quando o Imperador Carlos, o Gordo foi deposto em 887. Odo foi coroado em Compiègne, no ano de 888.

Continuou a batalhar contra os normandos, que derrotou em Montfaucon, mas foi logo envolvido em um movimento de alguns nobres poderosos, que reivindicavam para Carlos, depois Carlos III, a Coroa francesa.

Para ganhar prestígio e força, Odo contava com a parceria de Arnulfo da Caríntia, Rei da Germânia. Entretanto, Arnulfo voltou-se para o lado de Carlos, tendo Odo que bater-se com esse durante três anos, até a sua rendição, ao norte do distrito do Seine. Odo morreu em La Fère, no dia 1 de fevereiro de 898.

Precedido por
Carlos II
Rei da França
888898
Sucedido por
Carlos III