Odão de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Odo, Conde de Paris)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Odão
Rei da Francia Ocidental
Reinado 29 de fevereiro de 888
a 1 de janeiro de 898
Predecessor Carlos, o Gordo
Sucessor Carlos III
Esposa Téodrate de Troyes
Descendência
Arnulfo
Guy
Casa Robertiana
Pai Roberto, o Forte
Mãe Adelaide de Tours
Nascimento c. 852
Morte 1 de janeiro de 898 (46 anos)
La Fère, França
Religião Catolicismo

Odão (c. 8521 de janeiro de 898), ou também Eudes, foi o Rei da França Ocidental de 888 até sua morte. Era filho de Roberto, o Forte e Adelaide de Tours.

Por suas habilidade e bravura em resistir aos ataques dos Normandos no cerco de Paris, Odão foi escolhido pelos franceses para seu Rei, quando o Imperador Carlos, o Gordo foi deposto em 887. Odão foi coroado em Compiègne, no ano de 888.

Continuou a batalhar contra os normandos, que derrotou em Montfaucon, mas foi logo envolvido em um movimento de alguns nobres poderosos, que reivindicavam para Carlos, depois Carlos III, a Coroa francesa.

Para ganhar prestígio e força, Odão contava com a parceria de Arnulfo da Caríntia, Rei da Germânia. Entretanto, Arnulfo voltou-se para o lado de Carlos, tendo Odão que bater-se com esse durante três anos, até a sua rendição, ao norte do distrito do Sena. Odão morreu em La Fère, no dia 1 de fevereiro de 898.

Precedido por
Carlos, o Gordo
Rei da França
888898
Sucedido por
Carlos III