Panzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tiger (Tigre) II, o Panzer mais avançado da II Guerra Mundial.

Panzer é uma abreviação de "Panzerkampfwagen", um substantivo Alemão que se traduz como "Veículo Blindado de Combate", que na Inglaterra e nos Estados Unidos convencionou-se chamar de tanque. Tornou-se sinónimo dos tanques de batalha Alemães durante os anos 30 e 40, e é geralmente designado por sua abreviatura "PzKpfw". Panzers foram usados em ambos os organismos terrestres que compunham as forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial: a Waffen SS e a Wehrmacht.

Panzerkampfwagen IV Ausf.G, com as cores do Afrika Korps, preservado em museu.

Abaixo, alguns dos modelos Panzer usados pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra:

Variações individuais a estes modelos básicos foram identificadas com uma letra Ausführung (relativa à versão), que identificavam aperfeiçoamentos promovidos nos modelos iniciais, como a adoção de blindagens adicionais, diferentes combinações e modelos de armas e motorização, dentre outros itens. Em conseqüência a designação completa para identificação de um modelo Panzer é bastante complexa. Por exemplo, livros inteiros foram escritos para explicar diferenças entre um Pz.Kpfw III Ausf. E(U) e um Pz.Kpfw III Ausf. F(U).

Panzerkampfwagen V "Panther".

O termo Panzer pode causar certa confusão ao se referir ao PzKpfw V Panther (Pantera). Neste caso o modelo recebeu um codinome ou nome-de-guerra, no caso, Panther. Deve-se notar que o termo "Panzer" significa "blindado" (ou tanque), enquanto o termo "Panther" é o codinome do modelo, o mesmo que em Inglês significa Pantera.

As Unidades Panzer[editar | editar código-fonte]

O termo Panzer também foi agregado à designação das unidades militares de campo que operavam com os veículos blindados (Panzer), nascendo assim termos como: Divisões Panzer, Regimentos Panzer e Exércitos Panzer. Destas unidades, as que grajearam maior reconhecimento em função de sua flexibilidade de emprego tático foram as "Divisões Panzer", unidades que constituíam a base de aplicação tática da doutrina de combate preconizada pela Blitzkrieg, a "guerra-relâmpago" idealizada pelos comandantes militares alemães. Cada Divisão Panzer era constituída normalmente por 2 regimentos de carros de combate (Regimentos Panzer) que totalizavam em média 320 tanques, 4 batalhões de infantaria motorizada ou blindada, além de elementos de artilharia auto-propulsada, engenharia de combate, comando e logística.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Panzer

Ligações externas[editar | editar código-fonte]