Paul Pierce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Pierce
Paul Pierce 2008-01-13.jpg
Informações pessoais
Nome completo Paul Anthony Pierce
Data de nasc. 13 de Outubro de 1977
Local de nasc. Oakland, Califórnia,  Estados Unidos
Altura 2.01 m
Peso 106 kg
Apelido The Truth
Informações no clube
Clube atual Brooklyn Nets
Número #34
Posição Ala

Paul Anthony Pierce (nascido em 13 de Outubro de 1977), conhecido como The Truth[1] , é um jogador de basquetebol profissional estadunidense, que atualmente joga pelo Brooklyn Nets na National Basketball Association (NBA). Começou a carreira na Universidade de Kansas, sendo draftado para o Celtics em 1998. Ele é por 10 vezes All-Star e um dos s do time campeão em 2007-08. Pierce também foi nomeado como o MVP das Finais de 2008.

Durante sua passagem pelo Boston Celtics, Pierce foi titular em todas as temporadas que jogou. É ao lado de John Havlicek e Larry Bird um dos três jogadores que anotaram mais de 20000 jogando apenas pelo Celtics e detém o record de maior número de bolas de 3 convertidas na história da franquia. É o terceiro na história da equipe em jogos disputados, segundo em pontos anotados, sétimo em rebotes, e quinto em assistências.

High School[editar | editar código-fonte]

Pierce nasceu e cresceu em Oakland, na Califórnia e sua família se mudou para Inglewood também na Califórnia onde ele começou a jogar basquete pelo time de Inglewood High School. Participou em 1995 do McDonald's All-American Game que reunia os principais nomes do college, tendo jogado ao lado de futuros jogadores da NBA como Kevin Garnett, Vince Carter, Stephon Marbury, além de ter participado do torneio de enterradas daquele ano, vencido por Vince Carter.

Carreira Universitária[editar | editar código-fonte]

Pierce teve médias de 16.4 pontos e 6.3 rebotes por jogo em seus três anos na universidade de Kansas onde foi eleito MVP em sua conferencia nos anos de 1997 e 1998. Em 1998 se inscreveu no draft da NBA, e foi selecionado pelo Boston Celtics que possuía a décima escolha.

Carreira na NBA[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos

Depois de sua estreia na NBA, a sua habilidade pontuando, pegando rebotes e defendendo além de sua capacidade de decidir jogos o elevaram ao status de estrela da Conferencia Leste da liga. Juntamente com o ala Antoine Walker, liderou o Celtics aos playoffs em 2002, levando o time as Finais da Conferencia naquele ano. No histórico jogo 3 da série final contra os Nets, ele liderou os Celtics a uma das maiores viradas da história dos playoffs da NBA.Pierce anotou 19 dos seus 28 pontos durante o último quarto de partida e o Celtics sairam de uma desvantagem de 21 pontos.

Lesão e temporadas fora dos playoffs[editar | editar código-fonte]

Na temporada 2005-2006 Pierce teve o maior aproveitamento da liga entre os 30 melhores pontuadores, mostrando que ele era um jogador eficiente e consistente. Em Março de 2006, Pierce empatou o record do Celtics na história, com uma sequencia de 8 jogos consecutivos anotando pelo menos 30 pontos.

Porém, em 2007 sofreu uma lesão que fez com que ficasse pela primeira vez fora de uma sequencia grande de jogos, e com isso os Celtics tiveram uma das piores campanhas da liga terminando a temporada com 24 vitórias e 58 derrotas.

Campeão da NBA e MVP das finais[editar | editar código-fonte]

Na temporada de 2007-2008 as coisas melhoraram, já que a equipe de Boston adquiriu os também All-Stars Ray Allen e Kevin Garnett e finalmente havia se tornado uma equipe candidata ao título.

Nessa temporada ficaram visíveis sua melhor condição física, além de uma atenção voltada a defesa já que não era necessário mais que carregasse o ataque do time.

Nos playoffs da temporada de 2008, depois de se classificar com a melhor campanha da liga, Pierce teve a segunda maior pontuação da história da franquia em um jogo de playoff, 41 pontos contra o Cleveland Cavaliers ajudando o Celtics a chegar as finais da conferencia depois de 6 anos.

No jogo 1 das finais daquele ano, contra o Los Angeles Lakers, saiu de quadra machucado no terceiro quarto, porém retornou ao jogo minutos depois e anotou 15 pontos no período, ajudando o Celtics a vencer por 98-88

Ele liderou a equipe naquela série, e o time de Boston se tornou campeão da NBA pela 17ª vez. Pierce foi eleito MVP das finais de 2008 depois de uma vitória no jogo 6 por 131-92.

Anos Seguintes[editar | editar código-fonte]

Pierce e os Celtics tentaram conquistar o bi campeonato da NBA em 2009,temporada em que ele deixou de jogar apenas um jogo, e foi o cestinha de sua equipe. Foi mais uma vez selecionado para o jogo das estrelas da NBA, e pela primeira vez selecionado para o All-NBA Second Team. Porém uma contusão afastou Kevin Garnett das quadras nos playoffs, e os Celtics caíram nas semi finais da conferência diante do Orlando Magic.

No Jogo das Estrelas da temporada de 2010, Pierce foi o primeiro jogador do Celtics desde Larry Bird a vencer o campeonato de arremessos de 3 pontos do evento.

Nos playoffs daquele ano, na primeira rodada, diante do Miami Heat, Pierce fez a cesta decisiva no jogo 3, há poucos segundos do fim, ajudando o Celtics a vencer aquela série por 4-1

Logo depois, os Celtics venceram o Cleveland Cavaliers de Lebron James e avançaram as finais da conferencia Leste, tendo como adversário o Orlando Magic.

Os Celtics venceram a série por 4-2 e chegaram a segunda final em 3 anos desde a junção do trio Pierce-Allen-Garnett.

Porém, o pivô titular da equipe Kendrick Perkins se machucou no jogo 7 das finais contra os Lakers e com isso Boston saiu de quadra derrotado na série por 4-3

Titulos da carreira[editar | editar código-fonte]

NBA[editar | editar código-fonte]

  • Campeão da NBA: 2008
  • MVP das Finais da NBA: 2008
  • Por 3 vezes integrante do All-NBA (3º Time): 2002, 2003, 2008
  • Por 10 vezes integrante do NBA All-Star 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012
  • NBA All-Rookie First Team: 1999
  • Líder da sessão regular da NBA em Número total de pontos: 2002 (2144)
  • Líder da sessão regular da NBA em Número de lances livres convertidos: 2003 (604)
  • Campeão do campeonato de 3 pontos no NBA All-Star Weekend: 2010

Colégio[editar | editar código-fonte]

  • Nomeado integrante do 1º time All-America pela Associated Press após finalizar seu ano júnior na Universidade do Kansas.
  • Nomeado "Big Eight Freshman of the Year" em 1995-96.
  • MVP da Big 12 Conference Tournament durante 1997 e 1998.

Outros[editar | editar código-fonte]

Recordes na NBA[editar | editar código-fonte]

  • Maior número consecutivo de lances livres convertidos em um jogo de play-offs: (Jogo 1 pelo jogo na Conferência Leste em 2003)
  • Maior número de lances livres convertidos em um quarto nas Finais da NBA: (Jogo 5, das Finais da NBA de 2008)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]