Dirk Nowitzki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dirk Nowitzki
Dirk nowitzki cropped 2.jpg
Informações pessoais
Nome completo Dirk Werner Nowitzki
Data de nasc. 19 de Junho de 1978
Local de nasc. Würzburg, Alemanha, Alemanha
Altura 2,13 m
Peso 111 kg
Apelido Larry Bird Alemão
Informações no clube
Clube atual Dallas Mavericks
Número 41
Posição Ala-pivô
Clubes profissionais
Ano Clubes Partidas (pontos)
1998-presente Dallas Mavericks 1097 (24.845)

Dirk Werner Nowitzki (Alfabeto Fonético Internacional:[no'vɪtski]), 19 de junho de 1978 (Würzburg, Alemanha) é um jogador profissional de basquete, que atua pela equipe do Dallas Mavericks, da NBA. Com 2,13 metros de altura, Nowitzki é um habilidoso jogador capaz de jogar desde pivô de força até ala-armador[carece de fontes?].

Foi selecionado na nona posição no draft de 1998 pelo Milwaukee Bucks e logo trocado para o Dallas Mavericks pela eventual sexta escolha da equipe do Texas no draft, Robert Traylor. Hoje Dirk é um jogador reconhecido internacionalmente como um dos melhores da NBA[1] ,[2] .

Em Maio de 2007, Nowitzki se tornou o primeiro Europeu a ganhar o prêmio de jogador mais valioso[3] (Most valuable player,MVP), na temporada 2006-07. É o segundo jogador europeu a conquistar dez mil pontos na Liga norte-americana

Por ser muito alto, Nowitzki é considerado um dos jogadores mais perigosos de NBA, porque é um jogador polivalente, que pode marcar tanto dentro quanto fora do garrafão.Já é quase unânime entre especialistas, jogadores e técnicos a adesão de Dirk Nowitzki para o Hall da Fama da NBA.[carece de fontes?].

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha[editar | editar código-fonte]

Dirk vem de uma família de atletas. Seu pai, Jörg-Werner, era jogador de handball, enquanto sua mãe, Helga, jogava basquete pela equipe nacional alemã feminina[4] , do qual sua irmã também fez parte. Por conta dessa influência, Nowitzki entrou cedo na vida esportiva, jogando o esporte do pai, handball e também tênis. Mas, por ser considerado uma aberração de altura pra sua idade, Dirk partiu para o basquete.

Em seu primeiro time, o DJK Würzburg, Dirk já chamava atenção e acabou sendo observado pelo ex-jogador de basquete alemão, Holger Geschwinder. Ao perceber o grande talento do garoto de apenas 15 anos, Geschwinder se ofereceu para treiná-lo algumas vezes por semana. O ex-jogador alemão deu ênfase no treino de chutes e passes, que se tornaram, de fato, armas muito fortes de Dirk. É interessante citar que Holger Geschwinder, mais tarde, incentivou Dirk a aprender um instrumento musical e a muitas leituras, e Dirk assume que, atualmente, seus maiores passatempos são tocar saxofone e ler [5]

Dirk fez parte de muitas faculdades diferentes, incluindo a de Pensilvânia. Porém, seu sonho parecia distante, pois esteve vinculado ao serviço civil na Alemanha, ficando nas Forças Armadas de setembro de 1997 a junho de 1998, quando só podia jogar basquete profissional nos fins-de-semana.

Sua carreira do basquete parecia confinada à Europa, até que uma equipe de estrelas americanas de NBA jogou contra a equipe alemã em setembro de 1997, sendo observado finalmente por diversos jogadores norte-americanos, incluindo Charles Barkley e Scottie Pippen. Durante o jogo, Nowitzki enterrou em cima de Barkley, que percebeu o futuro superstar que estava por vir e ofereceu "qualquer quantidade de dinheiro para o jovem ir à América e jogar para a equipe da faculdade de Charles, a universidade de Auburn"[carece de fontes?]. Mas Nowitzki recusou, optando por permanecer na Alemanha, devido à continuidade de seu serviço militar. Em março de 1998, Nowitzki ganhou finalmente o reconhecimento internacional quando marcou 33 pontos e pegou 14 rebotes no Nike Hoop Summit, em San Antonio, Texas, conduzido sua equipe à vitória sobre a equipe de juniores dos EUA.

Ingresso na NBA[editar | editar código-fonte]

Quando Nowitzki se inscreveu para o draft de 1998 da NBA, Rick Pitino prometeu que o selecionaria em sua décima escolha, o que o levaria para o Boston Celtics. Mas os Mavericks o escolheram antes que o Celtics pudesse fazê-lo. Embora Nowitzki tenha sido escolhido pelo Bucks, já existia um acordo entre a equipe de Milwakee e a de Dallas. O time de Texas saiu ganhando, pois nessa pré-temporada, após adquirir Dirk, em uma troca levaram para seu plantel a também promessa Steve Nash, juntando peças que se completavam. Embora o Mavericks acreditassem e indicassem abertamente que Nowitzki seria o rookie (melhor novato) do ano para a temporada 1998-1999, tal não ocorreu.

Encontrando o sucesso[editar | editar código-fonte]

Passada frustração, o seu jogo começou a fluir na temporada 1999-2000, na qual teve uma contagem média de 17,5 pontos por o jogo. Isso junto com sua média de 6,5 rebotes e de diversas outras melhorias notáveis em seu jogo como um todo. Continuou a melhorar seu jogo e na temporada 2000-2001 foi nomeado para o All-NBA team, fazendo parte da terceira equipe.

Dirk Nowitzki com a seleção alemã

Na temporada 2001-2002, elevou sua média de pontos por jogo para 23, obtendo uma média de 9 rebotes por o jogo. Nessa temporada, foi selecionado para o All-Star Game, e de novo para o All-NBA Team, dessa vez fazendo parte da segunda equipe. Também integrou a equipe nacional alemã, ajudando a conquistar o terceiro lugar no Campeonato Mundial da FIBA. Continuou a jogar durante todas as temporadas de 2002-2003 e 2003-2004 com os Mavericks, apesar de uma contusão no tornozelo que não curava completamente.

Durante a temporada 2003-2004, obteve uma média de 21,8 pontos por jogo. Na temporada 2004-2005, imaginava-se que o jogo de Nowitzki sofreria quando seu parceiro na quadra, Steve Nash, saiu dos Mavericks e se transferiu para o Phoenix Suns. Mas Nowitzki surpreendeu a todos quando seu jogo total melhorou drasticamente. Durante essa temporada, jogou acima das expectativas, chegando a quebrar seu recorde pessoal quando marcou 53 pontos numa partida que foi aos acréscimos contra o Houston Rockets. Durante a temporada 2004-2005, foi nomeado outra vez ao All-Star Game, mas desta vez foi titular, assim transformando-se o primeiro jogador na história do All-Star Game que nunca jogou por uma High School ou em uma faculdade dos EUA.

Mesmo durante toda a temporada 2005-2006, Nowitzki continuou evoluindo tanto nos pontos como nos rebotes, fazendo melhorias em cada aspecto de seu jogo , e recompensado com a classificação dos Mavs para a final da NBA contra o Miami Heat de Dwayne Wade e Shaquille O'neal , os Mavs tinha tudo para serem Campeões daquela temporada , depois de abrirem 2 a 0 na série , o Dallas tomou uma virada incrível e acabaram vendo a equipe de Wade comemorando , aqui começava a fama do Dallas Mavericks e Dirk Nowitzki serem "Amarelões". Em 2006-2007, Dirk entrou para a história ao liderar o Dallas à incrível campanha de 67 vitórias e 15 derrotas e ser eleito o primeiro jogador europeu a receber o prêmio de MVP, jogador mais valioso da temporada.Mais isso não foi o suficiente o que era pra ser motivo de festa virou apenas um prêmio de consolação para o Alemão ,o seu time acabou perdendo a série para o Golden State Warriors o 8° colocado daquele ano , 4-2 e a fama do Dallas e de Nowitzki serem "Amarelões " aumentava.Em 2008, liderou a seleção da Alemanha aos jogos Olímpicos de Pequim, feito que o basquete masculino do país não alcançava desde 1992, nas Olimpíadas de Barcelona. Além de classificar a Alemanha para a principal competição esportiva do planeta, Dirk foi o porta-bandeira da delegação alemã. Mas em 2011 a fama de amarelão finalmente acabou com o título da temporada numa vitória de 4-2 pra cima do Miami Heat vingando o vice de 2006-2007 e ainda foi nomeado o melhor jogador das finais, colocando mais um troféu em sua galeria.

Em 2011,Dirk Levou o Dallas ao titulo da NBA vencendo a série final contra o Miami Heat por 4 á 2. Dirk foi eleito o MVP(Most Valuable Player)(Jogador Mais Valioso) das Finais

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Anthony Wilson. The NBA's 25 Best Players (em Inglês). 01/09/2008.
  2. interbasket.net. The 15 Best International Players of the 2008-09 NBA Season (em Inglês). 01/09/2008.
  3. ESPN.com. Nowitzki is first European to be named MVP (em Inglês). 16/05/2007.
  4. NBA.com. Perfil de Dirk Nowizki (em Inglês).
  5. Perfil de Dirk Nowitzki NBA.com