Jerry West

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jerry West
Jerry West
Jerry West
Esporte Basquetebol
Nascimento 28 de maio de 1938 (75 anos)
Local Chelyan
 Virgínia Ocidental
 Estados Unidos

Jerry Alan West (nascido em 28 de Maio de 1938) é um ex-jogador de basquetebol norte-americano, o qual teve destaque em sua carreira as temporadas pelo Los Angeles Lakers da National Basketball Association (NBA). Sua alcunha é de "Mr. Clutch" pela sua habilidade de acertar arremessos dificies com o tempo estourando . Jogando como ala-armador, West iniciou sua carreira na Universidade de West Virginia em 1959, antes de ir jogar durante 14 anos no Lakers. Foi também vice-capitão na conquista dos Estados Unidos da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960.

A sua carreira na NBA foi um sucesso. Jogando na posição defensiva, West foi elegido 14 vezes para o NBA All-Star e ganhou o prêmio de NBA Most Valuable Player (MVP) da competição em 1972 e é o segundo maior cestinha da franquia, perdendo apenas para o Kobe Bryant. West entrou em 1980 para o Basketball Hall of Fame e em 1996 foi votado como um dos 50 grandes jogadores da história da NBA.

O logotipo da NBA é baseado na imagem de uma arrancada de Jerry West.

Jerry West statue


Após encerrar a sua carreira como jogador, West foi treinar o Los Angeles Lakers, onde ficou por três temporadas e na última foi eleito General Manager. Em 2002, foi para o Memphis Grizzlies e ajudou a equipe a ponto de conseguir o prêmio de NBA Executivo do Ano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Elgin Baylor
NCAA Basketball Tournament
Most Outstanding Player
(homens)

1959
Sucedido por
Jerry Lucas
Precedido por
Ninguém
NBA Most Valuable Player
1969
Sucedido por
Willis Reed
Precedido por
Lenny Wilkens
NBA All-Star Game Most Valuable Player
1972
Sucedido por
Dave Cowens
Precedido por
Bill Sharman
Treinador do Los Angeles Lakers
1976–1979
Sucedido por
Jack McKinney