Portal:Amazonas/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do Estado do Amazonas
Bandeira do Estado do Amazonas
Brasão do Estado do Amazonas
Brasão do Estado do Amazonas
Mapa do estado e localização no Brasil

Amazonas é uma das vinte e sete unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, com uma área de 1.570.745,680 km²:

- é maior que a área somada de França (547.030,0 km²), Espanha (504.782,0 km²), Suécia (357.021,0 km²) e Grécia (131.940,0 km²);

- seria o 18º maior país do mundo em área territorial, pouco maior que a Mongólia, com seus 1,564,116 km²;

- é maior que a área da Região Nordeste do país com seus nove estados;

- equivale a 2,25 vezes a área do Texas (696.200,0 km²), segundo maior estado americano;

- sua população foi estimada em 4,14 milhões de habitantes em 2019.

Está situado na Região Norte do Brasil e tem como limites a Venezuela e Roraima a norte, o Pará a leste, o Mato Grosso a sudeste, Rondônia a sul, o Acre a sudoeste), o Peru a oeste e a Colômbia a noroeste. É um dos poucos estados brasileiros que não possuem litoral, mas possui a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o rio Amazonas. É constituído por 62 municípios. Sua capital é a cidade de Manaus e outras localidades importantes são, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tabatinga, Maués, Tefé, Manicoré e Humaitá, Iranduba, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant e Borba.

No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante também na Amazônia. As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e o clima é caracterizado por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, decorrente principalmente pela proximidade do estado com a Linha do Equador. Na vegetação do estado, sobressaem matas de terra firme, várzea e igapós. Toda essa vegetação faz parte da extensa e maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica, que apresenta uma rica e complexa diversidade na composição da flora do estado e se faz presente em todo o seu território.