Tess Mercer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tess Mercer
Personagem de Smallville
Cassidy Freeman.jpg
Cassidy Freeman interpretou Tess Mercer
Origem Humano
Sexo Feminino
Actividade(s) CEO e Diretor Gerente da LuthorCorp, proprietário do Daily Planet, ex-agente do Xeque-Mate, membro da Liga da Justiça
Família Pais adotivos (não nomeados), Lachlan Luthor e Eliza Luthor (avós paternos, já falecidos), Lionel Luthor e Pamela Jenkins (pais, falecido), Lex Luthor (meio-irmão, falecido), Julian Luthor (meio-irmão, falecido), Lucas Luthor (meio-irmão)
Criado por Kurt Schaffenberger
Primeira aparição "Odyssey"
Episódio(s) 42
Interpretado por Cassidy Freeman
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Tess Mercer é uma personagem fictícia da série de televisão Smallville. No episódio "Abandoned" da décima temporada da série Smallville, é revelado que Tess Mercer é realmente Lutessa Lena Luthor, outro filho ilegítimo de Lionel Luthor, que ele teve com a babá Pamela Jenkins, fazendo dela uma meia-irmã de Lex Luthor, Julian Luthor, e Lucas Luthor. Lionel deixou a jovem Lutessa (Tess) em um orfanato dirigido por Vovó Bondade, onde ela usou seus poderes para reprimir as memórias de sua verdadeira identidade e foi adotada pelos Mercers sob o regime de seu pai. Depois que Tess atingiu a idade adulta, ela descobre a verdade de seu passado uma vez que ela opiniões registros do orfanato, e é perturbada sabendo que ela é uma parte da família que ela despreza. No entanto, ela aceita peças de sua herança, como ela encontra seu pai vindo de uma realidade alternativa de contrapartida para controle da LuthorCorp. Ela é basicamente interpretada pela atriz Cassidy Freeman, enquanto Leigh Bourke retratou a personagem como uma criança em cenas de flashbacks do episódio "Abandoned".

A personagem Lutessa Lena Luthor, que na série é conhecida mais pelo nome Tess Mercer, foi criada primeiramente para os quadrinhos, por Kurt Schaffenberger.

Criação[editar | editar código-fonte]

O nome "Tess Mercer" é uma homenagem a dois personagens das histórias em quadrinhos do Superman Eve Teschmacher e Mercy Graves [1] Como Freeman descreve sua personagem, Tess Mercer é o sucessor escolhido a dedo de Lex;. Ela é "feroz", "divertida" e "inteligente".

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Tess se preocupa profundamente com a Terra e a natureza. Ela acredita que a humanidade está destruindo o planeta Terra, e que os kryptonianos seriam a solução. Com base nessa convicção, quando leu sobre o Viajante (Clark Kent) nas anotações de Lex Luthor, ela acreditava que era seu papel ajudá-lo a se tornar um herói e ajudá-lo na batalha contra o Destruidor (Davis Bloome). Mais tarde, ela acreditou que o Major Zod ajudaria a salvar a humanidade, já que esse foi o motivo pelo qual ela o libertou da esfera kryptoniana.

Tess se esforça para estar em condições de igualdade com seus parceiros, a partir de suas interações profissionais com Lex Luthor até suas tentativas para salvar a humanidade com Clark Kent e Major Zod. Este pode ser o resultado de seu tratamento brutal nas mãos dos outros: ela foi abusada fisicamente por seu pai, refém de Marcos, e controlada por Lex. Atualmente, ela não hesita em manipular pessoas ou utilizar métodos não convencionais para conseguir o que quer. Ela também demonstrou nenhum remorso ou culpa por suas ações. Ela está disposta a fazer de tudo para alcançar seus objetivos: ela ainda se permitiu ser brutalmente interrogado pelo exército Kandorianos, a fim de saber mais sobre o Kandorianos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passado[editar | editar código-fonte]

Lutessa Lena Luthor é filha de Pamela Jenkins com Lionel Luthor. Aos nove anos de idade, a pequena Lutessa foi dada para a Vovó Bondade. Depois disso ela passou a ser conhecida como Tess Mercer. Tess cresceu em uma casa do pântano em Louisiana, onde ela aprendeu a ler sozinha. Tess foi abusada pelo pai adotivo quando era jovem e, muitas vezes invejava os que tinham uma infância feliz. Na época, ela acabou com um tímpano perfurado e um braço quebrado três vezes. No entanto, ela entrou em Harvard aos 15 anos e se formou na faculdade aos 17 em biologia marinha.

Tess encontrou Oliver Queen em uma ilha no Pacífico Sul, onde ela e sua amiga foram sequestradas durante uma viagem de biologia marinha. Oliver foi envenenado por uma flor na ilha, mas Tess salvou sua vida devido a sua especialidade nesse campo. Em seguida, ele retornou o favor usando uma pinça improvisada (a partir do veneno da planta indígena) para tentar matar o sequestrador, os dois saem de lá e vão para Star City.

Depois de algum tempo, Tess começou a trabalhar para a LuthorCorp e um mês depois, ela é recrutada por Amanda Waller para fazer parte de uma organização secreta do governo chamada Xeque-Mate. Amanda a recrutou a fim de saber mais sobre a pesquisa de alienígenas de Lex Luthor e manteve Tess como agente secreta, colocando-a para ganhar a confiança de Lex.

Ao recolher os vírus para a LuthorCorp (possivelmente durante o Projeto Mercúrio), Lex salvou Tess após uma explosão. No entanto, foi nesse momento durante a sua recuperação que Lex implantou um nano-transmissor em seu nervo óptico, de modo que ela pudesse ser "os olhos e ouvidos" dele no caso de ele precisar dela no futuro.

Pouco antes de Lex ir para o Pólo Norte, Tess foi ordenada por ele para sequestrar Lana Lang e forçá-la a criar um vídeo de despedida para Clark Kent antes de transportá-la para um local secreto para sua própria segurança. Lex a convence dizendo que isso era para a segurança de Lana e que o coma que o que ela se encontrava era culpa de Clark.

Oitava Temporada[editar | editar código-fonte]

Quatro semanas após o desaparecimento de Lex Luthor, Tess foi ao Ártico para assumir o comando da LuthorCorp e buscar por sinais que indicassem onde Lex estava. Mais tarde, a assistente de Tess traz-lhe uma caixa contendo o Cristal do Conhecimento que fora encontrado com os restos da Fortaleza e uma foto de uma pegada, mas que não era a de Lex.

Tess quase é morta por uma explosão causada por Bette Sans Souci (Plastique), em um ônibus, mas foi salva por Clark. Tess então o chama para o seu escritório para lhe agradecer, e notou que Lex contou a ela tudo sobre ele e o fato de que Clark gosta de salvar as pessoas. Ela perguntou a Clark se ele tinha alguma ideia sobre onde encontrar Lex, mas ela não acreditou quando ele disse que não tinha ideia. Tess continuou sua busca por Bette e a encontra em Belle Reve, após Clark ter pego Bette. Tess então a convida para fazer parte de uma equipa de heróis que ela estava montando.

Tess coloca Lois para cobrir a história sobre o comportamento estranho que Oliver estava tendo durante uma angariação de fundos em Metrópolis. Tess descobre mais tarde que isso foi devido a um veneno. Clark lhe pede ajuda encontrar um antídoto que estava na LuthorCorp. Apesar de sua preocupação com Oliver, ela diz a ele que a vacina estava no Brasil e que não daria tempo de salvá-lo. Ao sair do Planeta Diário, ela foi atacada por Marcos, que foi o responsável pelo que aconteceu e retornou em busca de vingança pelo que eles fizeram com ele na ilha. Tess foi capaz de se defender até ficar inconsciente e, em seguida, Clark chega a tempo de salvá-la. Tess e Oliver, após esses acontecimentos, se encontram na mansão onde ela revela que Lionel matou os pais de Oliver. Tess sentiu que a prisão era bom demais para Marcos e pagou sua fiança somente para envenená-lo quando ele estava entrando em seu táxi.

Tess contata o Dr. Groll para pesquisar o cristal que ela encontrou, mas ela estava relutante em acreditar que o cristal foi um super-computador alheio de disco rígido até que a experiência feita no objeto envia um feixe de luz que vai até o céu. Tess pede à Chloe ajuda invadir o super-computador, mas Chloe se recusa. Entretanto, ela volta atrás, mas é tarde demais, pois o cristal foi roubado. Mais tarde, Tess recebeu um e-mail sobre o cristal, dizendo que ela ainda não está pronta.

Oliver a visita em seu escritório e a convida para um jantar, mas ela se recusa e começa a lutar com ele. Ela relembra as partes ruins do relacionamento que os dois tiveram e mostrou-se mais hábil do que Oliver em combate corpo-a-corpo. Eles, então, dormem juntos, após Tess dizer a Oliver que não estava interessada em um relacionamento romântico.

Tess continua a investigar quem havia roubado o cristal. Quando o cristal foi usado mais tarde, Tess controla o pulso de energia que acaba aponta para a Fazenda Kent. Alguns dias depois Tess chama Clark em seu escritório e lhe revela que ela sabe que ele era a última pessoa a ver Lex vivo.

Tess é abordada por Lana, que a enfrenta dizendo a Tess que Lex estava vivo e ela sabia onde ele estava. Mais tarde na Fundação Isis, Lana diz a Tess que o Projeto Prometeus era destinado a Lex para ele sobreviver, podendo assim se recuperar dos ferimentos causados pelo desabamento da Fortaleza. Lana ia impedir que isso acontecesse e enfrenta Tess. Lana ganha a briga e mostra a Tess o nano-transmissor em seu nervo ótico. Sentindo-se traída, Tess decide se vingar de Lex declarando-o morto, fechando suas contas bancárias e oferecendo a Oliver, rival de Lex, a possibilidade de uma fusão entre a LuthorCorp e as Indústrias Queen.

Quando Lana some, Tess diz à Clark tudo o que aconteceu com Lana após o despertar de seu coma alienígena. Tess, depois, falou com Regan Matthews para obter informações sobre o Projeto Prometeus. Durante um confronto entre Tess e Regan, ela o mata. Ávida para impedir Lex de pôr suas mãos na Aramadura Prometeus, Tess rastreia o laboratório do Dr. Groll e quase mata Lana, a fim de destruir o Armadura. No entanto, Lana consegue derrotá-la e depois tenta convencer Tess a abandonar seu desejo de vingança contra Lex. Lex tenta se vingar de Tess e dos restantes membros do conselho da LuthorCorp por estarem trabalhando para Oliver contratando Winslow Schott (Toyman), para implantar uma bomba para matá-los. No entanto, Tess estava fora da cidade para ver um cirurgião para remover o nano transmissor que Lex havia colocado em seu nervo óptico. Mais tarde, Lex é morto por Oliver.

Tess vai a uma conferência de imprensa em Los Angeles com Clark. Durante a viagem, Tess começa a contar seus segredos mais profundos a ele, entre eles de que seu pai havia abusado fisicamente dela. Ela estava esperando que Clark revelasse seu segredo, mas quando ele não o fez ela aciona uma bomba no avião para forçá-lo a expor seus poderes secretos. No entanto, seu plano não deu certo, já que Clark consegue deixar Tess inconsciente antes de saltar do avião com ela. Depois de retornar para Smallville, ela agradece a Clark por tê-la salvo e tenta convencê-lo de que ele pode confiar nela, afirmando que ela não é igual a Lex.

Através das anotações de Lionel, Tess supôs que dois meninos de Krypton caíram na Terra no dia da chuva de meteoros, o viajante (Kal-El/Clark) e Apocalypse (Davis). Depois ela descobre que Davis Bloome estava matando criminosos e o seguiu até um milharal, onde ele enterrou os corpos. Ela acionou uma bomba em seu carro, na tentativa de matá-lo, mas ele sobreviveu e ela o levou de volta para a mansão para explorar o seu passado com os Luthor. Tess, mais tarde confessa que acreditava que Clark e Davis estavam destinados a se enfrentarem até a morte. Ela estava ansiosa para que Clark abraçasse o seu destino, matando Davis, mas ele não queria isso. Quando ela volta para a mansão, foi revelado que ela possuía a esfera kryptoniana.

Após a recusa de Clark em aceitar seu destino, Tess começou a publicar artigos revelando Davis como o serial killer e começa uma perseguição contra ele, sabendo que muitos morreriam no processo. Fazendo de tudo para impedir a ameaça de Apocalypse, Tess enviou sua equipe de "heróis" (a qual ela havia integrado Plastique) atrás de Davis e Chloe, que estavam foragidos. Tess enviou sua assistente, Eva Greer, para se passar por Chloe e tentar convencê-lo a matar Davis. No entanto, seus planos com sua equipe não vão bem, primeiro porque Apocalypse mata um dos membros da equipe, segundo porque uma outra integrante queria sair e, por precaução, Tess a mata, o que no fim das contas acaba causando a revolta da equipe que tenta matar Tess. Ela é salva por Clark e o Arqueiro Verde. Tess recupera uma informação kryptoniana retransmitida de Eva sobre Clark e ela usa isso para encontrar e destruir o cristal negro (que abre o portal para a Zona Fantasma), assim forçando Clark a enfrentar seu destino e matar Apocalypse. Após ela voltar a Mansão, Tess parecia estar recebendo ordens de alguém de dentro da esfera.

Quando Tess volta para a mansão Luthor, depois do trabalho, ela não encontra a esfera e vê que o cofre foi aberto por dentro e, em seguida, manda todos os seus funcionários procurarem o objeto. Quando ela descobre que Lois estava em seu escritório, ela imediatamente suspeita dela e as duas se enfrentam no Planeta Diário. Lois acusa Tess de tentar ajudar uma nação alienígena para conquistar a Terra, mas Tess afirma que ela só queria salvar o mundo. A luta termina quando Lois nocauteia Tess. Tess acorda e volta para a Mansão Luthor após Clark ter derrotado Apocalypse. Ela vê uma luz brilhando fora da mansão. Ao se aproximar da janela ela vê a esfera e dela saindo uma luz forte no chão, da qual sai Zod.

Nona Temporada[editar | editar código-fonte]

Tendo libertado Zod e a sua tropa através da esfera, Tess foi mantida prisioneira durante três semanas na Mansão Luthor. Durante este tempo, ela foi brutalmente interrogada e até tentou lutar contra Zod. Ela o questionou sobre ele não ser o ser da esfera que se comunicava com ela e descobre que ele não sabe como chegou a estar na Terra. À noite, Tess descobre que todo o exército tinha ido. Um de seus assessores se aproxima dela e pergunta se ela estava bem e se tornou aparente que Tess lhes tinha dado ordens para não intervir, não importa o que acontecesse desde o dia em que os invasores tomaram a mansão.

Tess procura por Zod e seus soldados, o que a levou a um laboratório abandonado com tecnologia roubada da LuthorCorp. Tess percebeu que era um experimento kryptoniano e que Zod e seu exército estavam tentando conseguir seus poderes de qualquer maneira possível. A equipe de Tess recuperou os restos mortais do experimento, ela perguntou se poderia recriá-lo. Tess descobre então que os símbolos kryptonianos tinham aparecido em todo o mundo desde o dia em que Zod chegou na Terra e que mais pareciam ser brasões de família. Tess, em seguida, viu o símbolo da Casa de El em uma foto e alguém deitado sobre ela.

Tess rastrea Oliver no México para encorajá-lo a retornar para os negócios. Quando ela chegou, ele estava bêbado e sendo espancado por bandidos, mas Tess força-os a saírem com uma metralhadora. Ela o leva de volta a Metrópolis para uma assembléia de acionistas no Ace of Clubs. Mais tarde, ela fez um acordo com Toyman em sua cela na prisão, para ele estudar o coração de kryptonita do Metallo.

Tess mostra as Torres Solares para a reunião de executivos da LuthorCorp. Ela foi acompanhada por Zod, que felicitou-a pela sua realização. Zod pediu-lhe para ajudá-lo a encontrar o Borrão, mas ela negou saber qualquer informação sobre quem ele era. No entanto, ela pediu-lhe uma parceria igual, mas ele disse-lhe que nenhum ser humano jamais iria se juntar a um kandoriano. Não confiando em Tess, Zod mandou um soldado matá-la mas ela matou o soldado e devolveu a medalha dele para Zod, deixando ele saber que ele não tem escolha se não confiar nela.

Mais tarde, Tess e Zod formam uma aliança, embora sua principal motivação era impedir Zod de encontrar o Borrão, pois ela sabia que ele era o Clark. Tess sequestra Jor-El e o convence a dizer a Zod que ele é o Borrão, para que Clark possa continuar a salvar o mundo. Quando Clark descobre que Tess tinha aprisionado seu pai, ele ameaçou ela agarrando-a pelo pescoço e forçou-a a dizer-lhe onde Jor-El estava. Ela estava feliz que Clark finalmente revelou seus poderes a ela. Quando ela mostrou a localização de Jor-El, Clark percebeu que Tess deixou Jor-El ser raptado para que ela pudesse descobrir a localização do exército kandoriano.

Tess sequestra Lois a fim de examinar suas memórias referente ao período de três semanas em que ela havia desaparecido. Como Lois esteve no futuro, Tess usa o Projeto Intercepção para entrar na mente de Lois e, assim ver o que ocorreu no futuro. Tess vê a Torre Solar e, depois de descobrir que ela seria morta por Chloe nesse futuro alternativo, Tess pede a Stuart que apague as memórias de Lois. Mas Stuart a desafia, e Tess atira nele. Ela então é nocauteada por Clark, quando ele salva Lois.

Tess chega ao porão do Planeta Diário, e vê Lois com um pacote. Dizendo que ela estava esperando um pacote de si mesma, ela estendeu a mão para ele, mas Lois respondeu que era dela, pois tinha "Lois Lane" na impressão. Tess saiu, frustrada de lá. Mais tarde, ela foi ao seu escritório para encontrar um peça de jogo de xadrez, em sua mesa. Depois de Amanda Waller ter matado Icicle, ela encontra Tess fora da sala. Ela se dirige a Tess como Agente Mercer e disse que havia muita coisa para ser resolvida.

Com as Torres Solares perto de serem concluídas, Zod decidiu encerrar seu relacionamento com Tess e ameaça matá-la. Tess tenta obter ajuda de Chloe e sugere que elas trabalhem juntas para impedir Zod, mas, quando Chloe se recusa, eles começam a brigar. Um novo tipo de kryptonita infecta Clark fazendo com que ele queira se vingar de Tess por ela ter supostamente matado Jor-El. Tess suplica a Clark para não matá-la, dizendo que ela não matou Jor-El e lembrou-lhe que ela não havia revelado seu segredo a ninguém. Tess foi salva quando Chloe curou Clark usando um pedaço de kryptonita.

Ela questiona Oliver sobre a destruição das Torres Solares e o desvio de dinheiro que estava ocorrendo na empresa. Ela envia um agente para seguir Oliver e descobre que ele e Chloe criaram um arsenal de armas para deter Zod e seu exército. No entanto, antes que ela conseguisse chegar até esse arsenal, Oliver o esconde.

Mais tarde, ela encontra Zod na Fazenda Kent onde ela atira nele para provar que ele agora tem os poderes. Ela usa a kryptonita para enfraquecer Zod dizendo a ele "que em toda relação uma pessoa fica em pé e a outra se ajoelha" e que ela não seria colocada abaixo outra vez. Ele responde que não é sua intenção e eles acabam se beijando. Na cama com o major, Zod pergunta a Tess como ela havia enfraquecido ele no celeiro e ela lhe diz que ambos têm os seus segredos.

Tess é convocada para uma operação do Cheeque-Mate para capturar o Arqueiro Verde, disfarçando-se e fingindo estar em perigo. Tess é responsabilizada pela fuga do Arqueiro e Amanda Waller ameaça matá-la se ela não resolver o problema. Na reunião de acionistas, Tess se reúne com Oliver, e através da conversa, descobre que Oliver é realmente o Arqueiro Verde. Clark confronta Tess sobre o Xeque-Mate e ela revela que a Torre de Vigia (Chloe), é o alvo. Depois de contar a Oliver como desligar a energia no Castelo, ela o encontra para lhe dizer que ela está agindo com cautela, para evitar uma tentativa de assassinato do Cheeque-Mate, mas Oliver não mostrou simpatia pelo que ela disse, com isso sua confiança nela tremina.

Ela finalmente reaparece apenas para recuperar Metallo, e foi descoberta por Chloe. Juntas, elas usam seus recursos para parar Zod e Clark que estava sob o efeito da kryptonita vermelha, o que resulta no envio de Metallo para a Fortaleza da Solidão. Tess revela a Zod imagens de alguns dos kandorianos traindo-o para servir Kal-El.

Tess volta a LuthorCorp apenas para encontrar Chloe no escritório de Oliver, hackeando o Banco Nacional Suíço. Ela lembra Chloe que, apesar de ela estar ausente, ela ainda é chefe da LuthorCorp. As duas discutem a aliança de Tess com o exército kandoriano. Tess chega à conclusão de que Chloe era a Torre de Vigia e foi atrás dela, exigindo todas as informações que possuía sobre o kandorianos. Depois de Tess danificar o sistema de segurança do edifício as duas ficam presas, Chloe descobre que a segurança foi realmente ativada devido ao protocolo do Cheque-Mate para acessar o sistema, e descobre que Tess tem um chip de GPS em seu corpo, o que permitiu a invasão nos computadores. Depois de não conseguir removê-lo, Tess revela que o chip se move seu quando se sente ameaçada com a extração. No meio de uma conversa tocante, Tess confessa a Chloe que as coisas que ela faz é porque ela não confia nas pessoas. Tess comenta sobre o relacionamento entre Chloe e Oliver dizendo que ela era o que ele precisava. Após Chloe descobrir o caminho para sair da Torre de Vigia, as duas vão para o Hospital Geral de Metrópolis Geral sabendo que o Cheque-Mate estava seguindo elas. Chloe diz a Tess que a única maneira de desligar o chip GPS era matando ela, e Tess aceita colocando sua confiança em Chloe, sabendo que ela iria deixá-la morrer. Após desativar o chip, Chloe ressuscita Tess, para sua surpresa, e, em seguida, ela concorda em manter o segredo de Chloe, como forma de compensação.

Depois de ter sido mantida refém por Maxwell Lord usando suas habilidades telepáticas, Tess escapa e encontra o Livro de Rao que ela roubou e escondeu na adega. Tess é encontrada pela Rainha Vermelha, que na verdade era Martha Kent, e foi forçada a entregar o objeto para ela.

Depois de Zod ter declarado guerra à Terra, Tess revela que ela usou um dispositivo de monitoramento em John Corben para encontrar a Fortaleza da Solidão e vai lá para enfrentar Zod que acabara de destruir o painel. Procurando perdão por tudo que tinha feito, ela o atacou com um soco inglês de kryptonita. No entanto, Zod conseguiu se curar e atacou ela com a visão de calor, queimando metade do seu corpo. Clark a encontra e a leva imediatamente ao hospital, onde ela diz a Clark sobre o painel de cristal kandoriano construído e como ele poderia usá-lo para ativar o Livro de Rao como sua última chance de ser perdoada pelas coisas que ela fizera no passado. Mais tarde, ela teve um ataque violento devido aos seus ferimentos, resultando em sua morte. Após os médicos pronunciarem sua morte, uma misteriosa mulher idosa entra no quarto, fechando a porta atrás dela.

Décima Temporada[editar | editar código-fonte]

Tess desperta nos Laboratórios Cadmus, misteriosamente retornando à vida, com o rosto completamente regenerado. Ela conhece um clone infantil de Lex, chamado Alexander, que disse a ela como ela sobreviveu. Tess descobre uma infinidade de clones feitos a partir do DNA de Lex, e acidentalmente liberta um clone psicótico e envelhecido de Lex, ele a agride e a aprisiona na instalação, sabendo que Clark logo viria para salvá-la. Quando Clark finalmente aparece, Tess transmite a mensagem do clone que era para Clark se encontrar com ele no Campo Riley e, mais tarde, ao voltar para a Mansão Luthor, ela leva Alexander para viver com ela. Com dificuldade aparentemente mínima, devido à sua riqueza e com o Xeque-Mate destruído por Zod, Tess retorna à vida normal de ser a Chefe da LuthorCorp e do Planeta Diário.

Prosseguindo em seu esforço para ganhar a confiança de Clark e Oliver, Tess revela que ajudou Chloe a reiniciar os sistemas da Torre de Vigia, ela também fornece a Clark informações sobre o assassino Pistoleiro, a fim de ajudá-lo a proteger Cat Grant. Depois de ajudar Clark e Oliver a deter uma deusa que possuía Lois, ela provou ser útil para sua equipe e os dois concordaram em ter ela na equipe, permitindo que ela controle a Torre de Vigia.

Preocupada com Alexander (o clone sobrevivente de Lex), Tess chamou uma terapeuta para diagnosticar o estado mental e, com isso ela soube da probabilidade de instabilidade mental devido ao intelecto que o garoto possui. Depois de rejeitar o tratamento que a terapeuta sugeriu, ela decidiu ficar com a criança na esperança de salvá-lo de se tornar igual a Lex. Ela passa a ter carinho por Alexander o que resulta numa relação materna entre os dois. Tess estava fazendo o melhor possível para proteger Alexander de se tornar igual a Lex, mas isso se torna inevitável. Depois que ele começa a ter lembranças do tempo em que Lex e Clark eram amigos até eles se tornarem inimigos, Tess tenta convencê-lo de que Lex era uma pessoa má, mas ele se recusa a acreditar e a lembra de toda a escuridão que há em seu coração. Guiada pela raiva ela lhe esbofeteia. Sentido-se culpada pelo que fez, Tess tenta se desculpar com Alexander, mas ele diz a ela que seu verdadeiro nome é Lex Luthor. Isso fez com que ela perceba que não poderia salvar Alexander, ela o tranca em um quarto da mansão esperando pela sua aparente morte.

Dedicando-se ao seu papel como a nova Torre de Vigia, Tess faz algumas modificações no local, o que não agrada Oliver, que queria que o lugar continuasse do jeito que Chloe deixara antes de desaparecer. Depois que ela ajuda Clark e Oliver a deter Rick Flag e o Esquadrão Suicida, Oliver volta a ter confiança nela.

Tess começa a ter pesadelos que envolvem ela de criança e uma caixinha de música que misteriosamente aparece na mansão. Ela diz a Clark o ocorrido e eles vão até o lugar de onde a caixa veio, um orfanato administrado por Vovó Bondade. Depois que ela vê sua foto numa instante com as melhores alunas, Tess descobre seu passado e Bondade revela que foi ela que a salvou após ela ter morrido no hospital. Ela salvou Tess por ser sua pupila predileta, e também a melhor, e que iria precisar dela na guerra que estava por vir. Tess e Clark conseguem escapar do orfanato. Ela consegue pegar um arquivo de lá e descobre que seu verdadeiro nome é LUTESSA LUCIANE LENA LUTHOR, filha de Lionel Luthor e Pamela Jankins (personagem que apareceu eu um episódio da 1ª temporada).

Mais tarde ela ajuda Clark, Lois e Aquaman a descobrir a verdade por trás do Ato de Regisro de Vigilantes e resgata Oliver após ele ter se registrado. Após isso, Clark revela a ela, Lois e Oliver sobre a vinda de Darkseid.

Finalmente, Tess começa a tomar sua posição como herdeira legítima de Lionel e foi-lhe dada um dispositivo de Krypton que pertencia a seu pai. Quando Clark descobriu que Tess tinha ajudado Alexander e começou a questionar a lealdade de Tess depois de tudo o que tinham feito por ela, ela tenta explicar tudo, inclusive que ela é uma Luthor, mas falha porque Clark desaparece depois de ativar o dispositivo. Depois de ser encontrada por Clark Luthor, ela descobre que havia uma terra paralela e o dispositivo era a chave para acessá-lo, Tess tenta recorrer a ajuda da equipe para parar o Ultraman, mas foi descoberta por ele, que começou a atacar a Torre de Vigia. Após o Clark real reaparecer, enviando de volta o Ultraman ao seu mundo, Tess finalmente revela que ela é filha de Lionel, e Clark a apoiou, dizendo que ela deveria agradecer por não ter sido criada por ele.

Depois de ouvir sobre o noivado de Clark e Lois, Tess faz uma festa para eles na Torre de Vigia. Depois de ter conversado com Cat Grant a respeito de Oliver e do Ato de Registro de Vigilantes, ela é levada por um agente do governo, o Tenete Trotter, que a interroga sobre sua relação com Oliver e seu time. Como ele não deu nenhuma informação, Tess foi levada juntamente com Emil Hamilton para um armazém, provavelmente para serem executados, mas são resgatados por Clark.

Tess encontra Lois que pergunta a ela por que ela autorizou que publicassem artigos que fossem contra os vigilantes. Porém não era Tess que o fizera e quando ela procura saber quem foi, ela dá de cara com o Lionel da Terra 2. Lionel tenta ser o pai que nunca foi para ela, mas ela não confia nele já que percebeu que o que ele queria era encontrar Alexander. Tess informa Clark sobre a chegada de Lionel e em seguida começa sua busca por Alexander. Para salvá-lo, ela teria que matar Lex, o que na verdade seria matar Alexander. No entanto, ao injetar cianeto nele, a agulha quebrou, já que Alexander agora possui invulnerabilidade.

De manhã, Tess espera Clark voltar para pedir a ele que fosse o mentor de Alexander. Ela explica que Alexander mudou desde o confronto na fazenda. Quando Clark vê Alexander levantar um trator, ela revela que tem o DNA kryptoniano de Clark. Enquanto isso, ela vai até o Laboratório Cadmus onde encontra Lionel. Para enganá-lo ela mostra a ele os restos de Alexander, que na verdade eram de outro clone. Depois que Clark salva Conner da influência de Lionel, Tess consegue arrumar uma maneira de readquirir a LuthorCorp e tirar Lionel do comando da empresa.

Enquanto tentava vender os restos da Mansão Luthor, Tess é encontrada pelo Clark Luthor/Ultraman, que retornou para que ela pudesse ajudá-lo a matar Lionel. Nisso, Tess fica em dúvida se seguiria seus desejos e instintos, ou se faria a coisa certa, revelando que ela tem sentimentos fortes por Clark Kent e queria matar Lionel por vingança por tê-la abandonado. Ela decide proteger Lionel, mas Clark chega e quase a mata numa maneira similar a que Lex matou Lionel. Mas o verdadeiro Clark chega e a salva. Nisso Tess começa a se questionar em que lado ela está.

Quando Slade é encontrado inconsciente, Tess avisa a Liga a respeito. Depois que Clark e Oliver vão até a Zona Fantasma, Lois vai até Tess para saber o que estava acontecendo, mas ela se nega a dizer. Depois de descobrir que Clark e Tess planejaram destruir o portal da Zona, Lois a ameaça com uma arma para não fazer isso, e Tess explica que estava apenas seguindo as ordens de Clark. Quando os dois retornam, Tess ajuda Oliver na sua busca por um artefato que poderia ajudá-lo a se livrar do controle de Darkseid.

Quando Stargirl foi controlada por um dispositivo misterioso, Tess analisa ​​o objeto na Torre de Vigia e descobre que ele foi criado por ninguém menos que o Toyman, Winslow Schott. Depois, ela e Clark iriam para a Ilha Stryker deter Schott, porém os dois são atacados por Lois que estava com os poderes de Clark e controlada por Schott. Tess, em pânico, apenas espera para Clark receber seus poderes de volta, assim podendo deter Lois.

Durante Tess passa pelos restos da Mansão Luthor e encontra Vovó Bondade, que tenta novamente convencê-la a se juntar a Darkseid, ela recusa dizendo que já encontrou o caminho dela. Bondade a avisa de que Apokolips está chegando à Terra. Indo a Torre de Vigilância para ver se o que Bondade disse era verdade, Tess descobre que não pode acessar os satélites já que Oliver os desconectou. Tentando de qualquer maneira entrar em contato com Clark, Tess manda um vídeo pra ele, porém ela é abatida e sequestrada.

Acordando em um laboratório, ela descobre que quem a sequestrou foi Lionel. Ele a informa de que encontrou o verdadeiro Lex, que estava se regenerando todo esse tempo através dos órgãos dos clones. Ele também revela que o plano dele era usar o coração dela como última peça para ressuscitar Lex. Com uma arma Tess atira no peito de Lionel e foge. Algumas horas depois, ela volta para a LuthorCorp onde reencontra Lex, que revela que já sabia que os dois são irmãos. Após uma conversa onde Tess revela que tudo que ela quer é redenção, Tess a abraça dizendo que sempre a amou e enfia uma adaga em seu estômago. Lex justifica o ato dizendo que era para ela não se tornar igual a ele. Morrendo em nos braços de Lex, Tess, através de uma luva deixa um resíduo de uma enurotoxina criada por Lex.

Após ela morrer, Lex perde a memória de toda a sua vida. Assim Tess morre como uma heroína por salvar Clark de Lex.


Terra 2[editar | editar código-fonte]

Em um universo alternativo (mostrado no episódio "Luthor"), onde Lionel encontrou o Viajante (Clark) em Smallville e criou como seu filho, Tess cresceu sabendo que Lionel era seu pai e foi criada por ele, mas ele não tinha nenhuma feição por ela.

Mesmo sendo irmãos, Tess estava tendo um caso amoroso com Clark e juntos planejavam usar a Caixa Espelho de Lionel para escapar para uma nova Terra e conquistá-la. Quando Clark Kent foi enviado para essa realidade sombria, Tess não demorou muito para perceber que eles não eram a mesma pessoa e ajuda Clark a tentar voltar para o seu mundo.

Após tentar obter informações sobre o dispositivo kryptoniano do escritório de Lionel, ela foi descoberta por ele e após uma discussão em que Tess alegou que nunca o amou (que provavelmente era verdade), ela foi presa pela segurança por ter esbofeteado Lionel.

Nos Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Lena Luthor
Placeholder male superhero c.png

Espécie Humana
Parentesco Lionel Luthor (pai biológico), Lex Luthor (irmão)
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Lena apareceu nos quadrinhos da Era de Prata como a irmã caçula de Lex, porém ela nem sabia da existência dele.

Em "O Homem de Aço" (1986), após Lex e Lena serem adotados, o mentor deles a agrediu até morrer.

Em "Origem Secreta" (2009), após a morte de Lionel, Lena fica com a tia em Smallville enquanto Lex se muda para Metrópolis. Outro fator interessante é que Lena foi a única pessoa que Lex demonstrou alguma afeto.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • O nome "Tess Mercer" é derivado de duas personagens da franquia Superman, ambas as quais têm servido como funcionárias de Lex Luthor: Eve Teschmacher e Mercy Graves.
  • Tess herdou a obsessão de Lex e Lionel com o Viajante. Como Lionel, ela queria ajudar Clark a cumprir o seu destino, e, como Lex, ela testou Clark para ver se ele tinha superpoderes.
  • Tess Mercer é a única personagem principal que era uma vilã que nunca se tornou uma vilã principal em nenhuma temporada de Smallville.
  • Tess é uma vilã secundária na 8ª e 9ª temporada e vira uma heroína na 10ª temporada.
  • O nome verdadeiro de Tess é Lutessa Lena Luthor
  • Tess tem 32 anos de idade.
  • Tess na série é a primeira pessoa que Oliver salvou.
  • Tess é poliglota e sabe diversas artes marciais.
  • Tess é a quinta personagem principal da série a ser órfã. Os outros são: Clark Kent (cujos pais biológicos morreram em Krypton), Lana Lang (cujos pais morreram na chuva de meteoros que trouxe Clark à Terra), Oliver Queen (cujos pais morreram num acidente causado por Lionel) e Davis Bloome (seu pai, General Zod foi derrotado por Clark em "Zod" e sua mãe Faora por Kara em "Linhagem"). Com relação a Tess, Pamela Jenkins morreu de câncer em "Crush" (1.19) e Lionel é assassinado por Lex em "Descent" (7.16).
  • Tess aparece em 12 episódios da 8ª temporada e em 17 das duas últimas temporadas.
  • Tess foi a oitava personagem principal a ter morrido na série. Ela morre em "Salvation" (9.21), entretanto ela é ressuscitada em "Lazarus" (10.01) através dos órgãos dos clones de Lex. Mas ela morre no final da série.
  • Cassidy Freeman é a primeira atriz a interpretar Lena Luthor em uma versão live-action.


Referências

  1. "Catwoman 2, Punisher: War Zone, Transformers 2: July 30 Comic Reel", Comic Book Resources, July 30, 2008. Página visitada em August 18, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.