Uigures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uigures (ئۇيغۇر)
Jovem uigur em Hotan
População total

11 370 000 (35 000 000 segundo fontes não oficiais)

Regiões com população significativa
 China
Cazaquistão
 Quirguistão
 Uzbequistão
 Turquia
 Rússia
Tajiquistão
Línguas
uigur, mandarim
Religiões
Sunitas, Xiitas
Grupos étnicos relacionados
hazaras e outros povos turcos


 Nota: Para outros significados, veja Uigur.

Os uigures (singular: uigure[1] ou uigur[1]) são um povo de origem turcomena que habita principalmente a Ásia Central. Os uigures são uma das 56 etnias oficialmente reconhecidas pela República Popular da China, consistindo de, aproximadamente, 8 680 000 pessoas, de acordo com o recenseamento chinês de 2004. Sua língua é o uigur.

Na atualidade, os uigures vivem principalmente na região autônoma chinesa de Xinjiang, no extremo oeste do país. Há, também, grandes comunidades uigures no Paquistão, Cazaquistão, Quirguízia, Mongólia, Uzbequistão e Turquia, além de pequenas comunidades em bairros de grandes metrópoles como Pequim e Xangai, na República Popular da China e mesmo Toronto e Vancouver, no Canadá.

Galeria

Referências

  1. a b Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia (Outono de 2012). «Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?» (PDF). Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40): 30. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou sobre um(a) etnólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.