William Jones (matemático)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte en:William Jones (mathematician) (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
William Jones
Matemática
Nascimento 1675
Local Llanfihangel Tw'r Beird
Morte 3 de julho de 1749 (74 anos)
Atividade
Campo(s) Matemática

William Jones FRS (Llanfihangel Tw'r Beird, Anglesey, 16753 de julho de 1749) foi um matemático galês.

Sua carreira bem-sucedida se deveu em parte por causa do apoio da família Bulkeley, do Norte de Gales, e mais tarde pelo apoio do Conde de Macclesfield.

Jones serviu ao mar, dando lições de matemática a bordo de um navio entre 1695 e 1702. Após suas viagens terem terminado, ele passou a ser um professor de matemática em Londres. Além disso, ele manteve uma série de cargos em estabelecimentos governamentais.

Como um matemático, a sua contribuição mais notável é a sua proposta para o uso do símbolo π (a letra grega pi) para representar a razão entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro. Ele se tornou um grande amigo de Sir Isaac Newton e de Sir Edmund Halley. Em 1712, ele passou a ser um Membro da Sociedade Real, tornando-se, mais tarde, no seu vice-presidente.

Jones publicou a Synopsis Palmariorum Matheseos em 1706, uma obra feita para iniciantes e que incluía teoremas sobre cálculos diferenciais e séries infinitas. Navegação também era um tópico que interessava a Jones; a sua primeira obra publicada foi Um Novo Compêndio da Íntegra Arte da Navegação. Em 1731, ele publicou Discursos da Filosofia Natural dos Elementos.Sua carreira bem-sucedida se deveu em parte por causa do apoio da família Bulkeley, do Norte de Gales, e mais tarde pelo apoio do Conde de Macclesfield.Sua carreira bem-sucedida se deveu em parte por causa do apoio da família Bulkeley, do Norte de Gales, e mais tarde pelo apoio do Conde de Macclesfield. Sua carreira bem-sucedida se deveu em parte por causa do apoio da família Bulkeley, do Norte de Gales, e mais tarde pelo apoio do Conde de Macclesfield.


Seu filho, também chamado William Jones, foi um filólogo renomado, o primeiro a reconhecer a existência do grupo de línguas indo-européias.Sua carreira bem-sucedida se deveu em parte por causa do apoio da família Bulkeley, do Norte de Gales, e mais tarde pelo apoio do Conde de Macclesfield.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.