Wookiee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wookiees)
Wookiee
Espécie de Star Wars
Primeira aparição The Star Wars Holiday Special
Planeta Kashyyyk
Idioma oficial Shyriiwook, Xaczik
Raças Rwook
Fundação pêlo marrom, cinza ou preto
Principais representantes Chewbacca

Os Wookiees são uma raça fictícia do universo de Star Wars. São grandes humanoides peludos de constituição forte e cultura tribal.

Os wookies costumam ter cerca de 2,1 m de altura e uma pelagem natural uniforme que cobre todo o seu corpo. Habitam o planeta Kashyyyk, e fazem seu lar nas altas copas das árvores do planeta. Wookies tem uma longevidade muito acima do normal devido a sua forte ligação natural com a Força. Um famoso representante da raça dos Wookiees é Chewbacca, o copiloto da Millennium Falcon, a nave de Han Solo, que foi substituído pela jovem Rey.

Características[editar | editar código-fonte]

Os Wookiees adultos são geralmente mais altos do que os Humanos e possuem cerca de 2,10 metros de altura. Os Wookies também possuem muita força física e olfato apurado, além disso também se caracterizam como excelentes atiradores. Wookiees saudáveis costumam viver cerca de 350 anos.

Os Wookiees são extremamente dedicados, leais e muito amigáveis,[1] valorizando a dádiva da vida. Apesar da aparência pouco confiável, os Wookiees são muito dispostos e possuem certo grau de entendimento sobre mecanismos e robótica.

Os Wookiees também valorizam a compaixão e a coragem e veneram a imagem de família honrosa. Os Wookiees são conhecidos na Galáxia por respeitar as raças vizinhas e até mesmo as mais distantes, chegando a considerar amigos e próximos como membros da família.[2] No caso de Chewbacca, o Wookiee considera Han Solo, Leia Organa e Luke Skywalker seus parentes. Os Wookiees são muito sensitivos à Força, um deles é Lowbacca, sobrinho de Chewbacca.

Linguagem e comunicação[editar | editar código-fonte]

A linguagem dos Wookiees é o Shyriiwook. Wookiees são capazes de compreender o Galactic Basic, mas geralmente suas cordas vocais não são geneticamente preparadas para falar o idioma. Na trilogia original de Star Wars, somente Han Solo (além dos outros Wookies) é capaz de compreender seu companheiro Chewbacca.

Referências

  1. «Star Wars: Databank|Wookiee». Lucasfilm Ltd. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  2. "Star Wars: Databank". Lucasfilm. http://www.starwars.com/databank/species/wookiee/index.html.