A Visit from the Goon Squad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Visit from the Goon Squad
A Visita do Brutamontes (PT)
A Visita Cruel do Tempo (BR)
Autor(es) Jennifer Egan
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero romance / coletânea de contos
Editora Alfred A. Knopf
Lançamento 2010
Páginas 288
ISBN 978-0307592835
Edição portuguesa
Editora Quetzal Editores
Lançamento 2012
Páginas 376
ISBN 9789897220043
Edição brasileira
Tradução Fernanda Abreu
Editora Intrínseca
Lançamento 2012
Páginas 336
ISBN 978-8580571295

A Visit from the Goon Squad (A Visita Cruel do Tempo, na tradução brasileira, A Visita do Brutamontes, na tradução portuguesa), é uma obra de ficção, da autora americana Jennifer Egan. Lançado em 2010, pela editora Alfred A. Knopf, o livro venceu o Prêmio Pulitzer de 2011. No Brasil, foi lançado em 2012, pela editora Intrínseca, com tradução de Fernanda Abreu.[1] Em Portugal, também foi publicado em 2012, pela Quetzal Editores.[2]

O livro é um conjunto de treze histórias que se inter-relacionam a partir de um grupo de personagens, todos ligados a Bennie Salazar, um executivo de uma gravadora, e sua assistente, Sasha. Os personagens são autodestrutivos e de diferentes idades que, à medida que envelhecem, tomam rumos imprevistos, e às vezes incomuns, na vida. As histórias vão e voltam no tempo, da década de 1970 até o presente e para o futuro próximo. Muitas das histórias acontecem em torno da cidade de Nova York, embora outras incluam São Francisco, Itália e Quênia.

Além de ganhar o Prêmio Pulitzer, o livro também venceu o National Book Critics Circle Award de ficção, em 2010. A obra foi recebida com críticas majoritariamente positivas, e figura em diversas listas de melhores obras de ficção da década de 2010.

Coletânea ou Romance[editar | editar código-fonte]

Devido a sua estrutura narrativa incomum, alguns críticos caracterizaram o livro como um romance, e outros como uma coletânea de contos interligados. A Visit from the Goon Squad possuí 13 capítulos, que podem ser lidos como histórias individuais e que não se concentram em nenhum personagem central ou arco narrativo.

Alguns foram originalmente publicados como contos em revistas, como a New Yorker[3][4][5] e a Harper's Magazine. Em uma entrevista ao site Salon.com, para Laura Miller, Egan disse que ela se inclinava a chamar o livro de romance em vez de uma coletânea de contos. Ela também disse que não considera o livro nem uma coletânea de contos nem um romance.[6]

Histórias[editar | editar código-fonte]

  • "Found Objects" - Sasha, uma cleptomaníaca, rouba a carteira de uma mulher durante um encontro com Alex. Ela devolve a carteira a dona, que não denuncia Sasha. Mais tarde, ela rouba dinheiro da carteira de Alex. Situado nos dias atuais, é contado na terceira pessoa da perspectiva de Sasha.
  • "The Gold Cure" - Bennie, Sasha e o filho de Bennie, Christopher, assistem a uma apresentação de uma das bandas com as quais Bennie trabalha, Stop/Go, que agora tem 4 membros em vez de 3. Situado no passado recente, é narrado na terceira pessoa da perspectiva de Bennie.
  • "Ask Me If I Care" - Na adolescência de Bennie e Scotty, sua banda, The Flaming Dildos, marca um show em um bar punk, graças a um produtor musical chamado Lou, que está namorando sua amiga Jocelyn. Situado no início dos anos 1980, em São Francisco, a história é contada por Rhea - um amigo da banda.
  • "Safari" - Lou leva seus filhos, Rolph e Charlene, e sua nova namorada, Mindy, em um safári de caça no Quênia. Situado em 1973, a história é contada na terceira pessoa, principalmente da perspectiva de Mindy, e detalha um ataque de leão que acontece no safári.
  • "You (Plural)" - Jocelyn e Rhea visitam Lou em seu leito de morte. Situado cerca de uma década no passado, é contado por Jocelyn.
  • "X's and O's" - Scotty entrega um peixe para Bennie em seu escritório na Sow's Ear Records, onde eles têm uma conversa tensa. Situado alguns anos no passado, é contado por Scotty.
  • "A to B" - Stephanie, esposa de Bennie e publicitária, e seu irmão Jules, visitam Bosco, um velho astro do rock que quer fazer uma turnê de retorno. Situado alguns anos no passado, é contado na terceira pessoa da perspectiva de Stephanie.
  • "Selling the General" - Dolly, uma publicitária fracassada, recruta a ex-estrela Kitty Jackson para ajudar a suavizar a imagem de um ditador assassino que contratou Dolly. Situado no presente, é contado por Dolly.
  • "Forty Minute Lunch: Kitty Jackson Opens Up About Love, Fame and Nixon! Jules Jones Reports" - Jules entrevista Kitty Jackson, já que ele foi contratado para escrever um artigo de revista sobre ela. No entanto, quando o almoço está chegando ao fim, Jules convence Kitty a dar um passeio com ele no Central Park, onde ele a agride. Situado alguns anos no passado, é apresentado como um artigo de revista que Jules escreve enquanto está na prisão.
  • "Out of Body" - Rob e Drew, namorado de Sasha, passam uma noite festejando, antes de irem nadar no East River, onde Rob se afoga. Datado em uma década ou mais no passado, é contado na segunda pessoa, a partir da perspectiva de Rob.
  • "Goodbye, My Love" - Ted Hollander está em Nápoles, aparentemente procurando por sua sobrinha Sasha, que desapareceu dois anos antes. No entanto, Ted está usando a viagem com todas as despesas pagas como desculpa para visitar museus e ver arte. Situado cerca de uma década e meia no passado, é contado na terceira pessoa, do ponto de vista de Ted.
  • "Great Rock and Roll Pauses by Alison Blake" - Se passando cerca de 15 anos no futuro, estruturado como uma apresentação em PowerPoint feita por Alison, Sasha e a filha de Drew.
  • "Pure Language" - Alex, um técnico de áudio, é contratado por Bennie para encontrar 50 'papagaios' - pessoas pagas para fingir fandom -, para o show de estreia de Scotty. Situado cerca de 15 anos no futuro, é contado do ponto de vista de Alex na terceira pessoa.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Sasha: foge para a Ásia e depois para Nápoles quando adolescente, posteriormente estuda na New York University, e se torna assistente de Bennie (por 12 anos). É uma cleptomaníaca. Casa-se tarde e muda-se para o deserto para criar os dois filhos.
  • Bennie: Interessado no mundo da música. Uma vez membro da banda "Flaming Dildos", com Scotty, Alice, Rhea e Jocelyn. Mais tarde cria sua própria gravadora.
  • Lou: Um produtor musical e mentor de Bennie. Tem muitos casos diferentes, casamentos e filhos.
  • Scotty: Membro do Flaming Dildos quando adolescente, continua à margem da sociedade mais tarde na vida. Atinge um nível de sucesso musical como um homem mais velho.
  • Stephanie: a primeira esposa de Bennie. Sócia de um clube de campo do qual ela se ressente, mas onde gosta de jogar tênis.
  • Dolly: publicitária em busca da fama que perde seu negócio em desgraça. Eventualmente abre uma loja de queijos no norte do estado.
  • Lulu: filha de Dolly; não confia no pai. Substitui Sasha como assistente de Bennie na história final, ambientada em um futuro próximo.
  • Kitty: Uma estrela adolescente de enorme sucesso que fica cansada e sem dinheiro depois que Jules a agride. Mais tarde faz um trabalho publicitário para Dolly.
  • Jules: irmão mais velho de Stephanie. Um jornalista celebridade bipolar, que vai para a prisão depois de agredir Kitty.
  • Rob: o melhor amigo bissexual de Sasha na faculdade. Sobrevive a uma tentativa de suicídio, mas se afoga enquanto nadava com o namorado de Sasha meses depois.
  • Bosco: Guitarrista. Uma vez uma estrela do rock, com o The Conduits, posteriormente sobrevive ao câncer e se torna uma pessoa com excesso de peso e problemas de saúde.
  • Alex: Saiu e dormiu com Sasha quando tinha cerca de vinte anos, depois se casou com Rebecca e teve uma filha, Cara-Ann. Faz um trabalho para Bennie, anunciando secretamente o programa de Scotty.
  • Rhea: Amiga de Jocelyn, Scotty e Bennie em sua juventude, angustiantemente insegura e parte da cena punk de San Francisco.
  • Jocelyn: Namorou Lou (de meia-idade) quando ela era adolescente.[7] Posteriormente, visita Lou quando ele está morrendo.
  • Drew: namorado de Sasha na faculdade. Presente quando Rob se afoga. Ele e Sasha se reconectam anos depois, se casam, têm dois filhos e se mudam para o deserto. Ele é um médico.
  • Ted: tio de Sasha, um professor de história da arte, que vai procurá-la enquanto ela está em Nápoles.
  • Alison: filha de Drew e Sasha.
  • Linc: filho de Drew e Sasha que tem autismo.
  • Alice: uma das amigas de colégio de Bennie por quem ele e Scotty tinham uma queda; Casou e se divorciou de Scotty.

Temas[editar | editar código-fonte]

"Goon squads" é um termo que, originalmente, se referia a grupos de bandidos violentos que eram mandados para agredir trabalhadores que tentavam formar sindicatos. Posteriormente, o termo "goon" passou a se referir a qualquer bandido violento, e é daqui que o livro extrai sua metáfora central.

Em uma das histórias, o personagem Bosco declara: "O tempo é um "goon", certo?",[8] se referindo à maneira como o tempo e o destino roubam cruelmente a maioria dos personagens do livro de sua juventude, inocência e sucesso. Bosco reclama: "Como passei de uma estrela do rock a um gordo com quem ninguém se importa?"[9]

Alguns personagens do livro acabam encontrando a felicidade, mas é sempre uma felicidade limitada, e raramente na forma que buscavam. Em uma entrevista, Egan explicou que "o tempo é o capanga furtivo, aquele que você ignora porque está muito ocupado se preocupando com os capangas bem na sua frente".[9]

Muitos dos personagens do livro trabalham com música, especificadamente o rock 'n roll. Com foco na cultura jovem, a obra aborda temas que envolvem o envelhecimento e a perda da inocência. Como diz Egan, "meu filho de 9 anos ama Lady Gaga e se refere a Madonna como 'old school'. Não há como evitar tornar-se parte do passado."[9] O rock também foi fundamental para o marketing do livro, embora o texto não se concentre diretamente nos músicos ou na produção musical. Egan diz, em certo momento, que conhecia o rock and roll apenas como consumidora na época em que começou a escrever o livro, e teve que fazer muitas pesquisas sobre o assunto.[10]

Egan disse que a história foi inspirada por Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, e The Sopranos, da HBO. A obra foi classificada como um romance de memória e parentesco, continuidade e desconexão.[11]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O romance venceu o Prêmio National Book Critics Circle de Ficção, em 2010, e o Prêmio Pulitzer de Ficção, de 2012. O Conselho do Prêmio Pulitzer escreveu que o romance era uma "investigação inventiva de crescimento e envelhecimento na era digital, mostrando uma grande curiosidade sobre a mudança cultural em alta velocidade".[12]

Recepção Crítica[editar | editar código-fonte]

Ao comentar sobre o Prêmio Pulitzer dado a obra, o crítico da National Puplic Radio, Jonathan Bastian, observou que "Egan é um dos exemplos mais recentes e bem-sucedidos de uma tendência que tem se infiltrado constantemente no mundo da literatura contemporânea". O formato incomum do romance, que vem ocorrendo com cada vez mais frequência, levou alguns críticos a rotular a obra como "pós-pós-moderno".[13] Muitos críticos ficaram impressionados com os experimentos de Egan com a estrutura, como uma seção formatada como apresentação de PowerPoint.[14]

Em 2019, o The Guardian classificou A Visit from the Goon Squad como o 24º melhor livro desde 2000.[15] Como um dos melhores livros da década de 2010, a obra ocupou o terceiro lugar (junto com The Underground Railroad, de Colson Whitehead) na lista do Literary Hub,[16] é citada na lista da revista Time, [17] e em primeiro lugar na lista da Entertainment Weekly. Leah Greenblatt se referiu a ele como "um livro tão rico e ressonante quanto qualquer clássico linear do cânone".[18]

Adaptação[editar | editar código-fonte]

Dois dias após a divulgação do Prêmio Pulitzer, foi anunciado a assinatura de um acordo com a HBO para uma adaptação de uma série de televisão.[19] No entanto, depois de dois anos, a proposta foi abandonada.[20] Em 2023, a produtora A24 anunciou que havia adquirido os direitos do livro e sua sequência, The Candy House, para o desenvolvimento de uma série com Olivia Wilde.[21]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Egan, Jennifer (17 de janeiro de 2012). A visita cruel do tempo. [S.l.]: Intrínseca 
  2. Fidelizarte. «A Visita do Brutamontes por Jennifer Egan». Portal da Literatura. Consultado em 5 de maio de 2023 
  3. Egan, Jennifer. «Found Objects». The New Yorker 
  4. Egan, Jennifer. «Ask Me If I Care». The New Yorker 
  5. Egan, Jennifer. «Safari». The New Yorker 
  6. Maran, Meredith (13 de junho de 2010). «"Goon Squad": Jennifer Egan's time-travel tour de force». Salon.com. Consultado em 13 de novembro de 2015 
  7. «Reconstructing Timelines in A Visit From the Goon Squad». Reconstructing Timelines in A Visit From the Goon Squad. Consultado em 12 de abril de 2018 
  8. (p. 109)
  9. a b c «The Daily Beast». The Daily Beast (em inglês). Consultado em 5 de maio de 2023 
  10. A Conversation with JENNIFER EGAN Arquivado em fevereiro 25, 2011, no Wayback Machine, BBC Audiobooks America
  11. "A Visit from the Goon Squad by Jennifer Egan – review", Sarah Churchwell, The Guardian, March 13, 2011
  12. «Pulitzer Prize Citation». Pulitzer.org. Consultado em 20 de abril de 2011. Arquivado do original em 12 de maio de 2011 
  13. Speakeasy blog (18 de maio de 2011). «Jennifer Egan on Winning the 2011 Pulitzer Prize for Fiction». Wall Street Journal. Consultado em 20 de maio de 2011 
  14. «Jennifer Egan wins fiction Pulitzer». Bloomberg Businessweek. Consultado em 20 de maio de 2011. Arquivado do original em 26 de outubro de 2012 
  15. Guardian Staff (21 de setembro de 2019). «The 100 best books of the 21st century». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 8 de novembro de 2019 
  16. «Best of the Decade: What Books Will We Still Be Reading in 10 Years?». Literary Hub (em inglês). 24 de setembro de 2019. Consultado em 18 de fevereiro de 2020 
  17. «The 10 Best Fiction Books of the 2010s». Time 
  18. «Here are EW's top 10 fiction books of the decade». EW.com (em inglês). 25 de novembro de 2019. Consultado em 18 de agosto de 2020 
  19. Jr, Mike Fleming (20 de abril de 2011). «HBO Sets Pulitzer Prize Winner 'A Visit From The Goon Squad' For Series Treatment». Deadline (em inglês). Consultado em 5 de maio de 2023 
  20. Alexandra Alter (21 de fevereiro de 2013). «TV's Novel Challenge: Literature on the Screen». The Wall Street Journal. Consultado em 27 de fevereiro de 2013 
  21. Kroll, Justin (14 de abril de 2023). «Olivia Wilde, A24 Team On TV Adaptation Of Jennifer Egan Novels A Visit From The Goon Squad & The Candy House». Deadline Hollywood. Penske Media Corporation 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]