Android Pie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Android P)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Android Pie
Versão do sistema operativo Android
Android P 9.0 screenshot.png
Produção Google
Lançamento 6 de Agosto de 2018
Versão estável 9.0
Gestão de pacotes APK
Núcleo Linux (núcleo)
Interface Material Design
Cronologia
Android Oreo
Android Q

Android Pie ou Android 9.0 (também chamado de Android 9) é a versão mais recente do sistema operacional Android. Ela foi anunciada pelo Google em 7 de março de 2018[1] e a primeira prévia para desenvolvedores foi lançada no mesmo dia.[2] A segunda prévia, suporte de qualidade beta, foi lançada em 8 de maio de 2018, durante a cerimônia do Google I/O.[3] O sistema foi lançado ao público no dia 6 de Agosto de 2018.

Atualização[editar | editar código-fonte]

Android Pie

O Google liberou a prévia beta do Android P ao seguintes dispositivos:[4]

Mudanças[editar | editar código-fonte]

O Android Pie trouxe diversas mudanças para o sistema como suporte para "cortes na tela" (tendência que também trouxe mudanças ao iOS, o sistema operacional móvel da Apple). Além disso, trouxe um sistema de navegação por gestos, substituindo o sistema básico de navegação do Android, que se baseava em três "botões" principais.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. El Khoury, Rita. «Google announces Android P: Notch support, multi-camera API, indoor positioning, and more». Android Police. Illogical Robot LLC. Consultado em 7 de março de 2018. 
  2. Whitwam, Ryan. «Android P developer preview images and OTA files are now live, but no beta program yet». Android Police. Illogical Robot LLC. Consultado em 7 de março de 2018. 
  3. «Android P Beta available today, landing on non-Pixel devices including Essential Phone, OnePlus 6, Sony Xperia XZ2». 9to5Google. Consultado em 8 de maio de 2018. 
  4. «"Android P Beta Devices"». Android Developers. Consultado em 8 de maio de 2018. 
  5. «Android P Developer Preview for Essential Phone». Consultado em 5 de maio de 2018.