Mutano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Beast Boy)
Mutano
Informações gerais
Primeira aparição The Doom Patrol #99 (Novembro de 1984)
Criado por Arnold Drake
Bob Brown
Editora DC Comics
Informações pessoais
Estado atual Ativo
Codinomes
conhecidos
Homem Animal Garoto Esmeralda
Características físicas
Espécie Meta-Humano
Família e relacionamentos
Parentes Mark Logan (pai)
Marie Logan (mãe)
Informações profissionais
Ocupação Herói
Poderes
  • Transformismo Animal
Inimigos Vários
Afiliações atuais Patrulha do Destino
Novos Titãs
Aparições
Gênero(s) masculino

Mutano (Beast Boy em inglês) é um personagem fictício do universo da editora DC Comics. Ele é um dos heróis dos Jovens Titãs. Mutano pode se transformar em qualquer animal existente ou que ja existiu (dinossauros por exemplo), mas qualquer animal em que se transforme é verde.

Histórico de publicações[editar | editar código-fonte]

O primeiro metamorfo da DC Comics com o nome de "Beast Boy" (não relacionado a Garfield Logan) apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Legião dos Super-Heróis na revista Adventure Comics #324 (setembro de 1964). Ele era um dos jovens super-heróis do planeta Lallor que se tornou vilão e foi morto em na edição #339 (dezembro de 1965), logo após a primeira aparição de Garfield Logan na edição de novembro de 1965 de "Patrulha do Destino". A este "Beast Boy" foi permitida a chance de se regenerar na última hora, tendo uma morte heroica.

Criado pelo escritor Arnold Drake e o artista Bob Brown,[1] o Garfield Logan, com quem os leitores se tornariam mais familiarizados, fez sua primeira aparição em "Patrulha do Destino", em novembro de 1965.

A origem de Mutano[editar | editar código-fonte]

Os pais de Mutano, Marie e Mark Logan eram geneticistas, e viajavam pelo mundo inteiro estudando os mais variados animais. Um dia os três estavam na Alta Lamumba, África, no meio da floresta. Com os pais de Mutano estava o Doutor Samuel Register, que reclamava da bagunça que ele cometia e pediu um pouco de paz. A mãe de Garfield Logan - o nome verdadeiro de Mutano - então foi para fora do laboratório trocar o óleo de seu jipe, e Garfield foi junto. Quando chegou, escutou um barulho em uma árvore e foi observar o que havia lá. Quando se aproximou viu um macaco verde de uma espécie rara chamada cercocebus viridis, que o mordeu e fez ele contrair uma rara doença chamada sakutia, a febre verde, e quem contraísse esta doença morreria em 48 horas. O pai de Garfield conseguiu salvá-lo, mas o garoto ficou com a pele verde e adquiriu o dom de se transformar em qualquer animal, sempre com a cor esverdeada. Assumindo o nome de Rapaz-fera, ele foi adotado por Steve Dayton e Rita Farr, atuando algum tempo ao lado deles na Patrulha do Destino. Mais tarde, já com o nome Mutano, afiliou-se aos Jovens Titãs. Posteriormente, os integrantes do grupo se separaram e retornaram com o nome de Novos Titans com a ausência de Dick Grayson (agora sendo Asa Noturna), Donna Troy, Wally West e mais tarde, de Koriander (Estelar). Depois de alguns anos o grupo "Novos Titãs" mudou o nome para "Titãs" onde trabalha até os dias atuais.

Justiça Jovem[editar | editar código-fonte]

Garfield Logan nascido em 12 de Setembro de 1995, era um garoto que morava na fronteira de Qurac e Byália, países em guerra, com sua mãe. Devido a um ataque byaliano, Garfield precisou receber uma transfusão de sangue de Miss Marte. Alguns anos depois, outro ataque matou sua mãe, assim Gar foi morar no Monte da Justiça com Miss Marte (que acabou sendo sua irmã adotiva) e o resto da Justiça Jovem, assim Gar descobriu seus poderes, os quais o permite que se transforme em qualquer animal que quiser, baseado na transmutação marciana do sangue de M'gann Morzz.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Irvine, Alex (2008), «Doom Patrol», in: Dougall, Alastair, The Vertigo Encyclopedia, ISBN 0-7566-4122-5, New York: Dorling Kindersley, pp. 61–63, OCLC 213309015